Volvo vai começar a cobrar caro pelos seus eletropostos

Volvo vai começar a cobrar caro pelos seus eletropostos

A Volvo Car Brasil, uma das pioneiras na instalação de infraestrutura de recarga para veículos elétricos no país, anunciou uma nova fase em sua estratégia de eletrificação. A partir do dia 10 de julho, a empresa implementará tarifas de cobrança pelas recargas em seus carregadores conectados, com exceção dos proprietários de carros da própria marca, que continuarão tendo acesso gratuito ao serviço.

A cobrança será de 3 tipos: uma taxa de conectividade de R$ 2,50 ao iniciar a recarga, uma taxa de carregamento de R$ 4,00 por kWh em seus carregadores rápidos – já que os wallbox não possuem a conectividade necessária para identificar o veículo –, e uma taxa de ociosidade de R$ 5,00 por minuto, cobrada após 15 minutos que o carregamento foi concluído e o veículo não foi desconectado. A taxa de ociosidade é a única aplicada também aos proprietários de carros Volvo e tem um caráter “educativo”, visando evitar que veículos já carregados ocupem os carregadores, impedindo outros motoristas de utilizá-los. 

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Desde 2017, quando instalou os primeiros carregadores wallbox, a Volvo vem ampliando sua rede de eletropostos no Brasil. Em 2021, a empresa já contava com mil pontos de recarga de conveniência em diferentes regiões do país. No ano seguinte, deu início à implementação da infraestrutura de recarga rápida em rodovias, com um investimento de R$ 70 milhões para a instalação de 101 eletropostos.

Atualmente, a Volvo já instalou 52 dos 101 eletropostos anunciados, totalizando 19 mil quilômetros de estradas e 37 rotas conectadas, que incluem as principais capitais do país como as rotas:

  • São Paulo – Rio de Janeiro, 
  • São Paulo – Belo Horizonte, 
  • São Paulo – Curitiba, 
  • Brasília – Belo Horizonte, 
  • Vitória – Porto Seguro, e
  • João Pessoa – Campina Grande. 

Além disso, os eletropostos Volvo cobrem grandes rotas como: 

  • Cabo Frio/RJ a Foz do Iguaçu/PR (2.000 km), 
  • Torres/RS a Cabo Frio/RJ (1.700 km), 
  • Vitória/ES a Ilhéus/BA (720 km), 
  • Rondonópolis/MT a Sinop/MT (900 km), e 
  • Aracaju/SE a Petrolina/PE (500 km). 

No último ano, foram realizadas 40 mil recargas, o que corresponde a 1 milhão de kWh consumidos. Esses números evidenciam o crescimento da adoção de veículos elétricos no Brasil e representam a clara motivação da empresa de implementar a cobrança pelo serviço, especialmente se considerado que 75% destas recargas foram feitas em veículos de outras fabricantes. 

Marcelo Godoy, Presidente da Volvo Car Brasil, afirma que a marca ajudou a pavimentar a eletrificação no Brasil e que “é gratificante acompanhar a consolidação crescente desse projeto que vai muito além da nossa marca”. Acrescenta, ainda, que “com isso, é esperado que a infraestrutura para atender os veículos elétricos amadureça cada vez mais. Este é um novo passo que se torna necessário para seguirmos evoluindo de forma segura e abrangente, além de aprimorarmos o nosso atendimento, monitoramento e cobertura”.

A Volvo também acredita que mais marcas de iniciativa privada precisam investir em infraestrutura no país. Com as projeções da marca sueca fica claro que a demanda está aumentando e agora a estrutura precisa crescer junto para que o mercado de eletrificados funcione.

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Paula Jabour

Paula Jabour

Paula Jabour é criadora de conteúdo e copywriter. Ela atende clientes de diversos setores, incluindo automotivo, restaurantes, artistas e profissionais liberais.