Brasileira Lecar desiste de elétrico e aposta em híbridos a etanol

Brasileira Lecar desiste de elétrico e aposta em híbridos a etanol

A empresa brasileira Lecar, fundada pelo empresário capixaba Flávio Figueiredo Assis, surpreendeu o mercado ao anunciar uma mudança significativa em seu projeto de veículos elétricos. Inicialmente focada no desenvolvimento do Lecar 459, um carro 100% elétrico, a companhia decidiu redirecionar seus esforços para a produção de veículos híbridos movidos a etanol.

De acordo com a Lecar, a decisão de migrar para a tecnologia híbrida foi motivada pela crença de que essa opção é mais vantajosa para o consumidor brasileiro em comparação aos carros totalmente elétricos. A falta de infraestrutura de recarga e os altos custos dos pontos de recarga rápida foram apontados como os principais obstáculos para a viabilidade dos veículos elétricos no mercado nacional.

O projeto original

O Lecar 459, projeto original para o primeiro veículo elétrico fabricado no Brasil, teria aproximadamente 35% de suas peças importadas da China, incluindo motores e baterias fornecidos pela Wiston, e o restante dos componentes seria fabricado no Brasil. O protótipo foi inspirado pela a Tesla, mas com adaptações para rodar nas ruas e estradas brasileiras. A previsão era de que o veículo chegasse ao mercado em dezembro de 2024. Existia também a previsão de lançamento do Lecar POP uma versão popular com baterias e motores produzidos no Brasil.

Além disso, a Lecar planejava investir em uma rede de infraestrutura para recarregamento de bateria com a criação de uma rede própria ao longo de toda a BR 101 até 2025, com carregadores rápidos disponíveis a cada 150 km da rodovia.

Lecar Model 459

O novo projeto

O novo projeto da Lecar prevê o uso de uma tecnologia híbrida que combina um motor elétrico para tração e um motor a combustão movido a etanol, atuando como gerador de eletricidade. A empresa afirma que essa configuração permitirá uma autonomia de 1.000 km com apenas 30 litros de etanol, resultando em um consumo impressionante de 33,3 km/l.

Ao optar pelo etanol como combustível, a Lecar busca aproveitar a matriz do agronegócio brasileiro e ressalta os benefícios ambientais dessa escolha. Segundo Flávio Figueiredo Assis, 80% das emissões de CO2 de um motor a combustão são compensadas pelo próprio cultivo do etanol, o que torna essa matéria-prima uma prioridade para a empresa.

Assis e o Lecar Model 459

Apesar de ainda não revelar detalhes técnicos sobre o novo modelo híbrido, a Lecar promete que ele será o primeiro carro híbrido com tração 100% elétrica. No entanto, essa afirmação é questionável, uma vez que outras marcas, como BMW e Nissan, já oferecem produtos com conceitos similares há algum tempo.

A mudança de estratégia da Lecar reflete os desafios enfrentados pela indústria automotiva na transição para a mobilidade elétrica. Enquanto os carros elétricos ganham espaço em mercados mais desenvolvidos, países como o Brasil ainda carecem de infraestrutura adequada e incentivos para impulsionar a adoção dessa tecnologia em larga escala.

Com a promessa de lançar seu novo modelo híbrido em breve, a Lecar busca se posicionar como uma alternativa viável e sustentável no mercado brasileiro de veículos eletrificados. Resta aguardar mais informações sobre as especificações técnicas e o cronograma de lançamento desse ambicioso projeto.

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Paula Jabour

Paula Jabour

Paula Jabour é criadora de conteúdo e copywriter. Ela atende clientes de diversos setores, incluindo automotivo, restaurantes, artistas e profissionais liberais.

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