Governo Federal não vai incentivar carros elétricos, diz ministro

Governo Federal não vai incentivar carros elétricos, diz ministro

Ministro de Minas e Energia afirma que matriz brasileira é fóssil e etanol e que modelos híbridos são melhor opção do que carros elétricos

O governo federal não vai incentivar a substituição de 100% da frota de veículos a combustão por carros elétricos. A prioridade serão os veículos híbridos, com foco no etanol, biocombustível brasileiro.

A informação foi dada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), em entrevista no Jornal da Itatiaia. O chefe da pasta explicou que a decisão foi tomada levando em consideração à matriz energética brasileira, que tem combustíveis fósseis e etanol.

Na visão do ministro, é melhor apostar em veículos híbridos, que combinam motores a combustão e elétricos, em vez da eletrificação total da frota s. A decisão foi tomada levando em consideração a matriz energética diversificada do país, que inclui fontes renováveis e não renováveis, o etanol, um biocombustível produzido em larga escala no Brasil, e o alto custo de investimento em infraestrutura para a eletrificação total.

“O Brasil tem uma grande indústria de combustíveis fósseis e de etanol. Acreditamos que essa matriz híbrida é a melhor opção para o país”, disse Alexandre Silveira.

Apesar dos argumentos do ministro, o mercado vê um grande interesse e aumento no mercado de carros elétricos. Somente o BYD Dolphin EV, um carro de R$ 149 mil, houve o registro de mais de 5000 unidades vendidas.

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) apontam que 7.795 carros híbridos e elétricos foram vendidos no Brasil somente em setembro. A BYD, gigante chinesa, lidera o ranking seguida por Toyota, GWM, Caoa Chery, BMW, Volvo, Land Rover, Audi, Kia e Hyundai.

Fonte: Redação com informações de Rômulo Ávila/Rádio Itatiaia

Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Thiago Ventura

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: