Stellantis faz parceria com empresa chinesa de baterias LFP para elétricos

Stellantis faz parceria com empresa chinesa de baterias LFP para elétricos

CATL vai fornecer baterias LFP para carros elétricos da Stellantis. Tecnologia presente em BYD e Tesla será aplicada em modelos Fiat, Peugeot e Jeep

A Stellantis e a CATL assinaram nesta terça-feira (21) um memorando para o fornecimento de células e módulos de bateria LFP (Lithium Iron Phosphate) para veículos elétricos. O acordo não-vinculativo faz parte da estratégia do grupo dono de Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroen, dentre outras marcas, para ampliar a eletrificação dos produtos. Além disso, há possibilidade da criação de uma joint venture entre as duas empresas.

A CATL (Contemporary Amperex Technology Co. Limited) é uma empresa chinesa criada há 12 anos. Atualmente é a maior fornecedora do mundo, com 34% de market share à frente de LG e BYD. Entre seus clientes estão Ford, BMW, Hyundai, Honda, Volkswagen e chinesas como Li Auto, Nio e XPeng

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CEO da Stellantis, o português Carlos Tavares afirma que o acordo sobre baterias LFP é uma peça adicional na estratégia de longo prazo da empresa. Ele ressaltou a importância de proteger a liberdade de mobilidade da classe média europeia. Isso porque o acordo é voltado para o mercado do velho continente. Contudo, de lá vêm vários carros importados para o Brasil, como Peugeot e208, e2008 ou o híbrido Compass 4xe.

“A CATL é líder da indústria neste setor e, juntamente com nossas marcas icônicas de veículos, traremos tecnologia de bateria inovadora e acessível para nossos clientes, nos ajudando a alcançar a ambição de se tornar carbono neutro até 2038”, declarou Tavares.

A tecnologia das baterias LFP é reconhecida por sua longa vida útil e alta estabilidade térmica. A sigla, que significa Lithium Iron Phosphate (fosfato de ferro e lítio), possui uma composição livre de elementos polêmicos, como cobalto e manganês, frequentemente associados a preocupações sobre origens éticas.

Diferentemente das baterias de íons de lítio convencionais, as baterias LFP destacam-se por sua durabilidade, menor custo de produção e maior ciclo de vida. Isso permite recargas mais frequentes, retardando a degradação da bateria. Por outro lado, têm capacidade menor que as convencionais. Assim, para ampliar a autonomia dos carros, é necessário um maior número de módulos.

“Nós permaneceremos dedicados a entregar soluções mais competitivas e sustentáveis para nossos parceiros para promover uma transição energética global”, comentou Robin Zeng, Chairman e General Manager da CATL.

A Stellantis tem o plano Dare Forward 2030, que prevê 100% do mix de vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) para carros de passeio na Europa e 50% do mix de vendas de carros de passeio e caminhões leves nos Estados Unidos até 2030. O grupo busca atingir a neutralidade de carbono até 2038.

A parceria com a CATL com a oferta de baterias LFT é uma chave para tais objetivos. A ideia da Stellantis é aplicar a tecnologia em carros elétricos dos segmentos B e C, abrangendo automóveis de passeio, crossovers e SUVs.

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Thiago Ventura

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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