O Carro do Oscar! Kadett do Filme “Ainda Estou Aqui” Vai a Leilão

Opel Kadett do Filme Vai a Leilão no Próximo Dia 22 de Março
O aclamado filme “Ainda Estou Aqui” (2024), indicado ao Oscar, não só emocionou o público com sua história, mas também resgatou memórias e despertou a curiosidade sobre os carros clássicos que marcaram a época retratada. Um veículo em especial, o Opel Kadett vermelho, carro da família Paiva, se tornou um símbolo do filme e, agora, será leiloado, oferecendo aos fãs e colecionadores a oportunidade de adquirir um pedaço da história do cinema e da indústria automobilística.

Das Estradas para as Telas
O Kadett não foi o único carro a brilhar nas telas. Para recriar a atmosfera da época, foram utilizados mais de 20 carros, além de ônibus, ambulância, motos e caminhões da década de 70. Empresas especializadas em locação de veículos para o setor audiovisual buscaram colecionadores dispostos a emprestar suas preciosidades para as gravações. Os carros, todos restaurados e em perfeito estado, eram transportados por reboque e passavam por um processo de “maquiagem” para simular o desgaste do tempo e o uso nas ruas.
No entanto, a grande estrela automotiva do filme é o Opel Kadett vermelho, o carro da família Paiva. O veículo passou por uma reforma para eliminar ruídos internos e foi repintado de amarelo para vermelho, para que fosse igual àquele retratado no livro “Ainda Estou Aqui” de Rubens Paiva, que inspirou o filme. O Kadett do filme é um modelo coupé da terceira geração, o “Kadett B”, produzido pela Opel entre 1965 e 1973 na Alemanha. Equipado com um motor de quatro cilindros de 1.1 litro de cilindrada, com cerca de 60 cv de potência, e câmbio manual de quatro marchas, o Kadett representava uma opção elegante e moderna para a época.
Uma curiosidade? O Kadett chamou a atenção até mesmo do diretor Walter Salles, um entusiasta do automobilismo, que chegou a expressar o desejo de adquirir o veículo.
Além do Kadett, o filme contou com outros veículos que marcaram época, como o Volkswagen Fusca, o carro mais vendido da época, que aparece com frequência nas cenas, representando a onipresença do modelo nas ruas brasileiras. Outros veículos, como ônibus, ambulâncias, motos e caminhões da década de 70, também foram utilizados para dar autenticidade à ambientação, transportando o público para o passado.
Leilão: Uma Chance de Possuir um Tesouro
O Opel Kadett B de 1968 – sim, o mesmo usado no filme – será leiloado no próximo dia 22 de março, durante o 6° Leilão de Veículos Antigos, organizado pela Picelli Leilões no Morumbi Town Shopping. O lance inicial está fixado em R$ 200 mil, valor equivalente ao preço de um Jeep Compass com alguns opcionais. Muito barato, se vocês querem saber nossa opinião.
Lançado em 1936 na Alemanha, o Kadett se tornou um símbolo da Opel, que pertencia à General Motors na época retratada no filme. Com a proibição da importação de carros em 1976, os modelos da Opel se tornaram raros no Brasil. Nos anos 80, a GM passou a vender alguns modelos da marca alemã sob o nome Chevrolet, como o Chevrolet Kadett, Astra, Vectra, Omega e Corsa, que fizeram grande sucesso no mercado brasileiro. A junção das marcas, simbolizada pela auréola que circulava o logo da Chevrolet, durou até 2012. Atualmente, a Opel pertence ao grupo Stellantis, que também detém a Peugeot, a Citroen, a Jeep, a Chrysler, a RAM, e a Fiat.
O leilão do Opel Kadett B usado no filme “Ainda Estou Aqui” representa uma oportunidade única não só para entusiastas do antigomobilismo, mas também para amantes da sétima arte, que se deparam com a possibilidade muito real de ter um pedaço da história em suas garagens.
Sobre o Leilão
6° Leilão de Veículos Antigos
Local: Morumbi Town Shopping
Endereço: Av. Giovanni Gronchi, 5930 – Vila Andrade, São Paulo – SP
Data: 22 de março de 2025
Veja também:
- MPF Pede Indenização Bilionária por Segurança do Chevrolet Onix
- Como Instalar Carregadores Elétricos em Casas e Condomínios
- CAOA Chery Lança Tiggo 7 e Tiggo 8 PRO Híbridos Plug-in 2025