Volvo XC40 Hybrid no crivo do Camanzi
O automóvel está passando por uma revolução. É a chamada eletrificação. Carros híbridos e elétricos estão na pauta do dia. E hoje estamos aqui para ver qual é a do Volvo XC40 T5 Plug-in Hybrid R-Design. Nome pomposo, não?”
Quando se fala no nome Volvo, logo vem à cabeça segurança. A marca sueca continua firme nesse propósito, mas também no da eletrificação. Tanto que neste ano só terá carros novos eletrificados pra vender no Brasil, como este hibrido, que você também pode ligar na tomada e andar uns bons quilômetros sem gastar uma gota de gasolina.
Aliás, a única diferença externa fica por conta da abertura para o cabo de recarga, que vamos falar mais pra frente. No restante esta versão Hybrid R-Design, por enquanto a única disponível do XC40, tem as linhas modernas que inspiram robustez e mantém os detalhes do DNA da marca, como o friso diagonal na grade; lanternas traseiras estilo bumerangue que invadem as laterais e os faróis, com as luzes diurnas em forma de T, representando o famoso martelo de Thor.
Um conjunto, que agrada, não?
O XC40 T5 Plug-in Hybrid R-Design é um SUV compacto de luxo. Por isso os suecos deram muita atenção também ao interior. Materiais de qualidade, agradáveis ao toque e arremates muito bem feitos. Todo o revestimento é em couro e Nobuck, e com superfícies emborrachadas por todos os lados. A única coisa que eu não gostei, foi dessa faixa de alumínio no painel e portas. Mas ai é questão de gosto.
Quando o assunto são os mimos, também não deixa por menos. Faróis Full-LED adaptáveis automaticamente; chave presencial; partida por botão; quadro de instrumentos de 12,3 polegadas configurável; bancos esportivos elétricos com duas memórias no do motorista; ar-condicionado automático bi-zona com saídas atrás; som de 660 watts com 13 alto-falantes; teto solar panorâmico; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; câmera de ré; carregador de celular por indução; freio de estacionamento elétrico; tampa do porta-malas de 460 litros elétrica e abertura por sensor sob o para-choque; e multimídia de 9 polegadas com GPS e espelhamento de celular.
Pena que a conexão ainda é feita por cabo… e não tem botões específicos no volante para atender ou desligar uma ligação. Nesse carro, eu acho uma mancada.
Com 2 metros e 70 de distância entre-eixos, o XC40 oferece um bom espaço interno. Mas o túnel central é alto e com o ressalto no assento e no encosto, prejudica quem vai ao meio.
E quando o assunto é segurança, é o que se espera de um Volvo
Tem seis airbags; cintos e apoios para todos; Isofix; serviço 24h de concierge e assistência Volvo on Call; controles de tração, estabilidade, auxiliar de partida em rampa, leitura de placas de velocidade, e freios a disco nas quatro rodas, que param o XC40 Hybrid com muita competência.
E mais… Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo; frenagem de emergência que identifica pedestres e animais; sensor de ponto cego; alerta de mudança de faixa com correção ativa; e alerta de tráfego cruzado com frenagem automática.
Hora de falar da mecânica
Vem equipado com o novo conjunto T5 Twin Engine para carros de tração dianteira da Volvo. São dois motores. Um 1,5 litro turbo a gasolina de 3 cilindros com injeção direta que entrega 183 cavalos, e outro elétrico de 83. Combinados oferecem 266 cavalos e 43,3 quilos de torque. Uma potência total que, com o torque máximo imediato do motor elétrico, permitem um desempenho que justifica o ar esportivo dele. Faz de 0 a 100 por hora em 7,3 segundos e chega aos 205 por hora. Sem falar das rápidas retomadas de velocidade, mesmo com ele carregado.
E, ao pisar fundo, te proporciona aquela sensação agradável do banco te empurrando pra frente…
E o consumo?
Em nosso circuito cidade/estrada, chegou a uma boa média de 18,5 km/l de gasolina, no modo hibrido de condução, o usado normalmente. É onde o XC40 privilegia o funcionamento do motor elétrico visando o menor consumo possível. E como todo hibrido, gasta menos na cidade do que na estrada. Quem também trabalha para esses bons resultados de consumo e desempenho, é o câmbio automático de dupla embreagem com sete marchas. Com engates rápidos e quase imperceptíveis, tem ainda trocas manuais em aletas atrás do volante.
E sabe quantos modos de condução tem este XC40?
Tem cinco: um é o hibrido, que combina motor elétrico com o a combustão visando o menor consumo; depois vem o individual, que você seleciona tudo ao seu gosto pessoal; a seguir o Power, onde a proposta é desempenho, os dois motores funcionam simultaneamente e o câmbio estica as marchas; no Pure ele funciona só com o motor elétrico e com a bateria cheia dá para rodar uns 45 quilômetros; e, o Off-Road, leve claro, para ser usado em velocidades de 20 a 40 por hora.
Em todos eles ao frear ou tirar o pé do acelera dor, a energia gerada é usada para recarregar a bateria.
E tem mais… Dá ainda para acionar o modo Charge, quando o motor a combustão passa a carregar a bateria; ou o modo Hold, para você guardar a carga da bateria para ser usada outra hora; ou ainda colocar o câmbio na posição B, quando o motor a combustão fica ligado permanentemente e as marchas só podem ser trocadas manualmente, nas aletas atrás do volante ou na alavanca de seleção. E o motor elétrico, que sempre se torna um gerador ao tirar o pé do acelerador, aumenta a regeneração de energia, passando a atuar como um freio motor e incrementando a recarga da bateria.
Por falar nisso, recarregar a bateria na tomada é simples.
Pode ser na sua garagem, usando o cabo que vem com ele, conectando-o a uma tomada de 220V e 16A, sendo necessário somente instalar um conector redondo do tipo três pinos. Se estiver zerada, leva de 2 horas e meia a 3 para recarregar. Ou então usar qualquer eletroposto com Plug 2 que é praticamente o padrão. Pra facilitar, digitando Eletroposto Volvo no Waze, ele indica o mais próximo dos 700 que a marca diz já ter instalado pelo Brasil.
Vamos ver como anda
Como todo carro eletrificado, ao ligar é preciso olhar no painel e ver a palavra Ready. É que para arrancar ou fazer manobras só usa o motor elétrico. Mesmo que o painel indique que a bateria está zerada, já que ela esconde uma reserva para auxiliar sempre o motor a gasolina. Andando o silêncio impressiona e é preciso prestar atenção para ouvir quando o motor a combustão passa a funcionar. A transição é suave e praticamente não faz barulho.
O silêncio só é quebrado quando o chão não é liso.
A suspensão independente nas quatro rodas é do tipo firme, mas administra bem as irregularidades do solo para um rodar confortável. Porém não evita as vibrações que os largos pneus de perfil baixo em rodas de 20 polegadas provocam em ruas de calçamento ou os baques ao passar por buracos. Por outro lado, eles têm um papel importante na boa estabilidade do XC40, que só apresenta uma tendência a sair de frente no limite das curvas e com o controle de estabilidade desligado. Mas facilmente controlável.
Então, difícil não gostar, não é? É bonito, bem acabado, anda bem, é confortável e muito econômico. Sabe qual é o grande problema dele? O preço. Como o de todo carro importado, também é para poucos. Até a próxima.
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Notas do Emilio
- Desempenho 9
- Consumo 9
- Segurança 10
- Estabilidade 9
- Acabamento 9
- Espaço interno 8
- Porta-malas 8
- Custo/benefício 6
Ficha Técnica e Lista de Equipamentos de Série do XC40 Hybrid
Foto e vídeo: Carros com Camanzi
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