Z3 chega aos 25 anos como um dos BMW mais legais já criado

Z3 chega aos 25 anos como um dos BMW mais legais já criado
BMW Z3

Os anos 1990 marcaram duas tendências que perduram até hoje. A primeira é a dos utilitários-esportivos monobloco. Já a segunda é a dos roadsters, que retornou em 1989 com o Mazda MX-5 Miata e depois explodiu nos anos seguintes.

A BMW não demorou a entrar na onda e apresentou o exótico Z1, ainda em 1989, com suas portas destacáveis. Era um carro legal, mas com estilo futurista, que absorvia elementos da primeira geração do Serie 8. Mas, o modelo não teve a resposta esperada e ficou em linha por apenas dois anos. Mesmo assim, acumulou 8 mil unidades produzidas.

No entanto, os executivos de Munique sabiam que tinha espaço no segmento. Então, em 1995, ela apresentou o Z3. Um roadster com formas clássicas: capô longo, traseira curta, teto de tecido e claro, apenas dois lugares.

O Z3 mesclava modernidade com o passado. Seus faróis duplos protegidos por uma lente retangular seguiam a orientação de estilo da casa. No entanto, as saídas laterais era uma referência ao clássico 507, dos anos 1950.

Entre os roadsters alemães, ele foi o mais fiel ao estilo. O Mercedes SLK também tinha traseira curtinha, mas contava com teto de aço dobrável. Já o Porsche Boxster, tinha cabine centralizada para permitir a instalação do motor central traseiro.

E o Audi TT se dividia entre a versão cupê e a roadster, também com traseira mais longa. O Z3 tinha a essência da velha guarda, como os clássicos roadsters ingleses como AC Cobra e Jaguar XK 120.

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007

 

O golpe de mestre da BMW foi colocar o Z3 no longa-metragem “007 – GoldenEye”, que estreou em 1996. A marca lançou uma edição com 20 unidades numeradas, mas precisou expandir para 100, devido à procura.

 

Motores

 

Quando foi lançado, o carrinho tinha diferentes motores, inclusive uma unidade 1.6 de aproximados 115 cv. A ideia era fazer um esportivo divertido e que não fosse proibitivo. Mas, sabe como são as coisas, né? Não demorou muito para os motores começarem a crescer: 1.8, 1.9, 2.8, até brotar um seis cilindros 3.2 de 321 cv, na furiosa versão Z3 Roadster M.

Essa versão era equipada com transmissão manual de cinco marchas, que conectava o motor ao eixo traseiro, combinação que fazia desse carro uma das melhores coisas que se poderia dirigir na virada do milênio.

 

Por dentro do BMW Z3

 

O interior do Z3 era um convite a cair na estrada. A cabine era dividida em dois cockpits. Retrô, o carro abusava de elementos circulares  no console, com direito a relógio analógico, medidor de temperatura do óleo e até mesmo um termômetro de temperatura externa, que marcava de – 30 a 50 graus Célsius.

Atrás dos assentos, o Z3 adornava dois santo-antônios que seguiam a linha dos antigos carros de corrida. Essas peças ficavam à mostra quando se recolhia o teto do carrinho. Aliás, sua melhor pose sempre foi e será com o teto arriado.

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Z3 Coupé

 

Em 1998, a BMW apresentou um estudo que acabou se tornando modelo de série. O Z3 Coupé chegava com carroceria fechada. O estilo era um tanto exótico, que gerou reações controversas. Ele chegou a ganhar o apelido de “sapato de palhaço” devido ao capô longo e as formas do teto.

No entanto, esse carro foi desenvolvido para o consumidor que buscava o máximo de performance do Z3. Tanto que ele só foi equipado com motores seis cilindros 3.0 e também recebeu uma edição M com 325 cv, tal como a versão aberta.

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Fotos: BMW

 


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br