Ford testa redução automática de velocidade em zona 30

Ford testa redução automática de velocidade em zona 30

Tecnologia Geofencing da Ford reduz automaticamente velocidade dos carros em zona 30 km/h. Modelos no Brasil podem receber recurso

 

Um recurso ainda em teste pode ajudar na segurança no trânsito e redução de acidentes com pedestres e ciclistas mundo afora. Desenvolvido pela Ford na Europa, o Geofencing é capaz de reduzir automaticamente a velocidade dos carros em locais específicos. Uma aplicação é na Zona 30 km/h, que avança em vários países.

Segundo a marca americana, a tecnologia ainda ajuda a evitar multas de excesso de velocidade. Do ponto de vista urbanístico, poderia reduzir sinais de trânsito e outros alertas em cidades conectadas, gerando um visual “mais limpo”.

“O geofencing permite que as velocidades sejam reduzidas onde necessário para melhorar a segurança e criar um ambiente mais agradável”, diz Michael Huynh, gerente de soluções urbanas da Ford Europa.

 

Como funciona?

O geofencing utiliza rastreador de GPS, que avisa o sistema quando o veículo entre num lugar georreferenciado como “Zona 30”. O condutor recebe um alerta e, automaticamente, a velocidade é limitada somente nos trechos específicos.

O teste é feito pela marca em Colônia, na Alemanha com duas vans elétricas E-Transit.  O teste de 12 meses abrange todas as zonas de 30 km/h no centro de Colônia, na Alemanha, e zonas selecionadas de 50 km/h e 30 km/h no resto da cidade.

Zona 30 pode ser georreferenciada para limitar automaticamente velocidade do veículo

Segundo a marca, todos os modelos Ford vendidos atualmente no Brasil contam com modem, que poderia ser utilizado quando o recurso for disponível por aqui.  O geofencing também pode ser utilizado limitar o uso do motor a combustão, no caso de carros híbridos, para evitar poluição nesses locais restritos.

Zona 30

A tecnologia Geofencing será uma aliada da Zona 30, que ruas e perímetros com restrição de velocidade. O nome diz respeito à velocidade máxima em vias locais, que é de 30 km/h, especialmente próximo de hospitais, escolas e outros estabelecimentos. Surgida na Europa, também tem sido aplicada no Brasil.

Recursos como alerta e frenagem automática de emergência e piloto automático adaptativo aumentam a segurança para pedestres. Mas, segundo a Ford, o controle de velocidade por Geofencing é potencialmente mais efetivo.

 

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Thiago Ventura

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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