Em uma ação inédita, a Volkswagen do Brasil apresentou seu mais novo SUV, o Tera, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, durante o Carnaval do Rio de Janeiro, em meio à maior festa popular do mundo. Com quatro versões distintas, o Tera, SUV de entrada da Volkswagen, tem como objetivo desafiar a concorrência e reforçar a liderança da marca no mercado nacional de SUVs.
Modelo Estratégico para o Mercado Nacional e Global
Com previsão de chegada ao mercado brasileiro no primeiro semestre, o Novo Tera se posicionará entre o Polo e o Nivus, em um segmento disputado, onde concorrerá diretamente com modelos como Pulse e Kardian. A Volkswagen aposta no modelo como um carro de grande volume, visando ampliar sua presença no segmento de SUVs. O Tera é o quarto modelo da ofensiva de 16 lançamentos planejados pela marca até 2028.
Desenvolvido e produzido no Brasil, o Tera possui ambições globais, com planos de comercialização em mais de 25 países, incluindo mercados da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México) e do continente africano.
Opções Mecânicas e Acabamentos para Todos os Gostos
O Novo Tera será oferecido em quatro versões de acabamento, buscando atender a diferentes necessidades e orçamentos. Espera-se que a versão de entrada conte com motor 1.0 aspirado e câmbio manual, oferecendo uma opção acessível. Já a versão topo de linha, especula-se, trará o motor 1.0 turbo e câmbio automático de 6 marchas, proporcionando mais desempenho e conforto.
Design Inovador e 100% Brasileiro
O design do Novo Tera, liderado por José Carlos Pavone, Head de Design Américas, apresenta uma nova identidade de estilo para os modelos VW no Brasil.
As linhas que se originam nos paralamas criam uma sensação de altura, com um alargamento da coluna “C”. As rodas, dimensionadas para preencher as caixas de roda, harmonizam o volume da carroceria com a postura dinâmica do veículo. O teto possui um caimento esportivo, sem perder a característica de um SUV.
Tecnologia e Conforto como Diferenciais
Todas as versões contarão com painel e central multimídia novos, além de iluminação ambiente. A versão topo de linha ainda terá rodas de liga leve.
As lanternas traseiras, com efeito luminoso “click-clack”, remetem a modelos como Passat e Tiguan. Além disso, o Tera contará com o pacote ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que inclui sistemas de assistência ao motorista para aumentar a segurança.
Detalhes e Tecnologia na Passarela do Samba
No desfile do Sambódromo, o modelo foi apresentado nas cores Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico. A configuração exibida, supõem-se que a topo de linha, conta com rodas de liga leve diamantadas, faróis e lanternas em LED, painel de instrumentos de dez polegadas, central multimídia VW Play Connect com conectividade para Brasil e Argentina, carregamento de celular por indução e pacote ADAS, entre outros recursos.
“Easter Eggs” e Compromisso com o Brasil
Uma novidade do Novo Tera são os “Easter Eggs”, elementos escondidos que proporcionam uma interação divertida com os consumidores. No vidro traseiro, um desenho mostra ícones da marca no Brasil: Fusca, Gol e o próprio Tera. Além disso, outras mensagens e figuras, como “Trip mode on” no porta-malas, estão espalhadas pela carroceria.
O lançamento será ainda no primeiro semestre de 2025, provavelmente entre abril e maio, quando serão revelados o preço e mais informações.
Veja também:
- MPF Pede Indenização Bilionária por Segurança do Chevrolet Onix
- Ford Anuncia Lançamento da Linha Tremor no Brasil
- O Carro do Oscar! Kadett do Filme “Ainda Estou Aqui” Vai a Leilão