Yuji Ide: o piloto mais “Vida Loka” da história da Fórmula 1

Yuji Ide: o piloto mais “Vida Loka” da história da Fórmula 1

 

Yuji Ide – Volta e meio debato com meus colegas sobre os mais variados temas referentes ao circo da Fórmula 1 e um dos tópicos é o de pior piloto que já passou pela categoria. Cada um tem seu “favorito”, mas o nome de Yuji Ide é presença obrigatória nas listas da turma toda. Por quê? Talvez o japonês nem tenha sido o mais barbeiro que já tenha passado, mas, indubitavelmente, o cara foi o mais “Vida Loka” da história da F1. Quer saber os motivos? Elenquei os principais. Se liga:

 

1- Yuji Ide não conseguiu vencer na “gloriosa” Formula Nippon (Super Fórmula Japonesa)

 

Tudo bem que a antiga Formula Nippon (atual Super Fórmula, em português) é a categoria que está no topo das corridas de monoposto no Japão. Tudo bem que a Formula Nippon teve, entre seus competidores, pilotos de excelente nível técnico como Eddie Irvine, Pedro de la Rosa e Ralf Schumacher. Todos, inclusive, foram para a F1 posteriormente.

Yuji Ide correu na categoria por três temporadas antes de ingressar no circo, mas, naqueles anos, a perícia dos condutores era um tanto duvidosa. Mesmo assim — e com um ótimo carro do Team Impul — conseguiu apenas um segundo lugar no campeonato, em 2005. Ide também participou por alguns anos da Fórmula 3 Japonesa. Igualmente sem sucesso. Já naquela época, demonstrava incrível capacidade de se envolver em acidentes para lá de bizarros.

 

2- Yuji Ide teve um companheiro de equipe na F1 muito mais talentoso que ele

 

Tudo bem que não era lá muito difícil ser mais talentoso que o Ide, mas há de se convir: o cara deu um baita azar. Yuji Ide caiu meio que de pára-quedas na F1 justamente por conta dos “bons resultados” na Super Fórmula. A vaga no grid surgiu após o nascimento da Super Aguri, que operaria como um espécie de “time B” da Honda. O talentoso e inegavelmente rápido Takuma Sato foi dispensado da BAR Honda depois de um 2005 inconsistente. Assim, os nipônicos não teriam mais um piloto da casa.

Por conta da dispensa de Sato, a mídia começou a pressionar a fabricante, pedindo que desse ao piloto um assento na F1. Basicamente daí veio a Super Aguri. O sonho antigo de Aguri Suzuki, um dos pilotos japoneses mais vitoriosos de todos os tempos, se tornou realidade por causa do lobby feito por fãs e jornalistas. A Honda forneceria motor e, posteriormente, chassi para o time neófito, que teria seus carros pilotados por Sato e Ide. O último acabou entrando só para preencher a cota de japoneses.

E deu pena do Yuji. Nos primeiros treinos para valer, na etapa inaugural da temporada 2006, no Bahrein, Takuma Sato fez o companheiro de equipe comer poeira. Ide, um dos rookies mais velhos da história da F1, estreando aos 31 anos, anotou tempo três segundos abaixo do que havia sido cravado por Sato. Além disso, demonstrou, logo de cara, sua completa falta de perícia no pilotar de um Fórmula 1. Na corrida, após algumas barbeiragens, abandonou por conta de problemas no motor.

Nas demais etapas não foi diferente. Sato deu vários bailes em Ide nos treinos classificatórios e nas corridas. Na qualificação para o GP da Austrália, terceiro da temporada, o arrojado Takuma meteu logo humilhantes 3,9 segundos de vantagem em cima do cambaleante companheiro de equipe, que seguiu dando seu show de horrores e quase provocando sérios acidentes em mais de uma ocasião.

 

3- Yuji Ide teve sua superlicença cassada. Sim, a FIA CASSOU a superlicença do nosso “Vida Loka”

 

Em Ímola, quarta etapa da temporada 2006, Ide aprontou mais uma das suas. Logo na primeira volta, o japonês mandou, com vontade, a Midland de Christijan Albers para dar umas voltinhas pelos ares. O carro do holandês capotou diversas vezes até parar na brita, de cabeça para baixo.

Depois de mais essa “treta”, nosso “Vida Loka” foi reprimido oficialmente pelos organizadores da prova. Logo em seguida, no dia 4 de maio, a FIA decidiu cassar a superlicença de Ide. A justificativa era a de que nosso intrépido herói não tinha a mínima condição de guiar um carro de Fórmula 1. É mole?

Em suas quatro participações no circo, Yuji Ide teve como melhor posição de largada um 21º lugar. Ele só não largou em 22º (e último) porque Kimi não anotou uma volta de classificação. Em corridas, conquistou um honroso 13º lugar em Albert Park. De acordo com a F1 Racing Magazine, Ide é um dos cinco piores pilotos da história da categoria. “Vida Loka” demais!

 

Galeria de fotos:

 

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Fotos: Divulgação

 


Alguns vídeos com “grandes” momentos do Ide na F1:

 


 

Marcus Celestino é Jornalista e Cineasta
Já foi repórter do Estado de Minas e do Jornal do Brasil. Também atuou como editor do Auto Papo. Já cobriu os principais salões do automóvel do mundo e zerou, quando criança, todas as versões de Top Gear para Super Nintendo. Atualmente trabalha como analista de dados. Nas horas vagas tenta destronar Lewis Hamilton no modo carreira de F1 2018.

 

 


 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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