Citroën Basalt é o SUV mais acessível do nosso mercado

Citroën Basalt é o SUV mais acessível do nosso mercado

Com preço de lançamento de R$ 89.990, modelo busca equilibrar design, funcionalidade e preço

A Citroën, marca pertencente ao grupo Stellantis, acaba de anunciar a entrada no competitivo segmento de SUVs Coupé no Brasil com o lançamento do Basalt. Este novo modelo visa preencher uma lacuna no mercado, oferecendo uma alternativa que combina elementos de design coupé com a praticidade de um SUV, a um preço que a fabricante afirma ser mais acessível que seus concorrentes diretos.

Características Técnicas e Design

O Basalt é construído sobre a plataforma CMP, utilizada em outros modelos do grupo Stellantis. Com um entre-eixos de 2,64 m, o veículo promete oferecer um bom espaço interno. O design exterior incorpora elementos típicos de SUVs Coupé, como linha de teto descendente e detalhes estilísticos que buscam transmitir robustez e esportividade.

Motorização e Desempenho

Duas opções de motorização estão disponíveis.

A primeira é o motor 1.0 Firefly, associado a um câmbio manual de cinco marchas para a versão Feel. Este tem potência máxima de 71 cv a gasolina e 75 cv a etanol (a 6.000 rpm). Já seu torque máximo é 10 kgfm a 3.250 rpm a gasolina e 10,5 kgfm a 3.250 rpm a etanol. Falando em consumo, a versão Firefly faz 13,0 km/l a gasolina e 9,3 km/l a etanol no ciclo urbano, e 14,6 km/l a gasolina e 10,2 km/l a etanol na estrada. 

A segunda opção de motorização é o motor 1.0 Turbo 200, acoplado a um câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução. Este é associado às demais versões – Feel Turbo 200, Shine Turbo 200 e First Edition A – e conta com potência de 125 cv a gasolina e 130 cv a etanol (a 5.750 rpm), e torque de 20,4 kgfm a 1.750 rpm (gasolina/etanol). Seu consumo é de 11,9 km/l a gasolina e 8,3 km/l a etanol no ciclo urbano, e 13,7 km/l a gasolina e 9,6 km/l a etanol na estrada. A Citroën afirma que este Motor Turbo 200 é o mais potente do segmento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Interior e Tecnologia

O interior do Basalt apresenta um painel digital de 7 polegadas e uma central multimídia de 10,25 polegadas com compatibilidade para Android Auto e Apple CarPlay, ambos sem fio. O porta-malas oferece capacidade de 490 litros, um volume competitivo para a categoria. 

Além disso, o Basalt conta com alguns elementos de série em todas as versões, como retrovisores, vidros e travas elétricas, câmera de ré, monitoramento da pressão dos pneus, alarme com comando na chave canivete, airbags laterais, farois com DRL de LEDs, rodas de liga-leve de 16” e assistente de partida em rampa. 

Versões e Equipamentos

O Basalt será oferecido em três versões principais: Feel, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200, além de uma série especial de lançamento chamada First Edition, baseada na Shine. A lista de equipamentos varia conforme a versão, mas todas incluem os itens já citados acima.

A versão Feel representa a porta de entrada para o Basalt, oferecendo:

  • Motor 1.0 Firefly com câmbio manual de cinco marchas
  • Painel digital colorido de 7″ customizável
  • Central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Câmera de ré e três entradas USB
  • Ar-condicionado manual
  • Rodas de liga leve de 16″
  • Airbags laterais dianteiros

A Feel Turbo 200 mantém os equipamentos da versão Feel, adicionando:

  • Motor Turbo 200 de até 130 cv
  • Câmbio automático CVT com três modos de condução

A Shine Turbo 200 é a topo de linha, incluindo:

  • Todos os itens da Feel Turbo 200
  • Ar-condicionado digital
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Rodas de liga leve de 16″ diamantadas
  • Farois de neblina
  • Limitador e controlador de velocidade
  • Bancos e volante com revestimento premium
  • Encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio
  • Skidplate dianteiro e traseiro

Como opcional, oferece pintura bitom com teto Perla Nera.

A First Edition é uma série limitada que celebra o lançamento do modelo, oferecendo:

  • Todos os itens da Shine Turbo 200
  • Logotipos First Edition
  • Faixa preta entre as lanternas
  • Pintura Branco Nacré Perolizada (exclusiva)
  • Rodas de liga leve de 16″ escurecidas
  • Soleiras metalizadas
  • Pedaleiras exclusivas
  • Tapetes exclusivos
  • Pintura bitom com teto Perla Nera de série

Customização e Pós-Venda

A Citroën oferece uma gama de acessórios Mopar para personalização do veículo. 

A marca também anuncia um pacote de revisões com preço fixo, visando proporcionar previsibilidade de custos aos proprietários. As três primeiras manutenções periódicas na versão Feel 1.0 somam R$ 1.859, enquanto nos pacotes Feel e Shine Turbo o valor é de R$ 2.369. Além disso, as revisões podem ser adquiridas no momento da compra do veículo e diluídas no financiamento. 

Posicionamento no Mercado

A Citroën posiciona o Basalt como uma opção mais acessível no segmento de SUVs, com preços a partir de R$ 89.990. 

Feel 1.0 MT – R$ 89.990

Feel Turbo 200 AT – R$ 96.990

Shine Turbo 200 AT – R$ 104.990

A versão First Edition, especial de lançamento, chega com preço de R$ 107.390. 

O lançamento do Basalt representa uma aposta da Citroën em um segmento em crescimento, mas também altamente competitivo. 

Dia 7 de outubro, às 10h, sai a avaliação do Basalt em youtube.com/carroscomcamanzi 

Fichas técnicas e equipamentos

Ficha Técnica Citroën Basalt Feel

Ficha Técnica Citroën Basalt Feel Turbo 200

Ficha Técnica Citroën Basalt Shine Turbo 200

Veja mais:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paula Jabour

Paula Jabour

Paula Jabour é criadora de conteúdo e copywriter. Ela atende clientes de diversos setores, incluindo automotivo, restaurantes, artistas e profissionais liberais.