Teste completo com o novo Peugeot 3008

Teste completo com o novo Peugeot 3008

Emilio Camanzi agora pegou o novo Peugeot 3008, na versão GT, para um teste completo em nosso circuito cidade/estrada. Vem descobrir como o SUV se saiu:

 

 

Ficha técnica e lista de equipamentos do Peugeot 3008:

Ficha Técnica – Novo SUV 3008 MY2022

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“Você já dirigiu um carro que te dá prazer em quase tudo? Se nunca fez isso, vai ter essa sensação ao dirigir um Peugeot 3008. Deixa eu te contar o porquê.

Um volante pequeno e diferente; quadro de instrumentos digital elevado; painel e console envolventes; teclas no lugar de botões; alavanca seletora do câmbio, que parece um joystick; e um silêncio ao rodar que chama atenção, vão te dar essa sensação. Se você acha que é exagero da minha parte, vai fazer um test-drive pra ver.

Tudo bem, já conhecemos o novo 3008 modelo 2022 no impressões ao dirigir que fizemos. Mas não custa relembrar. Importado da França, a frente, que tem as luzes de condução diurna formando os dentes de sabre, foi redesenhada com nova grade e faróis Full LED. Na traseira, lanternas também FULL LED com luz de seta sequencial. Completam teto e detalhes em preto; rodas de aro 19 polegadas; um rack baixo e um pequeno aerofólio, que dão o toque de esportividade nessa versão GT Pack, a mais sofisticada. A outra é a Griffe, um pouco mais barata.

 Agora, vamos ao interior. Parece de carro de luxo alemão. Começa pelo revestimento emborrachado na parte superior do painel e portas dianteiras; aplique em Alcântara no painel e laterais das portas; revestimento dos bancos em Alcântara e couro sintético que é também é aplicado nos apoios de braço das portas e console; sem falar da qualidade dos materiais e arremates bem feitos. Os bancos dianteiros, além de prolongamento do assento, contam com aquecimento e massageador com cinco modos e três intensidades. O do motorista é elétrico e tem ainda duas memórias de posição.

O espaço na frente é bom, mas aqui atrás eu esperava mais. Não que seja ruim, dois adultos se acomodam bem. Só que, apesar do assoalho plano, um terceiro no meio vai apertar todos pois não é muito largo. E fim do console e ressalto no encosto, aconselham a colocar só uma criança ali. Pelo menos tem saídas do bom ar-condicionado de duas zonas e duas portas USB. Já o porta-malas tem bons 520 litros. E ainda por cima abre e fecha com o pé! Olha que legal!

Continuando no quesito mordomias, além das que já contei, ele vem com chave presencial; partida por botão; freio de estacionamento eletromecânico; som premium;  câmera 360 graus; retrovisores com tilt down; sensores crepuscular e de chuva; park assist; luz ambiente azul; teto solar panorâmico; console central refrigerado; multimídia de 10 polegadas com direito a GPS nativo e espelhamento de celular; carregador por indução; e quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas configurável com quatro modos fixos e um pessoal.

É bacana. Mas aqui entre nós. Pelo que custa, deveria ter um igual ao do novo Peugeot 208, com tecnologia holográfica em 3D. Muito mais bonito e sofisticado. Olha aí!

Já em segurança, leva nota 10. Além dos cintos de 3 pontos, apoios de cabeça, Isofix, controles de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampa, completa com um bom pacote que inclui seis airbags; controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo; assistente de permanência em faixa; sensor de ponto cego; alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e frenagem de emergência; leitor de placas; farol alto automático; e sensor de fadiga.

Na mecânica traz um motor já conhecido por aqui, o 1.6 THP, que casa bem com ele. Claro que seria melhor se fosse equipado com o 1.6 THP flex feito no Brasil, que entrega até 173 cavalos com etanol. Mas os 165 desse motor só a gasolina são suficientes para mover com desenvoltura os 1.587 quilos que pesa o 3008 GT Pack. Mesmo porque o torque máximo de 24,5 quilogramas metro força é igual nos dois motores e chega às mesmas 1.400 rotação por minuto.

E com isso acelerações e retomadas de velocidade são boas, dando segurança a quem dirige. Olha os números.

Desempenho

0 a 100 Km/h          8,9 s

80 a 120 km/h         6,8 s

Vel. máxima           206 km/h

Aliás, ligado a um bom câmbio automático com conversor de torque de seis marchas, para quem quiser se divertir um pouco mais ao volante, tem ainda o modo sport automático, quando o motor responde mais rápido ao acelerador e o câmbio estica as marchas, e trocas sequenciais em aletas atrás do volante. E, além dele e do normal, tem ainda o ECO, para uma maior economia de combustível. Chegou a bons 11,7 km/l de gasolina em nosso circuito padrão cidade/estrada.

Aliás, uma surpresa quando comparado ao agora primo Jipe Compass T270, que tem motor de menor cilindrada…

Senti falta de um sistema stop/start. Não só pela maior economia de combustível. Mas, principalmente, pela menor poluição que o 3008 emitiria na cidade. // Como já disse, a boa surpresa é ao rodar com o 3008. É silencioso, suave e confortável em qualquer terreno. Um senão fica por conta do sistema I-Cockpit. É que apesar das várias regulagens do banco e do volante de pequeno diâmetro com base e topo achatados, demora para se achar uma posição de dirigir em que ele não interfira na leitura do quadro de instrumentos. Porém, uma vez encontrada, fica muito divertido de guiar.

Quem contribui é a direção elétrica precisa e com o peso certo em qualquer velocidade; os ótimos freios a disco nas quatro rodas que param o 3008 com segurança; e a suspensão. Apesar de ter arquitetura convencional, ou seja, independente na frente e semi-independente atrás, ela faz o 3008 honrar a fama dos carros franceses de boa estabilidade.

Enfim, bonito, com um belo acabamento, confortável ao rodar, seguro e bem equipado de série, o 3008 GT Pack é um belo SUV. Seu pecado é o preço, que por ser importado fica longe do bolso de muitos. E também da fama que a marca carrega aqui no Brasil. Mas que agora, sob o guarda-chuva da Stellantis tende a melhorar. Um abraço e até a próxima.”

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Notas do Emilio

Desempenho              9

Consumo                 8

Segurança              10

Estabilidade            9

Acabamento              9

Espaço interno          8

Porta-malas            10

Custo/benefício         6

 

 


Texto e apresentação: Emilio Camanzi

Imagens: Camila Camanzi

Edição: Guilherme Carmo


 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br