Testamos o Peugeot e-2008 GT

Testamos o Peugeot e-2008 GT

Esse aqui ao meu lado é o Peugeot e-2008 GT. O SUV compacto elétrico da marca que chegou há pouco tempo. Agora vou te contar o que me chamou a atenção nele e coisas que eu não gostei. Vem comigo!

 

 

Ficha técnica e Lista de equipamentos do e-2008 GT 2023:

Peugeot e-2008 GT – FT

 

Ele é muito bem equipado, e se você quiser saber tudo que ele tem de série, é só clicar no link aí embaixo pra ver a lista completa.

Agora vamos lá pra eu te contar sobre consumo, desempenho e o que eu achei. Só que antes de continuar, já deixa aquele like e se inscreve no canal, hein?

Bom, como você sabe, quando pegamos um carro para teste ficamos uma semana com ele e conseguimos ver melhor como se comporta no dia a dia, e no nosso circuito metade cidade e metade estrada. E já vou te adiantando, o e-2008 se saiu bem.

Sabe o que me chamou atenção logo de cara? O design. Dá uma olhada e vê se concorda comigo. Importado de Vigo, na Espanha, o visual foi inspirado no irmão maior 3008 e, pra mim, acabou casando-se muito bem também neste SUV compacto.

Depois foi a vez do interior. Materiais de boa qualidade combinam muito bem com os arremates bem-feitos. Superfícies emborrachadas e macias ao toque por todos os lados. E a pegada esportiva, com bancos envolventes, volante pequeno e o famoso quadro de instrumentos em 3D, completam o ambiente agradável. E tem um espaço legal para duas pessoas atrás e um bom porta-malas de 434 litros.

 

Capacidade do porta-malas: 434 l

 

É um conjunto de dar inveja a muitos SUVs compactos topo de linha feitos aqui. Inclusive os da própria Peugeot…

Mas algumas coisas eu não gostei, principalmente num carro desse preço!”

 

Peugeot e-2008 GT  R$ 262.825

(fevereiro 2023)

 

Como você viu na lista de equipamentos, tem de teto solar à luz ambiente. Mas o ar-condicionado automático não é de duas zonas e o pior, não tem saídas para o banco traseiro. Sem falar que, apesar de ter carregador por indução, ainda tem que se usar cabo pra espelhar o celular.

E no quesito segurança, não dá pra reclamar. Tem ACC com stop & go, passando por seis airbags, frenagem autônoma de emergência, auxiliar de permanência em faixa, farol alto automático; sensor de ponto cego e fadiga do motorista, e terminando com uma boa câmera 180 graus.

Outro ponto legal, é a mecânica do e-2008.

 

Motor elétrico

Potência        (100 kW)  136 cv

Torque                  26,5 kgfm

 

Ele pegou emprestado a do primo e-208 GT, que a gente já fez o teste inclusive. E isso é bom, pois facilita a manutenção. O motor elétrico, que traciona as rodas dianteiras, tem 136 cavalos e 26,5 kgfm de torque. A transmissão é feita por um redutor, com uma marcha à frente ou a ré, além de neutro e park.

E como o primo, anda bem. Tem três modos de condução, ECO, normal e esporte. No ECO, as respostas são mais lentas e ele fica um pouco xoxo nas acelerações. Mas garante uma maior autonomia. No normal a coisa muda de figura, com respostas mais rápidas. E no sport, quando libera toda a potência e torque, se toma um empurrão nas costas ao mínimo toque no acelerador. Muito divertido. Mas aí se paga um preço na autonomia, que cai uns 20%.

Por falar em autonomia… Como no primo, a bateria é de 50 kWh e carregada, segundo a Peugeot, a autonomia é de 345 quilômetros pelo ciclo europeu WLTP.

 

Bateria Íon-lítio

Capacidade   50 kWh

 

Autonomia 345 km

(ciclo WLTP)

 

Número que sempre indicou ao carregar a bateria em 100%. Claro que, como em todos os carros elétricos, ao tirar o pé do acelerador e ao frear, o sistema passa a recarregar a bateria. Motivo pelo qual na cidade, com o para e anda, subidas e descidas, tem uma maior autonomia. Além disso acionando a tecla B essa regeneração aumenta, incrementando o freio motor. E o legal é que praticamente não se usa o freio, o que diminui também o desgaste das pastilhas dos freios a disco nas 4 rodas. Isso sem falar que você pode recarregar a bateria com o cabo portátil em uma tomada comum de 220V e 20 amperes na garagem de sua casa.

Mas será que dá pra viajar com ele? Bom, na estrada a regeneração da bateria é muito menor, porque estamos o tempo todo acelerando e vai consumindo a energia constantemente. Mas, apesar de ele ter uma proposta urbana, aliás tem um tamanho muito bom para andar na cidade e estacionar,

 

Dimensões do e-2008 GT

Comprimento        4,300 m

Largura                  1,987 m

Altura                    1,550 m

Entre-eixos            2,605 m

 

dá pra encarar uma viagem de 200 a 250 quilômetros de ida e volta numa boa. Se for só de ida, é bom ver se no lugar tem como recarregar. Tem até aplicativo que mostra onde tem carregadores no Brasil indicando tipo e se estão funcionando, pra você se programar. E aí embaixo está a tabela do tempo de recarga nos vários tipos.

 

Tempo de recarga 0 a 80%

Ponto de recarga de 100 kW: 30 minutos

Ponto de recarga de 50 kW:   53 minutos

Ponto de recarga de 7,4 kW e 22 kW: 06h02

Tomada doméstica de 220V:   24h56

 

Outra coisa que me chamou bem a atenção foi o consumo. Ele gastou praticamente o mesmo que o e208 GT, em nosso circuito cidade/estrada: 0,132 kWh por quilômetro. Com o preço do quilowatt em Belo Horizonte a 745 centavos, o custo por quilômetro foi de 9,8 centavos.

 

Consumo médio (nosso circuito cidade estrada)

0,132 kWh/km = R$ 0,098/km

 

Nada mal né? Mas quer saber outra coisa que gostei? O silencio ao rodar. Tudo bem, carro elétrico é silencioso. Mas esse, mesmo com rodas de aro 18 e pneus de perfil baixo, além de uma suspensão mais firme, mantém o silêncio interno até em pisos irregulares.

 

Rodas 18”

Pneus 215/55 R18

 

E falando de suspensão, além do conforto ao rodar, junto com o baixo centro de gravidade por causa da bateria no assoalho, mantém o 2008 grudado no chão, mesmo quando se abusa um pouquinho.

Pois é pessoal. Esse é daqueles carros difíceis de achar defeitos. E, sinceramente, gostei do conjunto da obra.

 

Peugeot e-2008 GT  R$ 262.825

(fevereiro 2023)

 

Porém, apesar da Peugeot ser uma das montadoras que reajustaram os preços dos carros elétricos, no Brasil eles ainda estão fora da realidade para muitos. Um abraço e até a próxima.

 

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Notas do Emilio

Desempenho                    8

Consumo                         10

Segurança                       10

Estabilidade                      9

Acabamento                     9

Espaço interno                 8

Porta-malas                     8

Custo-benefício                5

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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