Stellantis, GM e Hyundai paralisam fábricas devido baixa demanda

Stellantis, GM e Hyundai paralisam fábricas devido baixa demanda

Indústria automobilística ainda não aqueceu volume de vendas. Três grandes montadoras paralisam fábricas para ajustar oferta de veículos

Semana começa com a indústria automobilística com ritmo de apreensão: três montadoras paralisam fábricas no Brasil para ajustar demanda e oferta. Em outras palavras, vendas fracas no setor! Nesta segunda, a Hyundai inicia a suspensão das atividades, seguida pelo grupo Stellantis na quarta. No dia 27, é a vez da General Motors.

A Hyundai Motors do Brasil (HMB) decretou férias coletivas de três meses em sua planta em Piracibaca (SP). No local, são produzidos a família HB20 e o Creta. Lembrando que isso não contempla a Hyundai-Caoa, responsável pelo HR e Tucson, além dos importados.

Nesta quarta, 22 de março, a Stellantis, grupo dono de marcas como Jeep, Fiat, Peugeot e Citroën, dispensa funcionários do segundo turno em Goiana (PE). A planta é responsável pela produção de Jeep Renegade, Compass, Commander e Fiat Toro. Na outra semana, também os trabalhadores do primeiro e terceiro turno entram de férias. No total, serão 10 dias sem produção na planta.

Importante lembrar que a Stellantis dispensou em fevereiro 140 funcionários que estavam em contrato temporário na planta de Porto Real.

Na segunda que vem, dia 27, é a vez da Chevrolet interromper a produção em sua fábrica de São José dos Campos (SP). No local, a GM produz a S10 e o Trailblazer. No caso da marca da gravata, a paralisação é entre 27 de março e 13 de abril.


Esse movimento das marcas que paralisam fábricas já havia sido notado entre 2020 e 2022, em geral por conta da falta de semicondutores. Agora, o mercado de automóveis zero quilômetro parece dar uma desaquecida, fruto da alta taxa de juros e também inflação de preços. Os efeitos da pandemia ainda não terminaram para o setor. Por exemplo, em 2019, o Brasil teve 2,8 milhões de veículos comercializados. Já em 2022, foram 2,1 mi.

Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br