Agora, só com turbo!

Agora, só com turbo!

Volkswagen Jetta 2016

Boa notícia para quem curte o Volkswagen Jetta. Além de ser produzido aqui, na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, SP, as versões de entrada Trendline e Comfortline trocaram o velho motor 2.0 de 116 cavalos com gasolina e 120 com etanol, pelo eficiente e moderno 1.4 TSI turbo com injeção direta que fornece 150 cavalos. É o mesmo usado nos nacionais VW Golf e Audi A3, só que não é flex, ou seja, só queima gasolina.

ViewImage (1) (1853 x 1235)

Um ganho de peso, já que são 25% a mais de potência e 38% de torque em relação ao modelo anterior, suficientes para uma melhora considerável no desempenho: agora faz de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos. Entre as coisas boas dessa mudança, é que os importantes controles eletrônicos de estabilidade e tração, além de bloqueio eletrônico do diferencial, agora são de série em todas as versões, bem como a direção elétrica. Outra é que, ao contrário do que aconteceu com o Golf e o A3 nacionais, que tiveram a suspensão traseira simplificada, o Jetta manteve a sofisticada multilink que permite uma maior estabilidade.

No câmbio não houve progresso. Tanto a versão Trendline como a Comfortline mantém a caixa automática de seis velocidades, com conversor de torque. Para quem quiser, a versão de entrada Trendline pode ser equipada com câmbio manual de seis marchas. A versão intermediária Comfortline só é disponível com câmbio automático e tem aletas para as trocas manuais sequenciais atrás do volante. A Highline, a topo de linha que continua vindo do México, é equipada com o motor 2.0 TSI de 211 cavalos, que faz com que o Jetta acelere de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e chegue aos 241 km/h de velocidade máxima. Nesta versão, o câmbio é o DSG de dupla embreagem com seis marchas.

Com um porta-malas de 510 litros e um bom espaço interno, o Jetta é um sedã indicado para a família, mas que não esquece o prazer ao dirigir aliado a um bom desempenho, resgatado agora nas versões de entrada e intermediária com o motor 1.4 turbo. Para a linha 2016 ele também vem equipado com o sistema de infotainment da Volkswagen, que permite o espelhamento de smarthphone com as plataformas MirrorLink, Android Auto e Apple Car Play.

ViewImage (5) (880 x 1320)

A parte não muito boa é que, com as novidades, o preço das versões intermediárias também subiu. Confira:

Jetta Trendline (manual)                           R$   78.230

Jetta Trendline (automático)                    R$   83.630

Jetta Comfortline                                        R$   89.750

Jetta Highline                                              R$ 103.990

 

Fotos: divulgação Volkswagen

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br