Modelo de entrada com preço estimado de 20 mil euros busca popularizar a mobilidade elétrica na Europa.
A Volkswagen apresentou o ID. Every1, o novo elétrico compacto que tem como ideal democratizar o acesso à mobilidade elétrica com um veículo “da Europa para a Europa”. O conceito, revelado recentemente, é o mais recente esforço da montadora alemã para expandir sua linha de veículos elétricos urbanos de alto volume, com lançamento previsto para 2027. O preço estimado é de 20 mil euros (aproximadamente R$ 124.600 em conversão direta), o que o posiciona como uma opção acessível no mercado de elétricos.
Sucessor Elétrico do Up!
O ID. Every1 é considerado o sucessor elétrico do Volkswagen Up!, lançado há mais de dez anos com a promessa de revolucionar o segmento de carros de entrada. Apesar de não ter alcançado esse objetivo em todos os mercados, o Up! agora abre caminho para o ID. Every1, um subcompacto elétrico com tecnologias inovadoras. A Volkswagen pretende posicionar o ID.1 com um preço competitivo, semelhante ao do futuro SUV de entrada Tera no Brasil, mas com um porte menor e foco na mobilidade elétrica.
Plataforma MEB e Desempenho
O ID. Every1 é construído sobre a nova plataforma modular elétrica (MEB) de tração dianteira. O modelo conceitual é equipado com um motor elétrico de 70 kW (94 cv), oferecendo uma autonomia de 205 km e velocidade máxima de 130 km/h. Com um comprimento de 3.880 milímetros, é um pouco maior que o antigo Up! (3.600 mm), proporcionando espaço para quatro ocupantes.
Expansão da Gama Elétrica
A Volkswagen foi uma das primeiras montadoras a apostar em uma gama de carros elétricos com uma plataforma modular específica, a MEB. O ID.3, lançado em 2019, foi o primeiro representante dessa nova família. No entanto, a empresa enfrentou desafios como preços elevados, autonomia limitada, design pouco atraente e falhas nos acabamentos, o que impactou as vendas.
Atualmente, a Volkswagen não tem nenhum carro elétrico entre os 50 modelos mais vendidos na Europa, enquanto possui seis modelos a combustão nessa lista. O ID.3, por exemplo, vendeu 54 mil unidades em 2024, um volume 75% menor do que o Golf, que registrou 216 mil vendas no mesmo período.
O ID.1 chega com o objetivo de corrigir essa trajetória, competindo com modelos como o Citroën e-C3 e o Renault 5, que já oferecem preços similares. A Volkswagen busca equilibrar o preço com as tarifas protecionistas europeias e a concorrência chinesa.
Design e Interior
O ID.1 compartilha a mesma plataforma MEB de tração dianteira com o ID.2, um compacto elétrico com dimensões semelhantes às do Polo e preço de entrada de 25 mil euros, previsto para 2026. A Volkswagen utiliza as expressões “All” (todos) e “Every1” (todos) para manifestar seu objetivo de oferecer uma gama de elétricos acessível a todos os clientes.
Com um comprimento de 3,88 metros, o ID.1 oferece espaço para quatro adultos e um porta-malas de 305 litros. Seu design apresenta proporções tradicionais da Volkswagen, visíveis na posição e desenho do para-brisa, vidro traseiro, para-choques e colunas C.
O interior é marcado por um painel de instrumentos digital e uma central multimídia com botões físicos para o ar-condicionado e o sistema de áudio. O console entre os bancos dianteiros pode ser usado como apoio de braço ou recuado para virar uma prateleira na segunda fileira. Os bancos também podem ser rebatidos ou reclinados, oferecendo flexibilidade para diferentes usos.
Motorização e Produção
O ID.1 terá um motor elétrico de 95 cv de potência, permitindo uma velocidade máxima de 130 km/h e autonomia mínima de 250 km no ciclo europeu WLTP. O tipo e a capacidade das baterias ainda não foram divulgados.
O Grupo Volkswagen vai produzir o ID.1 e o ID.2 em versões para suas subsidiárias europeias Skoda e Cupra. O projeto é liderado pelo polo industrial espanhol, nas fábricas de Martorell (Catalunha) e Pamplona (Navarra).
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