Chevrolet Tracker e Montana Ganham Potência e Eficiência
A Chevrolet anunciou melhorias em seus modelos Tracker e Montana, visando aumentar a eficiência energética e atender aos novos padrões de emissões que entram em vigor em janeiro. As melhorias focam nas motorizações 1.0 e 1.2 turbo, proporcionando aumentos de potência e eficiência de consumo, embora a empresa ainda não tenha divulgado os preços ou a data de lançamento das novidades nas lojas, que chegarão como modelo 2025.
Especificações Técnicas Atualizadas
Os motores do Chevrolet Tracker agora incorporam injeção direta (DI) e atualizações de software que elevam a potência dos motores 1.0T Flex de 116 cv para 121 cv, enquanto o 1.2T Flex passa de 133 cv para 141 cv. Com transmissão automática, o SUV da Chevrolet na versão topo de linha acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos – 1,4 segundos mais rápido que o modelo anterior.
A Chevrolet Montana também recebeu melhorias semelhantes. O motor 1.2 Turbo da picape, agora com injeção direta e atualizações de software, aumenta sua potência de 133 cv para 141 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h na configuração automática é de 10,9 segundos (0,8 segundos mais rápida), enquanto na versão manual é de 9,5 segundos, com uma melhora de 0,6 segundos em comparação ao modelo anterior.
As atualizações mecânicas dos modelos Tracker e Montana, segundo a GM, resultaram em um aumento de torque de até 15% e uma redução no consumo de combustível de até 9%, além de menores índices de emissões. Segundo a Chevrolet, a economia de combustível representa quase dois tanques por ano, com base na média de rodagem dos motoristas brasileiros.
Downsizing
Essas atualizações estão alinhadas com o conceito de downsizing, que consiste em reduzir o tamanho dos motores e o uso de turbo compressores para aumentar a performance e a eficiência. Com as novas especificações, o motor 1.0 turbo do Tracker entrega 18,9 kgfm, o mesmo torque que motores de esportivos dos anos 1990, como o 2.0 do Kadett GSi. Similarmente, o motor 1.2 turbo do Tracker e da Montana gera torque comparável ao 2.4 do Vectra de 2008, com aproximadamente 23 kgfm de força.
Confira o comparativo entre as diferentes tecnologias e configurações:
Motor 1.0T | ||||||
Potência | Torque | |||||
De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
Gasolina | 116 cv | 117 cv | 1,20% | 16,3 kgfm | 18,3 kgfm | 12,30% |
Etanol | 116 cv | 121 cv | 4,70% | 16,8 kgfm | 18,9 kgfm | 12,50% |
Motor 1.2T | ||||||
Potência | Torque | |||||
De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
Gasolina | 132 cv | 139 cv | 5,10% | 19,4 kgfm | 22,4 kgfm | 15,40% |
Etanol | 133 cv | 141 cv | 6,30% | 21,4 kgfm | 22,9 kgfm | 7% |
Tracker – 0 a 100 km/h | ||||||
Gasolina | De | Para | Variação | |||
1.0T | 11,8 s | 10,9 s | 7,60% | |||
1.2T | 11,1 s | 9,7 s | 12,60% | |||
Tracker – consumo com gasolina | ||||||
Urbano (km/l) | Rodoviário (km/l) | |||||
De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
1.0T | 11,2 | 11,6 | 3,60% | 13,6 | 13,7 | 1% |
1.2T | 10,4 | 11,2 | 7,70% | 13,2 | 14,1 | 6,90% |
Tracker – consumo com etanol | ||||||
Urbano (km/l) | Rodoviário (km/l) | |||||
De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
1.0T | 7,8 | 8 | 2,60% | 9,6 | 9,8 | 2,10% |
1.2T | 7,2 | 7,7 | 7% | 9,2 | 10 | 9% |
Montana – 0 a 100 km/h | ||||||
Gasolina | De | Para | Variação | |||
1.2T MT | 11,7 s | 10,9 s | 7% | |||
1.2T AT | 10,1 s | 9,5 s | 6% | |||
Montana – consumo com gasolina | ||||||
Urbano (km/l) | Rodoviário (km/l) | |||||
De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
1.2T MT | 12 | 12,3 | 2,50% | 13,6 | 13,7 | 0,80% |
1.2T AT | 11,1 | 11 | -0,80% | 13,3 | 13,5 | 1,50% |
Montana – consumo com etanol | ||||||
Urbano (km/l) | Rodoviário (km/l) | |||||
De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
1.2T MT | 8,3 | 8,4 | 1,20% | 9,6 | 9,7 | 1,10% |
1.2T AT | 7,7 | 7,5 | -2,50% | 9,3 | 9,7 | 4,30% |
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