Cada um tem o Yaris que merece

Cada um tem o Yaris que merece

Novo Yaris – A Toyota tem uma estratégia de mercado em que um mesmo modelo pode ter várias carrocerias espalhadas pelo mundo. O Corolla europeu é diferente da versão norte-americana, assim como o Yaris tem formas exclusivas em alguns mercados. E, dessa forma, a japonesa acaba de apresentar a nova geração do carrinho, que se destaca por receber conjunto-mecânico híbrido e também por ter encolhido.

Ao contrário de seus rivais como Clio, Fiesta, Corsa, 208 ou Polo, que espicham a cada nova geração, a Toyota resolveu encurtar o comprimento total do hatch em 5 centímetros. No entanto, aumentou sua distância entre-eixos em outros 50 milímetros, o que lhe garantiu mais espaço interno e mais agilidade no trânsito.

Se para nós brasileiros, pode soar como contra-senso, na Europa, ser pequeno faz toda diferença, ainda mais nos centros urbanos seculares repletos de vielas estreitas. Ele utiliza a plataforma GA-B, derivação da base modular TNGA, utilizada na atual geração do Corolla brasileiro.

 

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Motor

Mas, o grande diferencial do Yaris, não está apenas no melhor aproveitamento de seu espaço. Na verdade, a cereja do bolo é seu motor híbrido, que o coloca apto para posições no efervescente mercado de automóveis verdes, que é uma realidade pujante no Velho Mundo.

Além de opções 1.0 e 1.5 convencionais, a unidade 1.5 Hybrid Dynamic Force promete desempenho de um motor 2.0, mas sendo 20% mais eficiente, além de emitir cerca de 27% menos gases poluentes na atmosfera. A Toyota não divulga quantos cavalos e nem qual é o torque dos motores a combustão e a unidade elétrica.

 

Assistentes de condução

Bem diferente do Yaris brasileiro, a versão europeia também conta com um pacote amplo de assistentes de condução, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e sistema de assistência ao rastreamento de faixa, que mantém o carro em sua faixa de rodagem.

 

Estilo do novo Yaris

O novo Yaris tem estilo mais agressivo que seu parente tupiniquim, com vincos e para-lamas anabolizados que seguem o estilo do jipinho CH-R, assim como lanternas emolduradas que atravessam a tampa do porta-malas. Por dentro, o destaque fica para o sistema multimídia flutuante e o quadro de instrumentos com três telas digitais.


Fotos: divulgação

 


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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