Venza: o Corolla Cross do Tio Sam

Venza: o Corolla Cross do Tio Sam

A Toyota acaba de apresentar a nova geração do Venza, nos Estados Unidos. Trata-se de modelo familiar vendido entre 2008 e 2015 e que agora retorna como um SUV com carroceria cupê para se posicionar entre o C-HR e o RAV4. Com desenho arrebatador (coisa que não é fácil na Toyota), esse SUV será a versão norte-americana do nosso Corolla Cross.

O Venza chegará ao mercado apenas com motorização híbrida, que promete consumo combinado (urbano e rodoviário) na ordem de 17 km/l. Pode não parecer muito, mas para um SUV desse porte e com tração integral, é um desempenho considerável.

O conjunto mecânico, batizado de  Toyota Hybrid System II, combina um motor 2,5 litros com três módulos elétricos. A unidade a combustão conta com sistema de refrigeração variável (bomba de água elétrica, termostato elétrico) e uma bomba de óleo totalmente variável, que segundo a marca contribui para a eficiência do bloco. A potência combinada dos quatro motores é de 219 cv.

O sistema de tração integral conta com um dos motores elétricos montado junto ao eixo traseiro. Essa unidade tem programação para entregar 80% do torque para as rodas posteriores e outros 20% para ajudar o eixo dianteiro. No entanto, ele pode reservar toda a força para seu eixo quando há demanda.

Estilo do Toyota Venza

O Venza impressiona pelas linhas fluidas, sem excessos de recortes dos últimos modelos da marca. A parte frontal se destaca pela grade elevada e os faróis afilados. Visto de lateral, há um quê de HR-V ampliado, mas com curvas que fazem dele bem musculoso.

No entanto, é na traseira que esse Toyota dá seu show. A cadência acentuada da coluna C, combinada com as lanternas afiladas e elevadas (ao melhor estilo Jaguar), dão ao modelo um estilo muito atraente. O conjunto se completa com as ponteiras duplas. O único excesso fica por conta da moldura cromada para os olhos de gato, que têm cara de carro chinês.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por dentro do Toyota Venza

Se por fora o Venza é tão bonito que nem parece um Toyota, por dentro ele mais Toyota do que nunca. Apesar de contar com quadro de instrumentos de 12,3 polegadas e um imenso multimídia flutuante (sem aquela cobertura do Corolla, que lembra uma TV de tubo), o estilo é bem mais sóbrio que o exterior. Mas mesmo assim é elegante.

O sistema JBL inclui áudio de alta fidelidade, conexão com smartphone, além de acesso às câmeras. A Toyota explica que a base de carregamento sem fio foi alargada para comportar telefones de tela grande como um iPhone 11 XR Max ou um Galaxy S20 Ultra.

Mas a cereja do bolo desse Toyota é o isolamento acústico. A marca explica que aplicou mantas mais densas para absorver ruídos externos assim como duas câmaras de ressonância no capô, que “coletam” o barulho. Até o escapamento foi projetado para reverberar o mínimo possível.

Tudo isso somado ao um padrão elevado de acabamento, com materiais acolchoados, bancos revestidos em couro e sistema de climatização digital de múltiplas zonas. Fala que não deu uma invejinha dos gringos, fala?

Este slideshow necessita de JavaScript.


Fotos: divulgação

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br