SUVs que chegam ainda esse ano

O segmento de SUVs continua em alta no Brasil e o segundo semestre de 2024 promete trazer uma série de novidades para os consumidores. Serão lançamentos de modelos compactos e médios, com opções a combustão, híbridas e elétricas, de marcas já conhecidas e algumas estreantes no mercado nacional, como as chinesas Jaecoo e Omoda. Com tantas opções, os SUVs devem aumentar ainda mais sua participação nas vendas de veículos no país.

Peugeot 2008 já está chegando

O Peugeot 2008 passará a ser importado da Argentina, trazendo consigo o novo logo da marca francesa. Além da identidade visual atualizada, o SUV compacto apresentará algumas diferenças específicas para o mercado brasileiro. Uma das principais mudanças será o conjunto mecânico, uma vez que as versões destinadas aos consumidores brasileiros serão equipadas com o motor 1.0 turboflex, oferecendo uma opção eficiente e adaptada aos combustíveis disponíveis no país.

Citroën aposta em dois lançamentos

A marca francesa trará duas novidades para o segmento de SUVs. O Citroën Basalt, derivado do C3 Aircross, tem estilo coupé e será um pouco mais refinado. Terá versões equipadas com motor 1.0 turbo ou aspirado, opções de câmbio manual ou automático e itens sofisticados, como controle de temperatura automático, carregamento de celular por indução e seis airbags de série.

Já o Citroën C3, considerado um SUV pela Stellantis, ganhará uma versão 1.0 turboflex no lugar do 1.6, pra passar nas novas normas de emissões do Proconve. O modelo manterá os airbags duplos, sem os laterais, mas receberá o painel digital do SUV com quem compartilha a plataforma.

GM traz dois SUVs elétricos

A General Motors vai apostar em dois SUVs elétricos no Brasil. O Chevrolet Blazer EV chegará na versão RS, com tração integral, 449 km de autonomia e uma lista recheada de equipamentos, como sistema de infoentretenimento com tela de 17,7 polegadas, bancos revestidos de couro sintético e controle de cruzeiro adaptativo.

Além do Blazer EV, a GM também trará o Equinox EV, provavelmente na versão 2RS com tração integral, motor elétrico de 294 cv e 47,8 kgfm de torque. O modelo utiliza a nova plataforma Ultium, que permite alcançar uma autonomia até 10% maior na comparação com veículos equipados com baterias de tamanho semelhante.

Marcas chinesas estreiam no Brasil

Duas marcas chinesas farão sua estreia no mercado brasileiro com SUVs. A Jaecoo trará o J7, um modelo com 4,45 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos e 20 cm de distância livre do solo. O SUV virá com motor 1.6 aspirado, câmbio automatizado de sete marchas, tração integral e diversos itens de conforto e tecnologia, como rodas de aro 18, porta traseira elétrica e tela sensível ao toque de 13,2 polegadas.

Já a Omoda lançará o C5, que chegará com motor 1.5 turbo e câmbio CVT, além de uma versão 100% elétrica com autonomia de 450 km. O modelo elétrico conta com bateria de 61 kWh e pode ser carregado de 0 a 80% em cerca de 30 minutos em um carregador rápido de 110 kW.

VW Nivus 2025

A Volkswagen lançará o Nivus GTS, seguindo o mesmo padrão adotado no Polo GTS. O SUV terá visual mais esportivo, com rodas exclusivas de aro 18, para-choque dianteiro com estilo diferenciado e um filete de LED cruzando a grade frontal. O motor será o mesmo 1.4 turboflex, que rende 150 cv e 25,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.

O SUV também ganhará atualizações para a linha 2025.

Jeep Wrangler

O Jeep Wrangler, por sua vez, ganhará uma versão renovada com novos detalhes na grade dianteira, antena integrada ao para-brisa e novos jogos de rodas. O motor continua sendo o 2.0 turbo, de 272 cv e 40,8 kgfm de torque, com câmbio automático de oito marchas e tração integral. A versão Sport S 4DR virá com pára-brisa Gorilla Glass, airbags de cortina lateral, sistema multimídia com tela de 12,3 polegadas, entre outros itens.

Híbridos e elétricos ganham espaço

Além dos modelos já citados, outros SUVs híbridos e elétricos chegarão ao mercado brasileiro no segundo semestre. 

O Jeep Compass Bio-Hybrid será o primeiro modelo eletrificado fabricado pela Stellantis no Brasil, com potência combinada ao redor dos 200 cv e câmbio de dupla embreagem.

O Hyundai Kona será o primeiro carro importado da marca coreana após a aliança com a Caoa. O SUV elétrico tem autonomia de 370 km pelo ciclo WLTP e virá com diversos itens de série, como rodas de liga leve de 17 polegadas, faróis e lanternas full led e central multimídia com tela de 12,3 polegadas.

Já o Kia EV9, premiado SUV elétrico da marca, tem 5,01 metros de comprimento e três opções de motorizações, sendo a mais potente com tração integral, 203 cv e autonomia de até 563 km. O modelo pode levar até sete ocupantes e está repleto de equipamentos.

Por fim, a Fiat lançará o 600e Abarth, um SUV elétrico baseado no Fiat 600e, que por sua vez deriva da família 500. O modelo terá 237 cv de potência e visual esportivo, herdado do seu irmão menor, o 500e.

Com tantos lançamentos previstos, o segundo semestre de 2024 promete ser bastante movimentado para o segmento de SUVs no Brasil. Serão modelos para todos os gostos e bolsos, com opções a combustão, híbridas e elétricas, de marcas tradicionais e algumas estreantes no mercado nacional. 

 

Essa variedade deve atrair ainda mais consumidores para o segmento, que já vem ganhando cada vez mais espaço nas ruas e nas garagens dos brasileiros. Com a chegada de tantas novidades, a tendência é que os SUVs continuem em alta e aumentem sua participação nas vendas de veículos no país.

Porém, em relação aos preços, é preciso ver cenas dos próximos capítulos em relação aos impostos de importação para carros eletrificados que estão sofrendo pressão de montadoras locais para aumentarem imediatamente.

Resta saber como o mercado vai reagir a tantos lançamentos e qual será o modelo que vai conquistar o coração dos consumidores.

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