Toyota Confirma Picape Elétrica Anti-Toro para 2026

A Toyota, tradicionalmente conservadora em sua transição para veículos elétricos, sinaliza uma mudança de postura ao confirmar o lançamento de uma picape elétrica com porte semelhante à Fiat Toro para 2026. O anúncio foi feito durante um evento na Bélgica, onde a montadora também revelou planos para expandir sua linha de SUVs elétricos e adotar novas tecnologias de motorização híbrida plug-in flex.
Picape Elétrica Anti-Toro
A confirmação da picape elétrica, apelidada extraoficialmente de “anti-Toro”, representa uma aposta da Toyota em um segmento de picapes compactas que tem ganhado popularidade, especialmente no Brasil. A silhueta do modelo foi mostrada durante o evento na Bélgica, revelando um design que se distancia do conceito elétrico da Toyota Hilux apresentado anteriormente.
A picape deverá adotar a plataforma monobloco do conceito EPU, apresentado no Salão de Tóquio de 2023, com dimensões próximas às da Rampage (5,07 metros de comprimento e 3,35 metros de entre-eixos). O visual do conceito EPU, com linhas limpas e um design que remete à Tesla Cybertruck, pode servir de inspiração para o modelo final.
A picape anti-Toro se juntará ao SUV Yaris Cross como parte de um investimento de US$ 2,2 bilhões que a Toyota anunciou para o Brasil em março passado. O investimento visa modernizar a fábrica de Sorocaba, no interior paulista.
Motorização Híbrida Plug-In Flex e Investimento no Brasil
Além da picape elétrica, a Toyota também planeja introduzir uma nova família de motores híbridos plug-in flex (PHEV-FFV) que terão como base o motor 2.5 Atkinson a gasolina do RAV4 Plug-In Hybrid, modificado. Essa tecnologia, combinada a motores elétricos dianteiros e traseiros, promete entregar alta potência e autonomia, além da flexibilidade de utilizar gasolina ou etanol.
Expansão da Linha de SUVs Elétricos e Abandono da Sigla bZ
A Toyota também revelou planos para expandir sua linha de SUVs elétricos, com o lançamento de dois novos modelos: o Urban Cruiser, um SUV compacto derivado do Suzuki Vitara, e um SUV maior, com capacidade para 7 lugares, que se posicionará como uma alternativa elétrica ao Land Cruiser 300.
A montadora também anunciou que abandonará a sigla bZ (Beyond Zero) em seus veículos elétricos, adotando nomes com identidade própria, seguindo a tendência de outras marcas como a Mercedes-Benz.
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