Audi e-tron S chega para apimentar a gama

Audi e-tron S chega para apimentar a gama
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Na gama Audi é padrão que todos seus modelos recebam versões S, que correspondem a uma linha de alto desempenho. S3, S4, S5 e por aí em diante. São modelos que recebem motores mais potentes, ajustes de suspensão e transmissão para melhor performance. Mas como fazer quando se trata de um carro elétrico, que já conta com dois motores que somam 400 cv? Simples, adicione mais um motor, rodas ainda maiores e alargue a carroceria em 5 cm. Foi o que a Audi fez com o e-tron S, que acaba de ser revelado com carroceria padrão e também na estilo cupê, Sportback.

O grande barato dessa versão foi a inclusão de um terceiro motor, que passa a fazer companhia à unidade traseira. Combinados, os três motores entregam 503 cv ao SUV, além de absurdos 97,3 mkgf de torque, que estão presentes a todo instante. Para quem não sabe, o e-tron, como todo elétrico, utiliza um sistema de transmissão de marcha única e que distribui o torque sob demanda. E como há três motores, o frontal traciona as rodas dianteiras e os traseiros ficam responsáveis por cada uma das rodas. No entanto, a distribuição é feita por um sistema que integra a vetorização de torque, controles de tração e estabilidade. Assim, se consegue uma condução mais segura, mas também eficiência energética.

O e-tron é um carro com mais de 2,5 toneladas. A versão “básica” acelera de 0 a 100 km/h em vitaminados 5,7 segundos. Já o e-tron S reduz para 4,5 segundos. Com toda essa potência, uma trinca de motores e torque de caminhão Scania, é de se imaginar que o jipão elétrico atinja velocidades superlativas. Ele até poderia, mas a máxima é limitada 210 km/h. Sim ele é mais lento que um A1. Mas há uma razão para isso. Pois quanto maior a velocidade máxima, menor seria a eficiência enérgica. Leia-se autonomia das baterias. Pois, para manter a constância de uma velocidade elevada, é preciso consumir muita energia das baterias, assim a autonomia despencaria drasticamente. E para garantir 360 quilômetros de autonomia, a Audi restringiu a máxima do jipão.

Outro recurso para garantir melhor eficiência é a desativação do motor dianteiro. Em uso normal, apenas as unidades traseiras deslocam o carro, mas o acionamento da unidade frontal é imediata, assim que se exija maior oferta de torque.

Visualmente o e-tron já é um carro extremamente arrojado, com seus faróis LED Matrix (que funcionam como se fossem um data show, projetando a luz por pixels) e as câmeras no lugar dos retrovisores. Agora ele recebeu rodas ainda maiores. Além das rodas aro 20, convencionais, ele ainda pode receber versões com 21 ou 22 polegadas e pneus de banda de rodagem tão larga, que exigiu que os para-lamas fossem alargados em 23 milímetros, elevando a largura da carroceria em 5 cm.

As vendas do e-tron S estão programadas para inciar em setembro, no mercado europeu, com valores que variam de 93.800 euros e 95 mil euros, no caso do Sportback. Por aqui, ainda não há confirmação de sua chegada, mas como a Audi acabou de anunciar que fará o desembarque de modelos como RS Q3, RS Q8 e outros modelos apimentados de sua gama, não duvide que ele apareça por aqui em 2021, com preço que podem ultrapassar os R$ 600 mil.

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Fotos: divulgação

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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