Concessionários contra a PSA e muito mais!

Concessionários contra a PSA e muito mais!

Pra deixar vocês instigados, vou começar dizendo que hoje temos tretas nas notícias da semana: os concessionários da Peugeot e da Citroën se “rebelaram” contra a própria PSA e exigem explicações; temos mais recall da Chevrolet; Mercedes fecha fábrica de automóveis no Brasil; Renault e Heliar fecham parceria, assim como FCA e ConectCar; a gasolina aumentou de novo; a Volvo vai emprestar seus carros de graça pra quem tiver uma CNH válida; tem o Toyota Yaris GR-S; os 25 anos do BMW Z3; e uma novidade aqui no Carros com Camanzi onde vocês vão eleger os melhores do ano. Eita que o vídeo de hoje tá interessante, hein? Vamos lá!!!

 

 

Boa tarde, família Carros com Camanzi! Vamos lá pra mais uma semana cheia de informação.

Semana passada teve uma BM de respeito no teste do Camanzi e no nosso site teve o resultado de mais uma premiação nacional. A Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto) elegeu a Fiat Strada como carro do ano. Também saiu a edição especial da Mercedes AMG GT S 63; Debate público sobre as novas exigências de emissões veiculares; e a linha 2021 dos SUVs da JAC, que vem pra trazer bons ventos pra marca.

Nessas várias premiações de final de ano muita gente não concordou com os resultados, então a gente resolveu fazer uma coisa diferente e ouvir quais são os melhores do ano segundos vocês, nossos seguidores! Já estão disponíveis no nosso canal no YouTube, na aba Comunidade, as enquetes com as categorias pra vocês votarem nos seus eleitos de 2020. Aí, no dia 27, a gente vai contar o resultado pra vocês. Gostaram da ideia? Já tô ansiosa pra saber o resultado.

VOTE AQUI:

https://www.youtube.com/c/CarroscomCamanzi/community

 

Mercedes encerra produção de automóveis aqui no Brasil

Bom, falei aí da Mercedes e temos uma outra notícia sobre ela. A montadora decidiu encerrar a produção de automóveis aqui no Brasil, na fábrica de Iracemápolis, São Paulo. Inaugurada em 2016, ela era responsável pela produção dos modelos Classe C e GLA. O motivo é a atual situação econômica do mercado brasileiro, que ainda foi agravada com a pandemia. A Mercedes disse também que está procurando soluções para os 370 funcionários da planta. Vale lembrar também que é a segunda vez que a marca desiste de fabricar automóveis aqui. No final dos anos ’90 ela fabricava o Classe A na fábrica de Juiz de Fora, Minas Gerais, que hoje produz cabines de caminhões.

 

Mercedes Classe A

Falando em Classe A vocês já sabem que tem um aqui na nossa garagem, mas quinta feira também postamos no nosso Instagram uma foto de outro carro que Emilio Camanzi teve. Um Opala. Quem quiser conferir, dá uma olhada lá – https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial

 

Renault fecha parceria com a Heliar

Quem fechou uma parceria essa semana foi a Renault com a Heliar. Agora as baterias poderão ser encontradas nas concessionárias do grupo, expandindo os pontos de venda e agilizando a compra pros consumidores.

 

Parceria FCA e ConectCar

A FCA, Fiat Chrysler Automóveis também firmou parceria com a ConectCar, em mais um passo para sua estratégia de mobilidade urbana. Com os novos hábitos e as pessoas procurando cada vez mais serviços de pagamento sem contato, a FCA vai utilizar a central multimídia para conectar o usuário à experiência e aos benefícios da ConectCar, facilitando a experiência em pedágios e estacionamentos.

 

Aumento da gasolina

Agora, aquela notícia que não deixa a gente feliz. Segundo a Valecard, a gasolina registrou alta de 1,7% no Brasil no comparativo entre novembro e a primeira quinzena de dezembro. E de acordo com a Ticket Log, desde maio até agora, ela teve um aumento de 17%.

 

Recall do Onix e Tracker

E vamos falar de Chevrolet, mas com uma notícia que nosso querido seguidor Joel, que é fã da marca, não vai gostar. Tem mais recall do Onix. A Quatro Rodas apurou que o Onix, Onix Plus e Tracker, todos ano/modelo 2020/2021, estão com uma falha na direção. Proprietários relataram endurecimento repentino da direção e a Chevrolet entrou com uma ação de campo para que seus concessionários chamassem os proprietários dos veículos envolvidos, para atualização da programação e configuração do módulo da direção elétrica. O chamado não foi feito publicamente junto aos órgãos governamentais, pois a marca acredita que a falha não comprometa a segurança. Porém no documento não tem nada falando sobre a perda de controle da direção ou sobre o alerta de “falha no sistema Stabilitrack”, como apurado. Essa reprogramação resolveu o problema de alguns, mas não de todos. Segundo reportagem da revista, um proprietário de um Onix aspirado passou pelo travamento do volante, o carro foi pra concessionária para ser estudado, fez a atualização e horas depois o carro travou da mesma maneira. O carro ainda está na concessionária e o motorista relatou uma sensação de morte muito próxima já que o defeito faz você perder totalmente o controle do carro.

 

Bomba na PSA

Sem querer ser sensacionalista, mas já sendo por falta de outra palavra, tem uma bomba acontecendo na PSA. As associações de concessionários da Peugeot e da Citroën, se organizaram e tem enviado reclamações e reinvindicações à diretoria do grupo PSA, querendo demonstrar “o estrago que a PSA perpetrou e vem perpetrando à própria rede”, alegando problemas como baixas vendas, margem de lucro insuficiente, imposição de metas irreais e produtos pouco competitivos. Segundo apuração do portal UOL carros, o movimento pede ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica a suspensão temporária da fusão da PSA com a FCA, afirmando que a PSA já está negociando com revendas autorizadas Fiat a absorção das marcas francesas em detrimento das suas associadas, antes mesmo de a fusão vigorar. Também afirmam que o plano de expansão da marca nunca foi apresentado aos concessionários. O fim do C4 Cactus PcD foi criticado, já que ele correspondia a 50% dos emplacamentos do modelo e até o novo 208 foi atacado. Segundo os concessionários, a PSA disse que esse lançamento ia provocar uma revolução positiva pras redes, mas seu alto preço, motorização sem novidades e pouca publicidade, fizeram com que poucos tivessem interesse no carro. As associações estão esperando o Conselho se manifestar e a PSA disse que não tem comentários a fazer.

 

Carro por assinatura

Bom, várias marcas já anunciaram seus programas de carro por assinatura. Tem matéria sobre lá no site. Mas agora a Volvo surpreendeu e foi além. A marca lançou o programa Volvo Lovers, onde terá 100 carros híbridos, contemplando todos os modelos da gama atual, disponíveis gratuitamente pra qualquer pessoa. Sim! A partir do ano que vem, com o intuito de levar a experiência Volvo pra mais pessoas, a marca vai emprestar por quatro dias um carro híbrido, com tanque cheio, bateria carregada e sem limite de quilometragem. Por enquanto esse serviço só será disponível na cidade de São Paulo, mas pessoas de qualquer estado podem se cadastrar, basta ter uma CNH válida. Os carros serão segurados e monitorados por GPS. Em caso de acidente ou imprudência o cliente pode ser responsabilizado, tendo até que reembolsar a montadora caso necessário. O que vocês acharam dessa iniciativa?

 

Yaris GR-S

Semana passada falamos do Corolla GR-S 2021 e hoje temos mais um integrante da linha Gazoo Racing da Toyota. O Yaris GR-S apareceu na Ásia e pode antecipar o que vamos ver por aqui. Por lá ele é conhecido como Vios. Além do visual esportivado, característico dessas versões, ele teve a transmissão CVT reprogramada para entregar 10 marchas simuladas ao invés das 7, o que melhora a respostas do carro. O motor se mantém o mesmo 1.5 e na Malásia o Vios GR-S vai ser vendido em torno de 120 mil reais.

 

BMW Z3 está fazendo 25 anos

Pra encerrar, o BMW Z3 está fazendo 25 aninhos. Foi o primeiro carro da marca a ser fabricado fora da Alemanha e seu primeiro condutor foi ninguém menos que James Bond, durante o 17° filme da saga 007 – “GoldenEye”. A estreia aconteceu em novembro de 1995 e, no início de 1996, toda a produção anual do Z3 (15 mil unidades) já havia sido comercializada. Na época, os motores disponíveis eram de quatro cilindros de 115 cv e 143 cv. Quem aí é fã de 007 e lembra desse filme? Eu amo!

Amanhã tem o último teste desse ano, com o Jeep Renegade Moab que muita gente pediu. Também vamos fazer uma live amanhã 19h da noite hein, pra bater um papo com vocês e contar nossa programação de férias.

Não esqueçam de votar nos seus eleitos de 2020, hein?

 

 


Oferecimento:


Vídeo: Carros com Camanzi
Texto e apresentação: Camila Camanzi
Imagens: divulgação montadoras e Internet
Edição: Camila Camanzi

Camila Camanzi é Publicitária, Apresentadora e Atriz. Ela produz, grava e edita os vídeos do Carros com Camanzi. Desde 2017, apresenta o Minuto do Carros e o ABC do Automóvel e tem participado de eventos de lançamentos da indústria automobilística. Contato: camila.camanzi@gmail.com

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
Fique pertinho da gente:
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

One thought on “Concessionários contra a PSA e muito mais!

  1. Por falar em PSA, tive pagar por fora uma despesa que está inclusa. O Manual de Manutenção da Air Cross manda trocar o fluido do freio a cada 2 anos e tambem, quando comprei o carro zero Km, me foi passado que as revisões seriam ao valor fixo de R$365,00. Paguei quase o dobro para ter direito a trocar o que é obrigatório. Sou de Niterói (RJ). Posso achar isso legal?

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: