BYD King: Inmetro revelou o consumo do sedã e surpreende
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) recentemente divulgou os dados oficiais de consumo do o King, o sedã híbrido plug-in da BYD, que surpreende por sua superioridade em relação ao principal concorrente, o Corolla. Porém, vale lembrar que o sedã da Toyota é um híbrido convencional e não plug-in, possuindo bateria menor.
Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o BYD King na versão GL, equipado com motor 1.5 e bateria de 8,3 kWh, é capaz de fazer 44,2 km/litro na cidade e 36,7 km/litro na estrada quando utiliza a combinação do motor a combustão com o elétrico. Já a versão topo de linha, GS, que também conta com o motor 1.5 mas combinado à bateria de 18,3 kWh, o desempenho é de 43,3 km/l e 32,7 km/l, respectivamente.
Esse desempenho supera com folga o Toyota Corolla, que faz 18,5 km/litro na cidade e 15,7 km/litro na estrada quando abastecido com gasolina, e 12,8 km/l e 11,1 km/l, respectivamente, com etanol.
Mesmo considerando apenas o motor a combustão, o BYD King não decepciona, registrando, na versão GL, 16,3 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada e, na versão GS, 16,8 km/litro na cidade e 14,7 km/litro na estrada.
Autonomia no modo elétrico
Outro destaque do BYD King é seu desempenho no modo 100% elétrico. A versão GS é capaz de percorrer até 80 km utilizando somente a energia das baterias, enquanto a versão GL tem uma autonomia de 32 km nesse modo, pelo Inmetro. Esses números são inferiores aos divulgados pela BYD na China, onde o modelo é capaz de rodar 55 km (GL) e 120 km (GS) no modo elétrico.
Essa diferença no consumo entre as versões se deve à diferença principal entre o modelo de entrada e o topo de linha: sua bateria. Enquanto a versão GL tem uma bateria blade de 8,3 kWh, a versão GS conta com a bateria blade de 18,3 kWh, o que garante uma maior autonomia.
Motorização e desempenho
O BYD King é equipado com um motor 1.5 aspirado de ciclo Miller, que desenvolve 110 cv de potência e 13,8 kgfm de torque. Quando combinado ao conjunto elétrico, a potência total do sistema híbrido plug-in alcança 209 cv na versão GL e 235 cv na versão GS, igualando-se ao desempenho do SUV BYD Song Plus.
Preços e equipamentos
A BYD oferece o King em duas versões no mercado brasileiro: a GL, com preço inicial de R$ 175.800, e a GS, partindo de R$ 187.800. Ambas as configurações contam com uma ampla lista de equipamentos, que inclui seis airbags, central multimídia de 12,8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, carregador de celular por indução, câmera 360°, entre outros. A versão GS ainda adiciona itens como ajuste elétrico do banco do passageiro, sistema de som premium, farois com luz diurna integrada e ar-condicionado de duas zonas.
Apesar de pecar no quesito segurança, já que não conta com assistentes de condução semi autônoma, ou quaisquer outros adicionais que saltem aos olhos, o desempenho e a autonomia tornam o BYD King uma opção altamente competitiva no segmento de sedãs híbridos plug-in. Seu principal rival, o Toyota Corolla, terá que se esforçar para acompanhar o modelo chinês.
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