VW apresenta o Taos, que chegará no segundo trimestre
VW faz encontro para mostrar as virtudes do Taos, que chega no segundo trimestre
Com chegada prevista para abril, a Volkswagen já deu início à campanha de lançamento do Taos. O SUV portenho é a aposta da marca alemã para concorrer no segmento de SUVs médios. E, enquanto o carro não chega, o negócio é convencer que o rival não é um bom negócio.
A VW realizou uma videoconferência com jornalistas do setor automotivo para mostrar que o Taos é bem melhor que o líder do segmento, o Jeep Compass. Em sua explanação, a Volks comparou medidas e massas entre os dois modelos.
De fato, o Taos é 4,4 cm maior em distância entre eixos, 6,7 cm mais comprido e 2,2 cm mais largo. Assim, a marca garante que seu jipinho tem 490 litros de porta-malas, que correspondem a 88 litros a mais que o Compass. No entanto, esse volume é obtido sem aquela tampa que recobre o bagageiro.
A VW também provou por na ponta do lápis que o Compass é mais pesado. Segundo a marca, o “modelo norte-americano” é 136 quilos mais pesado. Para a VW a menor massa (1.420 quilos) corresponde à menor consumo e mais agilidade. Isso é fato.
Mas, nesse caso, é preciso bancar o advogado do diabo. O Compass foi um carro desenvolvido para ser um SUV médio, mas com capacidade off-road, que, em Detroit, eles chamam de Off-Road Ability. E para dar conta de trafegar em terrenos acidentados, chafurdar na lama e atravessar crateras sem deixar que o carro torça, foi necessário reforçar sua estrutura.
Tudo bem que a esmagadora maioria das vendas do Compass são na versão com motor flex e tração dianteira, sem aptidão para cair na lama. Já o Taos não faz esse tipo de exigência. Ele é um SUV urbano de formação. Um carro que será oferecido apenas com rodas aro 18 e pneus de perfil baixo (211/55 R18).
Seu ângulo de ataque de 19˚ está longe de fazer dele um aventureiro nato: são 10˚ a menos que o “rival”. Por outro lado, os 24 cm de altura livre do solo permitem que ele passe por buracos e lâminas d’água (não muito profundas). O ângulo de saída de 26,3˚ também está longe de chegar perto dos 33,1˚ do colega pernambucano.
Motor e caixa
O Taos é equipado com motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 mkgf de torque. A unidade é combinada com transmissão automática de seis marchas. Trata-se do mesmo motor do Tiguan e T-Cross Highline.
Esse bloco é muito mais eficiente que beberrão 2.0 de 166 cv. No entanto, vale lembrar que o Compass ganhará motor turbo 1.3 de 170 cv, mais ou menos na mesma época em que o Taos fará sua estreia.
Conteúdos
O Taos não tem o mesmo garbo do Tiguan, mas também não será um carro inferior em termos de conteúdos. A VW detalhou seus conteúdos, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitor de tráfego cruzado em ré, com frenagem autônoma. A frenagem automática também funciona com o carro andando para frente, a até 50 km/h. Primeiro, o carro envia um alerta e, se o motorista não responder, ele aplica a frenagem. E finaliza o pacote de segurança, o monitor de ponto cego.
O Taos também virá com quadro e instrumentos digital, multimídia VW Play (como no Nivus), ar-condicionado digital, dentre outros recursos para fazer frente ao dono do pedaço e também a novos concorrentes como o esperado Toyota Corolla Cross.
Agora só falta a VW definir as versões (que serão poucas) e os preços. Pois, sem isso, não dá para cravar que o Taos é o melhor negócio.
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