Toyota completa 300 milhões de veículos produzidos

Toyota completa 300 milhões de veículos produzidos

Marca japonesa atinge marco histórico com 300 milhões de unidades feitas em 88 anos. Toyota Corolla lidera produção global

A Toyota Motor Corporation (TMC) atingiu um marco histórico na produção global de veículos: a marca japonesa produziu 300 milhões de carros, incluindo os dados de produção até setembro de 2023. A informação foi revelada nesta segunda (06) e considera toda a produção feita, dentro e fora do Japão, desde agosto de 1935.

Há 88 anos, a marca japonesa iniciou a fabricação do seu primeiro veículo: foi o caminhão Model G1, produzido pela Divisão de Produção Automobilística da Toyoda Automatic Loom Works, Ltd. (mais tarde Toyota Industries Corporation). A Toyoda iniciou sua história nos anos 1920 fabricando teares (loom) automáticos e em 1937 passou a ser uma fabricante de automóveis.

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Os 300 milhões de de veículos produzidos pela Toyota são divididos dessa forma: 180,52 milhões de carros produzidos no Japão e 119,6 milhões produzidos no exterior (até o final de setembro de 2023).

O modelo com maior produção acumulada é o Corolla, com a série Corolla atingindo um total global acumulado de 53,399 milhões de unidades (até o final de setembro de 2023). Lançado em 1966, o Corolla é o carro mais produzido da história.

“Esta história não começou apenas quando eles construíram o primeiro carro. Os fundadores tentaram e falharam repetidamente, construindo protótipos continuamente, e seus esforços levaram à Toyota de hoje. A Toyota enfrentou perigos repetidamente até este ponto. Cada vez, o que nos salvou foram os clientes que amam os carros da Toyota. Acredito que o número de carros conta as histórias de nossos clientes, e os clientes que escolheram os carros da Toyota para serem seus parceiros por meio de suas próprias histórias são o que nos permite continuar fabricando carros até hoje”, declarou Akio Toyoda, chairman da montadora e neto do fundador.

“Nos últimos anos, enfrentamos desastres naturais como o Grande Terremoto do Leste do Japão e eventos imprevisíveis, como incêndios ou a pandemia de COVID-19, além da escassez de chips. Toda vez que enfrentamos o perigo de não conseguir fabricar carros, todos trabalharam juntos para restaurar ou adaptar a produção. No futuro, certamente não esqueceremos todos os que apoiaram nossa fabricação de carros e daremos o nosso melhor para fabricar carros cada vez melhores”, completou Koji Sato, presidente da Toyota.

Lucro e mudança para elétricos

Neste início de novembro de 2023, Toyota revisou sua previsão de lucro operacional em 50% após registrar ganhos trimestrais recordes, graças a um iene mais fraco que está impulsionando a receita gerada pela demanda global por veículos e melhorando as cadeias de suprimentos.

O grupo Toyota vendeu um recorde de 5,6 milhões de veículos no período de abril a setembro, o que o coloca no caminho para atingir sua meta de 11,4 milhões de unidades para o ano fiscal e manter a posição de maior montadora do mundo. Os resultados mostram que a demanda por seus powertrains híbridos e a combustão persiste, mesmo enquanto empresas como a BYD, Tesla e outras lideram a transição para veículos elétricos.

O lucro operacional deve atingir ¥4,5 trilhões no ano fiscal até março, um aumento em relação à previsão anterior de ¥3 trilhões, de acordo com a empresa. No trimestre encerrado em setembro, o lucro foi de um recorde de ¥1,44 trilhão, superando a estimativa média dos analistas de ¥1,1 trilhão.

As vendas líquidas subiram 24% para ¥11,4 trilhões. As ações da Toyota subiram 50% este ano, tornando-se o quinto melhor desempenho em um índice de automobilistas globais, segundo relatório da Bloomberg Intelligence. A Li Auto da China e a Tesla são as duas primeiras, com ambas avançando mais de 60%.

Por outro lado, a Toyota reduziu sua meta de vendas de veículos elétricos (VE) para o ano fiscal atual, passando de 202 mil unidades para 123 mil. Isso se deve sobretudo ao fraco desempenho na China. As vendas de Lexus e Toyota reduziram, uma vez que os compradores tem optado por migrar para carros elétricos, não só na China como outros mercados.

Na China, as vendas dos veículos das marcas Toyota e Lexus estagnaram à medida que os compradores de carros migram para veículos elétricos, uma tendência que também é observada em relação a outras marcas não chinesas no mercado.

A montadora intensificou seus esforços em veículos elétricos, anunciando que investirá mais US$ 8 bilhões em uma fábrica na Carolina do Norte que produzirá baterias para modelos totalmente elétricos e híbridos plug-in. Além disso, a empresa tem feito esforços para acelerar o desenvolvimento de baterias em estado sólido para carros elétricos.

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Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br