Corvette Z06: 680 cv aspirados

Corvette Z06: 680 cv aspirados

O turbocompressor se tornou um recurso importante para se obter potência, torque e eficiência. O “caracol” foi responsável pelo movimento batizado de downsizing, iniciado em meados dos anos 2000. Esse equipamento utiliza os gases do escapamento para mover as pás da turbina que comprime mais ar na admissão.

Hoje um motor turbo 1.0 rende mais potência que um bloco 2.0 aspirado de 15 atrás. Tudo isso é muito bonito, mas a General Motors não quis saber de instalar os “caramujos” no Corvette. A Chevrolet acaba de apresentar a versão Z06 do Vette C8, que tem como principal destaque o bloco V8 5.5 de 680 cv, com aspiração natural. Segundo a marca é o oito cilindros aspirado mais potente já construído.

A unidade LT6 entrega toda a potência em elevados 8.600 rpm. Coisa de motor de corridas. Para chegar a esse número de performance, o bloco recebeu peças em alumínio, sistema de cárter seco que torna a circulação de lubrificante mais eficiente, assim como o virabrequim plano, que vibra menos e dispensa o uso de contrapesos, como nas convencionais árvores de manivela cruzadas. Além disso, essa configuração em que os mancais são opostos permite rotações mais elevadas.

O torque do V8 do Z06 é de 63,5 kgfm. Ele também aparece em rotação elevada, na faixa de 6.300 rpm. Pode parecer um contrassenso em dias de eletrificação e redução de emissões, mas fato é que o Corvette C8 Z06 é um carro para alta performance. Segundo a GM, ele acelera de 0 a 60 mph (0 a 96 km/h) em 2,6 segundos. É um número fabuloso, quando se pensa num carro aspirado.

O Corvette C8

A oitava geração do Corvette marcou a revolução mais profunda no clássico norte-americano. Em linha desde 1953, a atual geração é a primeira a utilizar motor central traseiro. Trata-se de uma configuração comum nos carros de alta performance europeus, mas pouco usual nos Estados Unidos. Além dele, apenas o Ford GT utiliza motor nessa posição.

CORVETTE

Para a versão Z06, a Chevrolet ainda aplicou novo sistema de escapamento, novos amortecedores e freios da italiana Brembo (com discos redimensionados), assim como as bitolas maiores e para-lamas 9,5 cm mais largos. Tudo para garantir o melhor comportamento dinâmico ao Vette. Imagine como será o próximo ZR1.

 


Fotos: GM/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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