Chevrolet Tracker e Montana Ganham Potência e Eficiência

Chevrolet Tracker e Montana Ganham Potência e Eficiência

A Chevrolet anunciou melhorias em seus modelos Tracker e Montana, visando aumentar a eficiência energética e atender aos novos padrões de emissões que entram em vigor em janeiro. As melhorias focam nas motorizações 1.0 e 1.2 turbo, proporcionando aumentos de potência e eficiência de consumo, embora a empresa ainda não tenha divulgado os preços ou a data de lançamento das novidades nas lojas, que chegarão como modelo 2025.

Especificações Técnicas Atualizadas

Os motores do Chevrolet Tracker agora incorporam injeção direta (DI) e atualizações de software que elevam a potência dos motores 1.0T Flex de 116 cv para 121 cv, enquanto o 1.2T Flex passa de 133 cv para 141 cv. Com transmissão automática, o SUV da Chevrolet na versão topo de linha acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos – 1,4 segundos mais rápido que o modelo anterior. 

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A Chevrolet Montana também recebeu melhorias semelhantes. O motor 1.2 Turbo da picape, agora com injeção direta e atualizações de software, aumenta sua potência de 133 cv para 141 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h na configuração automática é de 10,9 segundos (0,8 segundos mais rápida), enquanto na versão manual é de 9,5 segundos, com uma melhora de 0,6 segundos em comparação ao modelo anterior.

As atualizações mecânicas dos modelos Tracker e Montana, segundo a GM, resultaram em um aumento de torque de até 15% e uma redução no consumo de combustível de até 9%, além de menores índices de emissões. Segundo a Chevrolet, a economia de combustível representa quase dois tanques por ano, com base na média de rodagem dos motoristas brasileiros.

Downsizing

Essas atualizações estão alinhadas com o conceito de downsizing, que consiste em reduzir o tamanho dos motores e o uso de turbo compressores para aumentar a performance e a eficiência. Com as novas especificações, o motor 1.0 turbo do Tracker entrega 18,9 kgfm, o mesmo torque que motores de esportivos dos anos 1990, como o 2.0 do Kadett GSi. Similarmente, o motor 1.2 turbo do Tracker e da Montana gera torque comparável ao 2.4 do Vectra de 2008, com aproximadamente 23 kgfm de força.

 

Confira o comparativo entre as diferentes tecnologias e configurações:

Motor 1.0T
Potência Torque
De Para Variação De Para Variação
Gasolina 116 cv 117 cv 1,20% 16,3 kgfm 18,3 kgfm 12,30%
Etanol 116 cv 121 cv 4,70% 16,8 kgfm 18,9 kgfm 12,50%
Motor 1.2T
Potência Torque
De Para Variação De Para Variação
Gasolina 132 cv 139 cv 5,10% 19,4 kgfm 22,4 kgfm 15,40%
Etanol 133 cv 141 cv 6,30% 21,4 kgfm 22,9 kgfm 7%
Tracker – 0 a 100 km/h
Gasolina De Para Variação
1.0T 11,8 s 10,9 s 7,60%
1.2T 11,1 s 9,7 s 12,60%
Tracker – consumo com gasolina
Urbano (km/l) Rodoviário (km/l)
De Para Variação De Para Variação
1.0T 11,2 11,6 3,60% 13,6 13,7 1%
1.2T 10,4 11,2 7,70% 13,2 14,1 6,90%
Tracker – consumo com etanol
Urbano (km/l) Rodoviário (km/l)
De Para Variação De Para Variação
1.0T 7,8 8 2,60% 9,6 9,8 2,10%
1.2T 7,2 7,7 7% 9,2 10 9%
Montana – 0 a 100 km/h
Gasolina De Para Variação
1.2T MT 11,7 s 10,9 s 7%
1.2T AT 10,1 s 9,5 s 6%
Montana – consumo com gasolina
Urbano (km/l) Rodoviário (km/l)
De Para Variação De Para Variação
1.2T MT 12 12,3 2,50% 13,6 13,7 0,80%
1.2T AT 11,1 11 -0,80% 13,3 13,5 1,50%
Montana – consumo com etanol
Urbano (km/l) Rodoviário (km/l)
De Para Variação De Para Variação
1.2T MT 8,3 8,4 1,20% 9,6 9,7 1,10%
1.2T AT 7,7 7,5 -2,50% 9,3 9,7 4,30%

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Paula Jabour

Paula Jabour

Paula Jabour é criadora de conteúdo e copywriter. Ela atende clientes de diversos setores, incluindo automotivo, restaurantes, artistas e profissionais liberais.