Testamos a Ram 1500 Rebel!

Testamos a Ram 1500 Rebel!

Emilio Camanzi testou a grandalhona de luxo Ram 1500 Rebel em nosso circuito cidade/estrada e conta pra vocês tudo sobre a picape. Inclusive se ele teria uma.

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Informações técnicas da Ram 1500 Rebel:

Ficha técnica Ram 1500 Rebel

Lista de equipamentos Ram 1500 Rebel

 

“E aí, você é chegado em uma picape? Não? Mas te garanto desta RAM 1.500 Rebel, um monstrengo de seis metros de comprimento, você vai gostar. Agora comprar e sustentar, é outra história. Mas te conto tudo depois da vinheta.

A primeira vez que dirigi uma RAM 1500, foi em 2019 quando fui fazer a cobertura do Salão de Detroit nos Estados Unidos. E a impressão que eu tive é que estava dirigindo uma picape cabine dupla média. Mas se desfez aqui assim que saí da concessionária aonde fui buscar o carro. É que lá ruas, estradas e principalmente estacionamentos, são feitos para carros grandes. Mas aqui tem que planejar com antecedência aonde vai. Pois além das dificuldades em manobra-la, não é em qualquer estacionamento, vaga ou rua que ela cabe.

Mas você acha que isso ou seu preço fizeram com que o primeiro lote não fosse vendido em um estalo? Nada disso…

Importada dos Estados Unidos e custando quase meio milhão de reais se incluído o pacote opcional, todas as RAM 1500 Rebel 4×4 que chegaram já foram para a garagem de 477 felizardos e é preciso esperar 10 meses se você quiser uma.

Então, como sonhar não custa nada, vamos à Rebel. Nem precisaria ser vermelha como essa para chamar a atenção. Com uma frente parruda, muitas partes em preto e uma cobertura no capô que imita uma tomada de ar, que lhe dão o ar esportivo, não esconde o DNA da marca RAM. Lateralmente, não fosse pelo tamanho, não sai do lugar comum das picapes, enquanto que na traseira se destaca pela tampa multifuncional, que pode ser aberta de lado ou para baixo. Porém essa tampa faz parte do único pacote opcional da Rebel, que inclui mais: som Harman Kardon com 19 alto-falantes e subwoofer; head-up display; e retrovisor interno com câmera de ré. Santantônio; estribo lateral; ponteiras de escapamento esportivas e capota marítima elétrica, são acessórios que você compra à parte além do opcional.

Agora quer ver como é por dentro? Não é à toa que ganhou o prêmio de Carro de Luxo 2020 pelo site Cars.com. Revestimento dos bancos em couro, superfícies emborrachadas no painel e alto das portas, além de materiais de qualidade e arremates bem feitos justificam o prêmio. O volante pode ser aquecido, bem como todos os bancos. Os dianteiros são elétricos, com duas memórias no do motorista que conta ainda com regulagem de altura do pedal do acelerador. Tem faróis e lanternas em LED;  chave presencial; partida por botão; sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento na frente e atrás; câmera 360°; park-assist; freio de estacionamento elétrico; teto solar panorâmico; carregador por indução pra celular; ar-condicionado de duas zonas com saídas para trás; e central multimídia de 12 polegadas vertical, que pode mostrar duas funções ao mesmo tempo.

E não dá pra reclamar de portas USB. São 9 ao todo, sendo 4 do tipo C. E se isso não for suficiente, têm ainda tomada 12 volts no painel e de 115 volts no console, na segunda fileira e dentro da RamBox. Ah, e quando o assunto é porta-objetos, a Rebel também é superlativa. Tem nas portas; atrás no assoalho e sob o banco; o porta-luvas é duplo; e no imenso console central, onde cabe um laptop de 15 polegadas. Um total de 151 litros de capacidade, que sobem pra 357,8 se a gente contar as duas RamBox de 103,4 litros cada. Pra ter uma ideia, o porta-malas do Argo hatch tem 300 litros.

E por aí também já dá pra imaginar o espaço interno, né? Cabem 5 adultos folgados. Atrás pode-se cruzar as pernas com os bancos dianteiros em qualquer posição. E ainda bem que a cabine é silenciosa e conta ainda com sistema de cancelamento de ruídos. Senão, pela distância das pessoas, seria preciso falar alto pra conversar.

Ah, faltou a caçamba. Ela tem 1.200 litros de capacidade. Mas se você acha que a Rebel é um caminhão quando o assunto é carga, engano seu. Apesar do porte ela só pode carregar 610 quilos, incluindo aí as pessoas. Tudo por causa da maciez da suspensão. Porém pode rebocar até 5.062 quilos. Configuração típica de picapes norte-americanas para privilegiar o conforto quando vazias.

Em segurança não deixa a peteca cair. Cintos três pontos e apoios de cabeça pra todos; Isofix; freios a disco nas quatro rodas; controles de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampa, são complementados por seis airbags; controle adaptativo de velocidade com stop&go; frenagem de emergência que detecta pedestres; assistente de permanência em faixa ativo; sensor de ponto cego;  e controle de oscilação de reboque. Detalhe importante, pois domar este monstro de 2.610 quilos vazio, não é pra principiantes…

Equipada com o famoso V8 HEMI de 5,7 litros que tem um ronco instigante e entrega 400 cavalos e 56,7 quilos de torque, apesar do peso, a Rebel consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos. E ainda bem que o corte eletrônico limita a velocidade a 174 quilômetros por hora. Pois os pneus de uso misto e a suspensão alta e muito macia, que chega até a enjoar quem está dentro quando o piso não é liso, não recomenda abusos. Principalmente em curvas.

Pelo menos os bons freios a disco nas quatro rodas param isso tudo com eficiência.

O câmbio automático tem 8 marchas. Com engates suaves, surpreende pela rapidez nas reduções facilitando ainda mais as retomadas de velocidade. Tem um interessante botão giratório para a seleção das marchas que volta automaticamente para a posição Park ao desligar a picape. Mas peca por não ter aletas no volante para trocas manuais.

E desde que não seja uma trilha apertada por causa do tamanho, a Rebel se sai bem no off-road. É que a tração 4×4, com três modos de condução, 4×2, 4×4 alta e 4×4 reduzida, tem a ajuda do diferencial traseiro com bloqueio, controle de descida, suspensão elevada em 2,5 cm, amortecedores especiais, além de bons ângulos de entrada, saída e altura do solo. E nesse caso a suspensão macia faz as rodas terem um bom contato com o solo, facilitando a transposição de obstáculos.

 E consumo? Deixei por último porque é quase uma piada… A marca diz que esse modelo perdeu 102 quilos em relação à geração anterior. Além disso o motor desativa 4 cilindros quando não é forçado, o ventilador é elétrico para não roubar potência e, pra melhorar a aerodinâmica, as aletas da grade só abrem quando é necessário aumentar o arrefecimento. Mesmo assim chegou a média de 5,7 km/l em nosso circuito cidade/estrada. O pior resultado até hoje em nossos testes.

Não é à toa que o tanque dela tem 98 litros de capacidade. Já pensou na hora de abastecer?

Bom, agora você vai perguntar se eu compraria uma, não é? E eu te respondo: se tivesse uma grande fazenda e uma conta bancária aonde o preço dela e o da gasolina não me fizessem a mínima diferença, talvez. Um abraço e até a próxima”.

 

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Notas do Emilio

Desempenho             8

Consumo                4

Segurança             10

Estabilidade           7

Acabamento             9

Espaço interno        10

Caçamba                9

Custo/benefício        3

 


Texto e apresentação: Emilio Camanzi

Imagens: Camila Camanzi

Edição: Guilherme Carmo


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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br