Velar 2024: SUV ganha mais tecnologia e estilo

SUV de luxo inglês recebe discreta atualização visual e mais tecnologia. Velar 2024 híbrido agora oferece 64 km de autonomia no modo 100% EV

Seis anos depois do seu lançamento, o Range Rover Velar 2024 recebe uma atualização. A primeira mudança do SUV inglês é principalmente voltada para a tecnologia de seus interiores, com atenção especial para o conforto (e saúde) dos passageiros. O modelo chega ao mercado europeu a partir de 71 mi euros. Ainda não temos a data de lançamento ou preço para o Brasil

300x250

As modificações estéticas são limitadas a alguns detalhes, mas são suficientes para tornar a aparência da Velar 2024 mais jovem e de acordo com os últimos modelos da Land Rover. O SUV inglês apresenta novos faróis dianteiros super finos com LED Pixel e faróis traseiros com efeito tridimensional, uma grade redesenhada e mais limpa, e uma forma ligeiramente reformulada dos para-choques. O catálogo de cores também foi renovado com a adição das cores Varesine Blue Metálica e Zadar Grey Metálica Premium.

A nova grade combina com o teto flutuante típico, além da linha de cintura ininterrupta e portas com maçanetas integradas, elementos que definem o modelo. O Velar é pioneiro da filosofia de design reducionista da Range Rover e leva esta abordagem a um novo patamar. O SUV ganha novo touchscreen de vidro curvo flutuante de 11,4 polegadas é integrado no console central.

Velar 2024: tecnologia

Novo Range Rover Velar 2024 é o primeiro da marca a apresentar a próxima geração do infotainment Pivi Pro. Ele incorpora controles para todas as funções-chave do veículo dentro da nova tela curva de 11,4 polegadas. Os controles para o climatização, assentos e volume de áudio sempre estão visíveis em cada lado da tela através de novos painéis laterais, com controles deslizantes multifuncionais em cada lado. Esses botões virtuais são sempre visíveis e fornecem acesso imediato a itens frequentemente usados, incluindo controles de temperatura individuais para os ocupantes da frente, volume de áudio e modos Terrain Response.

No início de cada viagem, o motorista é informado através do painel Pre-Drive para acesso rápido a recursos como limpadores de vidros e assentos aquecidos opcionais. Uma vez em movimento, o modo desaparece e volta à tela inicial de três painéis que pode ser personalizada com a inteligência.

A Land Rover informa que o sistema passou por vários testes, tanto com humanos como por AI, para reduzir o tempo de interação e entregar a experiência tecnológica mais amigável para o usuário. Aproximadamente 80% das tarefas podem ser realizadas em dois toques na tela inicial.

O sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto Wireless e pode ser conectado ao Amazon Alexa. A atualização do sistema de entretenimento e a maioria das funções eletrônicas do veículo podem ser recebidas gratuitamente “over-the-air”, sem a necessidade de visitar uma oficina especializada. O carro ainda ganha um sistema de carregador por indução mais eficiente.

Os bancos têm novos designs e revestimentos sustentáveis, sem couro. O proprietário pode optar pelo tecido de lã Kvadrat (mais leve em 58% em comparação com o couro), os painéis Ultrafabrics e um tecido de poliuretano. De acordo com a marca, esses materiais garantem a mesma qualidade, pois foram testados para simular 10 anos de abrasão e três anos de exposição direta ao sol!

Ao dirigir, você viaja em silêncio: o Range Rover Velar pode vir equipado com a tecnologia Active Road Noise Cancellation, que usa o sistema de som 3D Surround Sound Meridian (composto por 17 alto-falantes e um amplificador de 750W) para suprimir os ruídos vindos de fora.

Aliás, o interior é puro tanto em som quanto em ar. O sistema de purificação de ar da cabine pode remover CO2 e partículas finas PM2.5, enquanto a tecnologia Nanoe X minimiza a presença de patógenos como bactérias e outros itens que podem causar alergias.

Motorização

Os clientes podem escolher entre o Velar 2024 nas versões S, Dynamic SE, Dynamic HSE e Autobiography. Todos os modelos possuem tração integral, desde o turbo a gasolina P250 de 250 CV até o híbrido plug-in P400e de 404 CV.

Na opção mais potente, o carro conta com bateria de 19,2 kWh, contra 17,1 kWh anteriormente, e pode percorrer 64 km em modo EV, 11km a mais. Não há mudanças nas opções intermediárias híbridas a diesel D200 e D300, com 204 e 300 CV, respectivamente.

Leia também:
C40 energiza eletrificação da Volvo
Land Rover lança Discovery Sport híbrido
Land Rover apresenta Defender Onçafari
Jaguar XJ-C: O cupê do felino

O híbrido elétrico P400e combina motor motor elétrico de 105kW com um motor a gasolina Ingenium para proporcionar 404 cv. o P400e é capaz de acelerar de 0-100 km/h em 5,4 segundos, com uma velocidade máxima de 209 km/h. Também pode rodar apenas com energia elétrica até 140 km/h.

Tipo de motorModeloPotência (Cv)CilindrosTorque (Nm)TransmissãoTração
Híbrido ElétricoP400e4044 cilindros, 2.0L PHEV640Automática de 8 velocidades4×4
GasolinaP2502504 cilindros, 2.0L365Automática de 8 velocidades4×4
GasolinaP3403406 cilindros, 3.0L MHEV480Automática de 8 velocidades4×4
GasolinaP4004006 cilindros, 3.0L MHEV550Automática de 8 velocidades4×4
DieselD2002044 cilindros, 2.0L MHEV430Automática de 8 velocidades4×4
DieselD3003006 cilindros, 3.0L MHEV650Automática de 8 velocidades4×4
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br