Fiat Prêmio: Sedã do Uno completa 35 anos

Fiat Prêmio: Sedã do Uno completa 35 anos

O segmento de sedãs compactos vive um período de efervescência, que se iniciou há cerca de três anos com os anúncios de Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, Toyota Yaris e mais recentemente, Chevrolet Onix Plus. Trata-se de uma categoria que se definiu bem, assumiu o papel que há poucos anos era dos médios, que se tornaram carros de luxo. Mas há 35 anos, o cenário é bem diferente do atual. Em março de 1985, a Fiat lançou o Prêmio, modelo derivado do Uno, que ficou em linha por 10 anos. Ele chegou para substituir o Oggi, que derivava do 147 e foi substituído pelo Siena, na segunda metade dos anos 1990.

Visualmente, o Prêmio ainda é um carro que agrada. Suas formas retilíneas e simples deixam claro que se trata de um Uno com porta-malas destacado. Mas esteticamente o resultado é interessante. Em seus 10 anos de mercado, passou por leves ajustes nos faróis, grade e para-choques.

Rivais

Naquela época o Prêmio concorria com Chevrolet Chevette, Volkswagen Voyage e Corcel II. Todos com apenas duas portas, que era usual na época, já que o custo de produção era mais baixo. Tratava-se de um projeto local, que recorria ao ferramental e maquinário utilizado no Uno.

Nos anos 1980 quem quisesse a comodidade das portas extras precisaria apostar num Opala ou Santana, mas, na virada dos anos 1990, o Prêmio recebeu opção com quatro portas, assim como o Uno e a perua Elba.

Técnica

Equipado com motor 1.5 de 71 cv e 12,3 mkgf de torque, o Fiat Prêmio era mais fraco que o 1.6 do Chevette, mas era capaz de resolver sua função de carro de família. O porta-malas de 530 litros ainda é uma referência, sendo superior ao neto Cronos (520 litros). Um dos trunfos do sedã para ganhar espaço no bagageiro era o fato de o Prêmio, assim como o Uno, ter seu pneu estepe acondicionado no capô.

Uma das primazias do modelo foi o uso do computador de bordo, com funções de média de consumo, autonomia e média de velocidade. Em seus 10 anos de produção, o sedã teve 180 mil unidades produzidas.

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Fotos: divulgação


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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