Mustang Mach-E 1400

Mustang Mach-E 1400

Ford apresenta versão de corridas do Mustang Mach-E

 

A Ford chocou a humanidade com o Mustang Mach-E, seu SUV elétrico que leva as linhas de seu icônico muscle car. E, como se o utilitário já não fosse exótico o bastante, a marca do oval azul resolveu apresentar um conceito de corridas para ele, que tem nada menos que 1.400 cv.

O conceito foi batizado de Mustang Mach-E 1400, em alusão ao elétrico Cobrajet 1400 do cupê (desenvolvido para competições de arrancada). No entanto, a proposta desse Mach-E é para além do dragster. Ele pode ser utilizado em corridas e provas acrobáticas com as gincanas de Ken Block.

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Outra diferença está no motor. O cupê elétrico utiliza um monstro elétrico debaixo do capô. Já o SUV é equipado com nada menos que sete motores elétricos, distribuídos para oferecer o máximo de performance de acordo com o tipo de prova.

Assim, ele utiliza três unidades acopladas ao diferencial dianteiro e quatro são montadas na traseira, que a Ford chama de “estilo panqueca”. Em tese há um único eixo de transmissão conectando-os aos diferenciais. Isso permite grande variedade de ajustes para configurar a modalidade que ele irá disputar, desde drifting até corridas de pista de alta velocidade .

O carro foi desenvolvido junto com a preparadora RTR, especializada em modelos Ford. Segundo a marca, foram necessárias 10 mil horas para chegar ao modelo final, que foi construído sem limitações de regras.

Muitos componentes foram retirados dos carros de competição à combustão, mas otimizados para um carro que não depende da mistura ar-combustível. Um exemplo são as tomadas de ar que foram ajustadas para melhorar a aerodinâmica do Mach-E 1400.

Para fazer esse pônei radioativo sair do lugar, a Ford instalou um conjunto de baterias de de 56,8 kWh composta por células de níquel manganês e cobalto, que segundo a marca, garante alto desempenho e alta taxa de descarga. O sistema da bateria foi projetado para ser resfriado durante o carregamento, usando um líquido de refrigeração di-elétrico, diminuindo o tempo necessário entre as execuções.


Fotos: divulgação

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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