Sustentabilidade deve ir além dos carros elétricos
A sustentabilidade tem se tornado um tema cada vez mais relevante na indústria automotiva e os carros elétricos são sempre a iniciativa mais visada quando se fala disso. Mas as ações para preservar o meio ambiente vão muito além da adoção de carros elétricos, afinal essa e outras indústrias tem muitos anos pela frente ainda. Diversas montadoras e empresas do setor têm implementado iniciativas inovadoras para reduzir o impacto ambiental de suas atividades, desde o aproveitamento de resíduos até parcerias estratégicas para o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis. Confira algumas dessas ações que estão contribuindo para um futuro mais verde.
Hyundai é certificada como Lixo Zero
A Hyundai Motor Brasil, primeira fabricante de automóveis a ser certificada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, acaba de ter seu reconhecimento renovado após elevar seu índice de conformidade na destinação de descartes de 93% para 94,2%. Com esse resultado, a montadora se junta a um seleto grupo de apenas três empresas do setor industrial com fábricas instaladas no estado de São Paulo que alcançaram uma classificação superior a 94% e receberam nota máxima de boas práticas adotadas.
Entre as iniciativas recentes da Hyundai, destaca-se a confecção de tapetes automotivos a partir de retalhos de PVC descartados na produção dos bancos dos veículos, em parceria com a BORKAR. Além disso, a montadora está direcionando mais de 500 toneladas mensais de borra de tinta residual do processo de pintura para a produção de uma tinta de segunda linha, em colaboração com a Global Química.
Audi e bp firmam parceria para combustível sustentável na Fórmula 1
Audi e bp estão unindo forças em uma extensa parceria estratégica na Fórmula 1, visando moldar o futuro do automobilismo com o avanço dos motores eletrificados e o uso de combustíveis sustentáveis. A colaboração inclui o desenvolvimento do combustível sustentável avançado conforme especificações da FIA, que deve alcançar uma economia de emissões de gases de efeito estufa de pelo menos 65% em relação à gasolina de origem fóssil.
Além do combustível, a bp desenvolverá e fornecerá à Audi uma gama de lubrificantes e graxas Castrol sob medida para o propulsor turbo V6 e os componentes elétricos da unidade de potência. A parceria também envolve um patrocínio de longo prazo, no qual a bp se tornará o primeiro parceiro oficial da futura equipe de fábrica da Audi na Fórmula 1.
Stellantis lança primeiro lubrificante sustentável
A Stellantis, em parceria com a TotalEnergies Lubrificantes, adicionou ao seu catálogo de produtos recicláveis SUSTAINera o primeiro lubrificante de motor sustentável elaborado a partir de óleo 100% regenerado. O Quartz EV3R 10W-40, disponível na Europa, é um óleo premium que respeita os requisitos de desempenho de diversos fabricantes de automóveis e oferece o mesmo desempenho que um produto equivalente à base de óleos virgens.
O lubrificante sustentável reduz o desgaste em até 46% em relação aos limites da indústria e melhora a limpeza do pistão em até 20%, comparado com a formulação de óleo base virgem. Além disso, sua pegada de carbono é até 50% menor do que a da geração anterior durante todo o ciclo de vida.
Essas iniciativas mostram como a sustentabilidade no mundo automotivo é muito maior do que a eletrificação e que tem várias áreas de atuação que as empresas devem se envolver. É melhorando toda a cadeia de produção que vamos ter, de fato, um futuro melhor para as próximas gerações.
Veja mais:
- WEC, já ouviu falar? Confira o que rolou em Interlagos esse fim de semana
- Queda no preço das baterias impulsiona mercado de elétricos
- Novo Peugeot e-2008 chega mais potente e com mais autonomia