Audi A4 sai, chega o novo Audi A5
Após 30 anos de sucesso, o Audi A4 passa o bastão para seus sucessores, os modelos Audi A5 e A5 Avant. Essa mudança não se limita a uma simples troca de nomenclatura, mas representa uma nova estratégia da montadora alemã, que busca atender às crescentes demandas por inovação e sustentabilidade no setor automotivo. Haverá também modelos S5 e S5 Avant com motor de 6 cilindros.
Nova estratégia de nomenclatura: ímpares para combustão, pares para elétricos
A Audi está adotando uma nova abordagem para nomear seus veículos, separando-os de acordo com o tipo de motorização. Os modelos com números ímpares, como o A5, serão equipados com motores a combustão, enquanto os pares, como o Q4 e-tron e o futuro A6 e-tron, serão dedicados aos veículos puramente elétricos. Essa estratégia reflete a transição gradual da marca em direção à eletrificação, acompanhando a tendência global do mercado automotivo.
Design exterior: dimensões ampliadas e estilo renovado
O Audi A5 e o A5 Avant chegam com um visual atualizado e dimensões ampliadas. Com um comprimento de 4,82 m e uma distância entre-eixos de 2,9 m, os novos modelos oferecem mais espaço interno para os passageiros. A dianteira apresenta uma grade mais imponente e farois divididos em camadas, reforçando a personalidade moderna e agressiva dos veículos. Destaque para a nova faixa de luz na traseira, que pode contar com até 8 assinaturas de luz diferentes, e para as maçanetas das portas niveladas com a carroceria.
Sistema MHEV Plus: eficiência e economia de combustível
Uma das principais inovações do Audi A5 está sob o capô. O modelo é equipado com o novo sistema MHEV Plus, uma tecnologia híbrida leve que promete melhorar a eficiência e reduzir o consumo de combustível. Disponível nos motores 2.0 TFSI (204 cv) e 2.0 TDI (204 cv), além do motor 3.0 V6 TFSI (367 cv) da versão S5, o sistema consiste em uma bateria de 48 volts, um gerador de partida por correia e um gerador de transmissão. Além de aumentar a potência em até 24 cv, o MHEV Plus permite manobras de estacionamento e condução em baixas velocidades no modo puramente elétrico, resultando em uma redução significativa nas emissões de CO2 e no consumo de combustível.
Interior sofisticado e tecnológico
O interior do Audi A5 estabelece novos padrões para a marca em termos de qualidade e tecnologia. O destaque fica por conta do painel de instrumentos com telas OLED de 11,9 e 14,5 polegadas, que proporcionam uma experiência visual imersiva. Pela primeira vez, o modelo oferece recursos como ajuste elétrico do volante, teto solar panorâmico com escurecimento elétrico e sistema de som Bang Olufsen 3D com alto-falantes nos apoios de cabeça dianteiros. O novo Audi Assistant, que utiliza o ChatGPT para responder às perguntas e solicitações dos ocupantes, é outra novidade que eleva a experiência a bordo.
Mais espaço interno e conforto para os passageiros
Graças ao aumento na distância entre-eixos, o Audi A5 e o A5 Avant oferecem mais espaço interno, especialmente para os passageiros traseiros. Apesar da capacidade do porta-malas ser ligeiramente menor em comparação com o modelo anterior (445 a 1.299 litros no sedã e 476 a 1.424 litros na perua), a otimização do espaço interno prioriza o conforto dos ocupantes.
Lançamento no mercado e preços
Os modelos Audi A5, A5 Avant, S5 e S5 Avant já estão disponíveis para encomenda na Europa, com lançamento previsto para novembro de 2024. O sedã básico a gasolina de 150 cv parte de 45.200 euros (cerca de R$ 266.516), enquanto a perua A5 Avant é cerca de 1.000 euros (R$ 5.896) mais cara. A Alemanha é o maior mercado para a nova família A5, respondendo por aproximadamente 30% das vendas, com a Avant representando 80% desse volume devido à preferência dos alemães por peruas. No Brasil, ainda não há confirmação oficial sobre quando a mudança do A4 para o novo A5 ocorrerá.
O Audi A5 e o A5 Avant chegam para substituir o icônico A4, trazendo consigo uma série de inovações e um compromisso renovado com a sustentabilidade. Com um design atualizado, interior sofisticado e tecnologias de ponta, como o sistema MHEV Plus, segundo a montadora os novos modelos estão prontos para redefinir o segmento de sedãs de luxo em uma era mais consciente em relação ao meio ambiente. Resta aguardar para ver como o mercado receberá essa nova aposta da Audi e quando os brasileiros poderão desfrutar dessa evolução sobre rodas.
Veja mais:
- WEC, já ouviu falar? Confira o que rolou em Interlagos esse fim de semana
- Queda no preço das baterias impulsiona mercado de elétricos
- Sustentabilidade deve ir além dos carros elétricos