Teste do Tiggo 5X Pro Hybrid

Teste do Tiggo 5X Pro Hybrid

Se tem uma coisa que anda me surpreendendo, é a evolução dos carros chineses. Um exemplo é este CAOA Chery Tiggo 5x Pro Hybrid. Ele impressiona pelo bom acabamento e silêncio ao rodar. Mas não deixa de ter ainda alguns deslizes. Vem saber o porquê.

 

Informações técnicas do Tiggo 5X Pro Hybrid:

Ficha técnica e equipamentos Tiggo 5x PRO Hybrid_

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O Tiggo 5x Pro Hybrid faz parte do plano de eletrificação da CAOA no Brasil. Mas antes que haja confusão, ele é um híbrido leve, pois, além do motor turbo flex, tem outro elétrico ligado a ele por uma correia mas alimentado por uma bateria de apenas 48 volts. E esse motor elétrico, chamado de BSG, sigla de Belt Starter Generator, também se transforma em alternador pra carregar a bateria.

Agora, quando a gente fala de carro, híbrido ou não, temos que pensar também em seguro, né? E minha dica é prá você conhecer o seguro do Banco do Brasil, com assistência 24 horas. Confere as informações na descrição. Mas vamos às diferenças do Hybrid para o Tiggo 5x Pro convencional.

Produzido também em Anápolis, em relação ao Tiggo 5X Pro convencional, modelo mais vendido da CAOA Chery, por fora se diferencia apenas por duas plaquetas com a inscrição Hybrid nos para-lamas dianteiros e uma folha verde sob o logotipo CAOA Chery na traseira. No mais ostenta o mesmo face lift do 5x modelo 2023, com nova grade, para-choque, DRL e faróis em LED; novas rodas de 18 polegadas e moldura plástica na coluna traseira; e, atrás, novo para-choque.

E, diga-se de passagem, ficou bonito. Concordam?

Por dentro segue a mesma cartilha, mas com pequenas alterações: volante com base reta e carregador de celular sem fio. No mais é igual, com materiais de qualidade, arremates corretos, painel e laterais das portas em material emborrachado, couro sintético no revestimento, detalhes cromados, banco do motorista elétrico, luz ambiente com filetes iluminados no painel, nas portas e no teto solar panorâmico, chave presencial, partida por botão, sensor crepuscular, freio de estacionamento elétrico; controle automático de descida; e uma ótima câmera 360 graus, com sensores de estacionamento traseiro. Detalhes que passam uma sensação de requinte. E complementa com ar-condicionado digital automático de duas zonas com saídas para o banco traseiro; quadro de instrumentos digital; e multimídia por cabo de 10,25 polegadas, que exibe duas funções ao mesmo tempo, como Waze e Spotify e com duas saídas USB no bonito console de dois planos e uma atrás.

Mas tem uns detalhes que são bola fora… Dá uma olhada.

Com esse nível de acabamento e equipamentos, destoa não ter sensor de chuva e o espelho retrovisor interno ter aquela velha teclinha e não ser eletrocrômico. Porém o pior é em segurança. Tem seis airbags, controles de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampa e freios a disco nas quatro rodas.

Mas ele não tem nada além disso.

Já passou da hora da CAOA oferecer algum sistema semiautônomo de auxílio à condução, não? Tipo sensor de ponto cego e alerta de colisão pelo menos.

Quando o assunto é conforto e espaço, o Tiggo 5X Hybrid se sai bem. Os bancos dianteiros são envolventes e confortáveis. Atrás tem espaço para três adultos. Só o ressalto do banco incomoda quem vai ao meio. Mas o porta-malas é apenas razoável. Pelo menos é bem-acabado.

Mas agora vamos ao mais interessante, a mecânica. O motor principal é o mesmo, 1.5 turbo flex, que entrega 150 cavalos e 21,4 quilogramas metro força com etanol. Ligado a ele, por meio de uma correia, tem o motor elétrico que é alimentado por uma bateria de 48 volts. Essa bateria é recarregada pelo mesmo motor elétrico que se transforma em alternador ao tirar o pé do acelerador, quando a gente sente que o carro segura mais, e pelos freios regenerativos durante as freadas.

E ele colabora com mais 10 cavalos e 4,1 kgfm de torque. O resultado dessa união gera 157 cavalos com gasolina e 160 com etanol, além de 25,5 quilogramas metro força de torque com ambos os combustíveis. Eles estão ligados a um câmbio automático tipo CVT com 9 marchas simuladas, e que ainda permite trocas manuais sequenciais na alavanca tipo joy stick. Um conjunto que teve o desenvolvimento feito pela engenharia da CAOA e que permite um desempenho interessante. Principalmente nas retomadas de velocidade, quando o câmbio reduz rapidamente, dando mais segurança nas ultrapassagens.

E tem dois modos de condução. Um é o ECO, que é o modo normal, quando todo o conjunto visa a economia de combustível. O segundo é o Sport, quando o motor elétrico passa a auxiliar o turbo praticamente o tempo todo

e o câmbio privilegia as relações mais curtas, deixando o Tiggo Hybrid com um temperamento mais nervoso. Porém, apesar dessa melhora no desempenho, a função básica do sistema é a de reduzir a emissão de gases poluentes e o consumo de combustível.

Mas nesse quesito eu esperava mais.

Consumo médio km/l (em nosso circuito cidade/estrada)

                    Tiggo 5X     Tiggo Hybrid

Etanol            7,4                7,9

Gasolina       10,5               11,1

Claro que o consumo de combustível melhorou, como dá prá ver na legenda comparativa com o Tiggo 5X que fizemos no mesmo circuito. Mas nada muito significativo. Mesmo porque o Hybrid conta também com sistema stop/start, com religamento do motor a combustão feito pelo elétrico. Aliás função que faz muito bem, já que praticamente não se percebe quando desliga ou religa o motor.

Outra coisa que gostei, foi do silêncio ao rodar. Mérito do bom isolamento acústico e do acerto da suspensão, que filtra bem as imperfeições do solo, sem esquecer da boa estabilidade. Os bons freios a disco nas quatro rodas, a direção precisa e comunicativa, aliada a uma boa posição de dirigir, tornam agradável a tarefa de guiar o Tiggo Hybrid. Aliás, outro detalhe interessante, é a sintonia entre os dois motores.

É preciso se concentrar para perceber quando o elétrico entra para auxiliar.

Enfim, o Tiggo 5X Pro Hybrid tem no acabamento e no bom desempenho seus grandes atrativos. Já na chamada relação custo-benefício deixa a desejar.

Claro, sabemos que tecnologia custa caro e ele não é exceção. Porém, justamente por isso, deveria ser mais econômico. Mas leva um ponto importante quando pensamos em poluir um pouco menos. Um abraço e até a próxima.

 

Notas do Emilio

Desempenho         8

Consumo            7

Segurança          8

Estabilidade       8

Acabamento         9

Espaço interno     8

Porta-malas        6

Custo-benefício   6

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br