GWM Confirma Picape Diesel no Brasil

GWM Confirma Picape Diesel no Brasil
Fotos: Renan Rodrigues/Mobiauto

A Great Wall Motors (GWM) intensifica sua estratégia de expansão no mercado brasileiro com um pacote de novidades para 2025. A montadora chinesa finalizará sua fábrica em Iracemápolis (SP) em junho, preparando-se para produzir localmente veículos híbridos e híbridos plug-in, além de anunciar a chegada da marca de luxo Wey ao Brasil no segundo semestre. O plano inclui lançamentos importantes como o SUV de sete lugares Wey 7, a picape Poer em versões híbrida plug-in e diesel, e um futuro SUV sobre chassi.

Produção Local Começa em Junho

As instalações da GWM em Iracemápolis, antiga fábrica da Mercedes-Benz adquirida pela empresa chinesa, estarão prontas em junho deste ano. O complexo industrial contará com duas linhas de produção, sendo uma delas dedicada à montagem de veículos de chassi separado, estratégia que permitirá a fabricação local de picapes e SUVs mais robustos. A outra vai começar produzindo toda a linha Haval H6.

A nacionalização da produção representa um movimento estratégico da GWM para reduzir custos de importação e criar uma base de exportação para outros países do Mercosul. Segundo informações da montadora, já está em desenvolvimento um projeto para exportar veículos fabricados no Brasil para outros mercados da América Latina, aproveitando as vantagens tributárias dos acordos comerciais da região.

A empresa também revelou que está trabalhando em parceria com a Bosch para desenvolver tecnologia flex para seus motores, adaptando suas plataformas ao mercado brasileiro. Todas as versões dos modelos serão montadas localmente, o que deve trazer ganhos de competitividade.

Modelos Confirmados para 2025

Entre as novidades já confirmadas para o mercado brasileiro em 2025 está o Wey 7, SUV de sete lugares que chegará em agosto. O modelo deverá complementar a gama atual da montadora, que já conta com o Haval H6 (em versões híbrida e híbrida plug-in) e o recém-lançado Tank 300, veículo off-road da marca. Por falar nele, seus irmãos maiores também estão cotados para o Brasil. O Tank 400 e o Tank 700 podem vir por aqui, aumentando capacidade off-road, luxo e preços dessa linha.

Outra novidade importante é a picape Poer, que será produzida no Brasil em duas motorizações distintas: híbrida plug-in a gasolina e diesel. O motor diesel será um 2.4 litros desenvolvido pela própria GWM, atendendo a um pedido específico da rede de concessionários brasileiros, que identificaram demanda por picapes a diesel no mercado nacional. Ainda não há confirmação sobre qual das versões começará a ser produzida primeiro em Iracemápolis.

A montadora adiantou que a aparência das picapes pode variar conforme a motorização, criando uma diferenciação visual entre as versões a diesel e híbrida plug-in. Além disso, o Haval H6 produzido no Brasil passará por uma reestilização, atualizando o visual do modelo que hoje é o campeão de vendas da marca no país.

Wey: A Marca de Luxo da GWM Chega ao Brasil

No segundo semestre de 2025, a GWM lançará sua marca de luxo Wey no mercado brasileiro. O modelo escolhido para a estreia será o Wey 7, um SUV de grandes dimensões que, segundo a montadora, vai concorrer principalmente com modelos da Lexus e Volvo, além de enfrentar a Denza, marca premium da também chinesa BYD.

Com 5,16 metros de comprimento e 3,05 metros de distância entre-eixos, o Wey 7 é significativamente maior que concorrentes como o Toyota SW4 – superando-o em 38 cm de comprimento, 13 cm de largura e 31 cm de entre-eixos. O modelo foca em conforto e pode ser configurado com até seis lugares.

O Wey 7 utilizará o mesmo conjunto propulsor híbrido plug-in do Haval H6, combinando um motor 1.5 turbo a gasolina com três motores elétricos, sendo um deles gerador de eletricidade. De acordo com a GWM, a potência combinada chega a 416 cv, com torque de 71,4 mkgf e tração integral permanente. O desempenho é digno de esportivos, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos.

O sistema plug-in conta com baterias de íons de lítio de 45 kWh, proporcionando autonomia de 180 km em modo totalmente elétrico (segundo o padrão chinês de medição) e até 1.000 km considerando o uso do motor a gasolina.

Por seu posicionamento premium, estima-se que o Wey 7 terá preço próximo ou até mesmo superior ao Toyota SW4, podendo ultrapassar a faixa dos R$ 500 mil, tornando-se assim o modelo mais caro da GWM no Brasil, por enquanto.

Planos Futuros e Estratégia

Além dos modelos já confirmados, a GWM revelou que produzirá em Iracemápolis um SUV sobre chassi, reforçando sua presença no segmento de utilitários esportivos mais robustos. A empresa também considera a possibilidade de trazer um SUV menor e mais barato que o Haval H6, embora esse projeto não seja prioritário no momento.

Em contrapartida ao foco em híbridos e híbridos plug-in, a montadora informou que não há planos para trazer novos modelos 100% elétricos ao mercado brasileiro no curto prazo. A estratégia atual concentra-se na eletrificação parcial, apostando principalmente nas tecnologias híbridas que combinam motores a combustão com propulsores elétricos.

Com a expansão da gama de produtos e o início da produção local, a GWM busca consolidar sua presença no Brasil e se estabelecer como uma das principais montadoras chinesas operando no país, enfrentando a crescente concorrência de marcas como BYD, Chery e outras que têm investido fortemente no mercado brasileiro.

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Paula Jabour

Paula Jabour

Paula Jabour é criadora de conteúdo e copywriter. Ela atende clientes de diversos setores, incluindo automotivo, restaurantes, artistas e profissionais liberais.