GWM Prepara Haval H9 Nacional

GWM Prepara Haval H9 Nacional

A Great Wall Motors (GWM) amplia sua estratégia de nacionalização no mercado brasileiro com o Haval H9 como terceiro modelo a ser fabricado em sua planta de Iracemápolis, interior de São Paulo. O robusto SUV com chassi de longarinas, que poderá utilizar motorização diesel, se posicionará como um concorrente direto do Toyota SW4, reforçando a presença da montadora chinesa no segmento de utilitários esportivos de grande porte.

Cronograma de Nacionalização

A GWM, que adquiriu em 2023 a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, já estabeleceu seu calendário de nacionalização. As operações da planta começarão até junho deste ano com a produção do SUV Haval H6, primeiro modelo a ser fabricado localmente.

Na sequência, no primeiro semestre de 2026, a montadora chinesa iniciará a produção da picape média Poer. O Haval H9 fecha este primeiro ciclo de nacionalização, com previsão de início de fabricação para o final de 2026, também na unidade paulista.

A planta já está devidamente preparada para a produção de veículos com chassi de longarinas, tecnologia que será empregada tanto na picape Poer quanto no SUV Haval H9. Segundo informações apuradas durante o Salão de Xangai 2025, ambos os modelos compartilharão a mesma linha de montagem.

Motorização Diesel em Foco

Um dos pontos mais interessantes sobre o Haval H9 é sua possível motorização diesel para o mercado brasileiro. De acordo com as informações levantadas, o SUV deve receber o mesmo propulsor 2.4 turbodiesel que equipará a picape Poer, capaz de desenvolver aproximadamente 184 cv de potência e expressivos 49 kgfm de torque.

Embora a GWM não confirme oficialmente a utilização do motor diesel no H9 brasileiro, a estratégia faz sentido por diversos fatores. Primeiro, porque o SUV compartilhará a linha de produção com a picape Poer, que terá essa opção. Segundo, porque a marca já oferece vários modelos híbridos plug-in (PHEV) em seu portfólio nacional, incluindo três versões do Haval H6, o Tank 300 e os futuros Tank 400 e 700.

A opção diesel seria um diferencial para a marca atender um nicho específico de consumidores, especialmente no interior do país, onde veículos com esta motorização são valorizados pela robustez e autonomia. Esta foi, inclusive, a mesma lógica que levou a GWM a desenvolver a versão diesel da Poer para o mercado brasileiro.

Características e Dimensões 

Lançado originalmente em 2014 e completamente redesenhado na atual geração apresentada no ano passado, o Haval H9 chama atenção por seu visual imponente. A dianteira apresenta uma grade cromada conectada a faróis que remetem ao Jeep Wrangler, com iluminação full LED. Já as linhas gerais da carroceria, especialmente na traseira, evocam o estilo do Land Rover Defender, incluindo o estepe fixado na tampa do porta-malas, característica que compartilha com o Tank 300 Hi4T.

As dimensões do Haval H9 são generosas: 4,98 metros de comprimento, 1,98 metros de largura, 1,93 metros de altura e 2,85 metros de distância entre-eixos. Estas medidas o colocarão entre os maiores SUVs disponíveis no mercado brasileiro, garantindo espaço interno para acomodar confortavelmente sete passageiros adultos, com a terceira fileira de assentos rebatível para ampliar a capacidade do porta-malas quando necessário.

O pacote mecânico deve incluir, além do motor turbodiesel, tração 4×4 e transmissão automática de nove velocidades, configuração que promete robustez para uso fora de estrada e conforto em deslocamentos rodoviários.

Interior 

No habitáculo, o Haval H9 apresenta acabamento refinado, mesclando revestimentos em couro e detalhes em madeira ou alumínio escovado, dependendo da versão. O painel de instrumentos é digital, com tela de 10,25 polegadas, complementado por uma central multimídia flutuante de 14,6 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Os bancos dianteiros contam com ventilação, aquecimento e ajustes elétricos como itens de série em diversos mercados onde o modelo é comercializado. O teto solar panorâmico amplia a sensação de espaço na cabine, que também oferece iluminação ambiente configurável.

Outros equipamentos de destaque incluem o sistema de som premium, ar-condicionado automático com três zonas de temperatura (o que beneficia especialmente os passageiros da terceira fileira) e sofisticados sistemas de assistência à condução.

Estratégia de Expansão da GWM no Brasil

A nacionalização do Haval H9 reforça a estratégia da GWM de expandir sua presença no Brasil com uma gama diversificada de produtos. Além dos três modelos que serão produzidos em Iracemápolis (Haval H6, picape Poer e Haval H9), a montadora chinesa já confirmou a chegada dos Tank 400 e 700 ao mercado brasileiro em 2026.

Diferentemente de outras marcas chinesas que apostam fortemente em modelos 100% elétricos, a GWM escolheu uma abordagem mais equilibrada para o Brasil, combinando veículos híbridos plug-in com opções a diesel, atendendo a diferentes perfis de consumidores e necessidades de uso.

O Haval H9 surgirá como uma alternativa direta à Toyota SW4, modelo que historicamente domina o segmento de SUVs derivados de picapes no Brasil. A Toyota, inclusive, recentemente atualizou a SW4 com uma nova geração, prevendo a chegada de concorrentes de peso como o H9.

A decisão da GWM de fabricar o Haval H9 no Brasil, com possível motorização diesel, demonstra que a marca está atenta às preferências do mercado nacional, especialmente nas regiões do interior onde há demanda por veículos robustos com capacidade off-road, mas que ofereçam o conforto e versatilidade de um SUV com três fileiras de assentos.

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Paula Jabour

Paula Jabour

Paula Jabour é criadora de conteúdo e copywriter. Ela atende clientes de diversos setores, incluindo automotivo, restaurantes, artistas e profissionais liberais.