Chegou a nova geração do Land Rover Defender

Chegou a nova geração do Land Rover Defender

Antes da epidemia dos utilitários-esportivos (SUV’s), que se alastrou pelo mundo a partir dos anos 1990, os jipões 4×4 demoraram para se atualizar. Modelos como Mercedes-Benz Classe G, Toyota Bandeirante e Land Rover Defender são os melhores exemplos. O jipão alemão levou 40 anos para chegar à segunda geração e, ainda sim, parece ser a primeira. O japonês, por sua vez, jaz em sono eterno. E o Defender? Bom, ele morreu em 2016 e acaba de ressuscitar em sua segunda geração, nas versões 90 (entre-eixos curto) e a grandalhona 110.

 

 

Bem diferente do alemão, o utilitário britânico foi totalmente repaginado. Ganhou linhas com cantos arrendondados que seguem a atual identidade visual da marca, definida pelo Range Rover. E não é só no desenho que ele modernizou. O Defender recebeu nova carroceria com monobloco em alumínio, que tornou o utilitário mais leve, além de ter maior rigidez e torção. Característica fundamental para um veículo todo terreno.

Mas mantém elementos da velha “land“, como: placa da metal estampado sobre o capô, para que o aventureiro possa pisar sobre ela, coletor de ar suspenso do tipo snorkel, assim opção de escada e toda parafernália para quem quiser ir onde ninguém mais tem coragem.

Como um jipão raiz, ele também ostenta o estepe dependurado na traseira. Nos utilitários de butique, o pneu sobressalente praticamente deixou de existir para dar lugar aos famosos run flat. Mas, no Defender ele é mais que necessário, uma vez que o composto tem desenho para uso fora de estrada, com perfil elevado, e banda de rodagem projetada para ir onde seus equivalentes de shopping não dão conta. Outro detalhe, com cinco versões de acabamento, há opção com rodas de aço. Então, é preciso ter mocotó nas veias para dar conta de trocá-las.

Se por fora, ele evoluiu, sob o capô, o Defender revolucionou. O jipão passa a ser equipado com  opção híbrida. A unidade P400 alia motor seis cilindros turbo 3.0 a um módulo elétrico e, juntos, entregam 400 cv e 57,2 mkgf de torque ao jipão. Já o motor P300 biturbo 2.0 fornece 300 cv. Ele ainda conta com duas opções turbodiesel 2.0 com potências de 200 e 240 cv.  A distribuição de força é feita por uma transmissão ZF de oito marchas, que conta com caixa de redução e tração nas quatro rodas.

 

 

DEFENDER 90

 

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DEFENDER110

 

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Por dentro

 

O interior do Defender também é bem diferente de seu antecessor. Apesar do estilo robusto, ele conta com acabamento impecável, com muito couro, assim como peças em madeira. O quadro de instrumentos é digital e ele conta com uma generosa central multimídia, além de ar condicionado de duas zonas, sistema de áudio premium e tudo mais que o Indiana Jones do século 21 precisa ter.

Assim, depois de tanto tempo, o jipão da rainha ressurge mais moderno, potente e com a mesma valentia de outrora.

 

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Fotos: divulgação Land Rover


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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