Audi R8 Pode Retornar, Mas Como Eletrificado

Audi R8 Pode Retornar, Mas Como Eletrificado

Após um ano do encerramento da produção do icônico esportivo R8, a Audi considera trazer o modelo de volta ao mercado com uma nova geração híbrida plug-in, possivelmente em 2027. A informação, divulgada pela revista britânica Autocar, indica que o CEO da Audi, Gernot Döllner, aprova a ideia, que visa posicionar o R8 como um carro-chefe de alta performance.

Compartilhamento de Componentes com o Lamborghini Temerario

Assim como as gerações anteriores compartilhavam componentes com os Lamborghini Gallardo e Huracan, o novo R8 será baseado na plataforma do recém-lançado Lamborghini Temerario. Essa colaboração se estenderá ao conjunto mecânico híbrido plug-in, combinando um motor 4.0 V8 biturbo a gasolina com três motores elétricos.

Apesar do Temerario entregar 907 cv, as versões de topo do R8 podem receber preparação especial para alcançar a marca de 1.000 cv, tornando-o o Audi mais potente e rápido já construído, superando, inclusive, o elétrico RS E-Tron GT Performance, que tem 925 cv. No entanto, é esperado que as versões de entrada do R8 tenham configurações mais modestas para evitar competição direta com o modelo da Lamborghini.

R8 V10

Design Inovador e Estratégia de Marca

O design do novo R8 será disruptivo e diferente de tudo o que a Audi já produziu. O supercarro será o primeiro modelo da marca a apresentar uma linguagem de design completamente nova, sob a liderança do designer-chefe Massimo Frascella, que substituiu Marc Lichte em 2024.

A volta do R8 faz parte de uma estratégia da Audi para subir de categoria, oferecendo carros mais sofisticados e com interiores refinados, mesmo que isso signifique vender menos unidades. O R8, apesar de não ter sido um campeão de vendas (44.418 unidades entre 2007 e 2024), sempre teve o papel de atrair clientes para a marca.

Flexibilidade Estratégica e Futuro da Motorização

A decisão de trazer o R8 de volta como híbrido plug-in também reflete a flexibilidade estratégica da Audi em relação à eletrificação total. Em agosto de 2024, Gernot Döllner reconheceu que a adoção de veículos elétricos está sendo mais lenta do que o previsto, o que levou a empresa a investir em motores a combustão. O novo R8 pode ser um dos últimos modelos da Audi com motor a combustão, juntamente com o SUV Q9, que tem sido alvo de muitos rumores.

O R8 será oferecido nas carrocerias cupê e conversível, com produção concentrada na fábrica de Böllinger Höfe, na Alemanha.

Veja também:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Paula Jabour

Paula Jabour

Paula Jabour é criadora de conteúdo e copywriter. Ela atende clientes de diversos setores, incluindo automotivo, restaurantes, artistas e profissionais liberais.