Dacia Bigster: novo SUV Renault vem para o Brasil?

Dacia Bigster: novo SUV Renault vem para o Brasil?

A Dacia, marca romena pertencente ao Grupo Renault, acaba de revelar sua novidade para o Salão de Paris 2024: o Bigster. Este SUV médio representa um passo para a marca, tradicionalmente conhecida por seus veículos acessíveis, em direção aos segmentos mais premium do mercado automotivo. 

Dimensões

O Bigster tem 4,57 metros de comprimento, 1,81 m de largura e 1,71 m de altura, além de uma distância entre-eixos de 2,70 m, inserindo-se no segmento C de SUVs. Estas dimensões o colocam acima do Duster, posicionando-o estrategicamente para competir com modelos mais estabelecidos de outras marcas, como o Jeep Compass.

300x250

Sistema Híbrido Hybrid 155

Para o Grupo Renault, o diferencial do Bigster está no sistema híbrido Hybrid 155, uma estreia para a marca. Este conjunto integra um motor a gasolina de 108 cv, dois motores elétricos (sendo um de 50 cv e outro funcionando como gerador), uma bateria de 1,4 kWh e uma transmissão Multimode. A Renault afirma que esta configuração permite que o veículo opere em modo elétrico em até 80% do tempo em ambientes urbanos.

A transmissão Multimode utiliza três atuadores em substituição à tradicional dupla embreagem, uma configuração única no mercado. Com quatro marchas ligadas ao motor a gasolina e duas conectadas ao motor elétrico, o sistema é capaz de formar até 15 relações possíveis.

Outras opções de Motorização

O Bigster não se limita apenas à versão híbrida. A Dacia oferece opções adicionais: 

  • O TCe 140, um motor turbo 1,2 litro de três cilindros com tecnologia híbrida leve, acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades, oferecendo uma opção mais tradicional. 
  • O ECO-G 140, um motor 1,2 litro turbo tricilíndrico projetado para funcionar com GLP, se destaca pela autonomia combinada de até 1.450 km, graças aos seus tanques de 50 litros de gasolina e 49 litros de GLP. 

O Bigster oferece também uma opção de tração nas quatro rodas. Esta versão vem equipada com controle de descida e modos de condução selecionáveis, incluindo Neve, Lama/Areia, Off-Road, Normal e Eco. Com essa configuração, a Renault promete capacidades fora de estrada semelhantes ao Duster.

Design e Funcionalidades Internas

Externamente, o Bigster apresenta o design já familiar da marca, com elementos como lanternas em Y e faróis mais finos que remetem ao Duster de terceira geração. 

No interior, o veículo conta com um painel digital de 10 polegadas e a central multimídia de 10,1 polegadas com tela sensível ao toque. Adicionalmente, opções como teto solar panorâmico, carregamento de smartphone sem fio, ar-condicionado de zona dupla e banco do motorista com ajuste elétrico reforçam o posicionamento do Bigster como um veículo que busca se inserir no segmento premium.

Acessórios 

A Renault oferece, ainda, alguns acessórios opcionais ao Bigster. O Sleep Pack, que inclui uma cama de casal instalável em menos de dois minutos, busca atrair entusiastas de camping e viagens longas. O rack de teto com capacidade para 80 kg e trilhos modulares reconfiguráveis adiciona uma camada extra de funcionalidade, complementando a capacidade de bagagem de 667 litros. Além disso, há ainda a opção de uma barraca acoplável.

Lançamento

O Bigster será apresentado no Salão do Automóvel de Paris, que começa na próxima segunda-feira (14/10) e está programado para iniciar suas vendas na Europa em abril de 2025, com os preços a serem anunciados em janeiro do mesmo ano.

Vem para o Brasil?

Para o mercado brasileiro, a Renault já anunciou planos de introduzir um SUV do segmento C inspirado no Bigster, mas adaptado às preferências locais. Este modelo está previsto para chegar ao Brasil em 2025, posicionando-se estrategicamente acima do Kardian e do Duster na linha da marca. A versão brasileira provavelmente contará com o motor 1.3 turbo e de um conjunto híbrido desenvolvido especificamente para atender às demandas e condições do mercado local.

Embora a possibilidade de uma versão de sete lugares do Bigster no Brasil não esteja descartada, essa variante não deve chegar antes de 2027. No intervalo, a Renault concentrará seus esforços no lançamento deste novo SUV e na introdução da aguardada picape intermediária Niagara, prevista para 2026, que deverá ter um estilo fortemente inspirado no Bigster.

Veja mais:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paula Jabour

Paula Jabour

Paula Jabour é criadora de conteúdo e copywriter. Ela atende clientes de diversos setores, incluindo automotivo, restaurantes, artistas e profissionais liberais.