VW e-Bulli energiza a velha guerreira

VW e-Bulli energiza a velha guerreira

VW e-Bulli – A Volkswagen não se cansa de mostrar sua Kombi do futuro com motor elétrico, a ID.Buzz. Volta e meia, o utilitário aparece numa feira. Trata-se de uma van, com desenho bem legal e um conjunto de tecnologias que transformam a Kombi original numa máquina de escrever diante de um MacBook Pro. E se a Kombi do futuro é legal, mais ainda é a e-Bulli.

Trata-se de uma Samba Bus T1 (nome dado para a primeira geração de Kombi nos Estados Unidos), que aqui chamamos carinhosamente de corujinha. Fabricada em 1966 e enviada para a Califórnia, o carro foi recuperado e restaurado pela marca alemã.

Em seguida, os engenheiros da VW, junto com a empresa eClassics (que converte antigos em elétricos) removeram o antigo motor boxer com refrigeração a ar de 44 cv e instalaram um módulo elétrico que desenvolve 83 cv e 21,2 kgfm de torque. Pode parecer pouco, mas ele tem o dobro de força e potência da corujinha original.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como se trata de um elétrico, ela substitui a antiga caixa manual por uma transmissão de apenas uma velocidade. Mas seu manuseio é semelhante a uma automática convencional, com as teclas P,R,N,D e B. Sim a última serve para ativar o sistema de recarga por energia cinética das frenagens.

E não é que porque a VW e-Bulli passou por restauração e ganhou motor elétrico que ela deixou de ser uma Kombi de quase 60 anos. Para isso, os engenheiros limitaram sua velocidade máxima em 130 km/h. Mesmo assim, são 25 km/h a mais que o original.

A Kombi recebeu um conjunto de baterias que permitem até 200 quilômetros de autonomia. Seu carregamento é feito por um soquete que aceita corrente continua ou alternada. O bocal está posicionado na tampa do capô. Seu sistema de carregamento permite recarregar até 80% da bateria em 40 minutos.

Os números podem não ser tão expressivos como os de modelos atuais de produção. Mas trata-se de um nicho que está se construindo, afinal a eletrificação é um caminho sem volta e mesmo que sem os estalos de um platinado colado, o desfile de uma carroceria clássica nunca perderá seu charme.

Fotos: divulgação


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br