Chevrolet Cruze Ganha Título da StockCar e Dá Lugar ao Tracker
Sedã Encerra Ciclo nas Pistas Marcando, com Título de 2024, a Transição para o Predomínio dos SUVs
O Chevrolet Cruze encerra sua trajetória nas pistas brasileiras, após conquistar o título da Stock Car 2024. Este adeus, somado ao encerramento da produção do Cruze no final de 2023, marca o fim de uma era para os sedãs da marca no país, dando espaço ao crescente domínio dos SUVs. O Tracker substituirá o Cruze na Stock Car em 2025,
Legado nas Pistas
O Cruze encerra sua participação na Stock Car com um legado, conquistando seu sétimo título graças ao desempenho do piloto Gabriel Casagrande, da equipe AMattheis Vogel. Este triunfo reforça a posição da Chevrolet como a maior apoiadora da categoria, com 35 títulos desde o início da competição em 1979. Além de Casagrande, o modelo foi campeão com Daniel Serra em três temporadas e Ricardo Maurício em uma, consolidando sua presença nas pistas. Apenas o lendário Opala, com 15 títulos, supera o Cruze em conquistas na Stock Car. A transição para o Tracker na temporada de 2025 representa não apenas uma mudança de modelo, mas um alinhamento com as tendências de mercado que privilegiam SUVs pela sua versatilidade e popularidade crescente.
Encerramento das Vendas no Brasil
O Chevrolet Cruze deixou de ser vendido no Brasil no final de 2023, após o encerramento de sua produção na Argentina em dezembro do mesmo ano. Com o fim da produção, a montadora passou a vender apenas as unidades remanescentes em estoque, até que o modelo foi removido do site oficial da marca. Tanto o Cruze quanto o Cruze Sport6 saíram definitivamente de linha, encerrando décadas de participação da Chevrolet no segmento de sedãs médios e hatches no Brasil. O modelo já havia deixado de ser fabricado na China e nos Estados Unidos em 2019. Mas continuou representando a marca na Stock Car neste ano. A mudança faz parte da nova regulamentação da categoria, e o Tracker no campeonato de 2025 terá de enfrentar o Toyota Corolla Cross, que, como a Chevrolet, a marca japonesa está substituindo o sedã pelo SUV.
Veja também:
- Híbridos da Fiat Ficam Fora da Isenção de IPVA em Minas Gerais
- Dolphin Plus é o Primeiro Carro Elétrico a Alcançar 5 Estrelas no Latin NCAP
- Chevrolet Tracker e Montana Ganham Potência e Eficiência