SF90 Spider, a Ferrari híbrida a céu aberto

SF90 Spider, a Ferrari híbrida a céu aberto

Ferrari SF90 Spider – A eletrificação não poupará ninguém e a Ferrari sabe muito bem disso. No ano passado, ela apresentou a SF90, seu primeiro modelo híbrido, em que o motor elétrico atua de forma integral ao bloco a combustão, ao contrário da LaFerrari que utiliza um módulo KERS que amplifica o torque temporariamente. Agora, a Ferrari apresenta a versão conversível do modelo, SF90 Spider.

Assim como a Berlinetta, a Spider conta com motor central traseiro, que combina a conhecida unidade V8 biturbo 4.0 de 780 cv com três módulos elétricos de 220 cv, que resultam numa potência combinada de 1.000 cv e torque de 81,6 mkgf, e entrega aceleração de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos, assim como a versão fechada.

A SF90 tem motor elétrico montado sobre o eixo dianteiro. Isso permite que ela possa rodar apenas com tração dianteira em caso de baixa necessidade de força. Mas não se engane, são 220 cv só na unidade elétrica. Nesse modo, é possível rodar até 25 quilômetros com o V8 desligado. Mas, também permite rodar apenas com tração traseira, extraídos dos 780 cv do V8 turbo 4.0 e também integral, para condições de pouca aderência e distribuição de torque nas curvas.

Ela ainda conta com recuperação de carga com energia da frenagem, como no KERS da LaFerrari. A transmissão é de dupla embreagem e oito marchas, como a F8 Tributo e demais modelos de Maranello.

Galeria de Fotos da SF90 Spider

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Teto Rígido

Assim como a F8 Tributo e demais V8 posteriores desde a 458 Spider, o teto da SF90 conversível é rígido. No entanto, a Ferrari afirma que conseguiu deixar o sistema mais compacto. A capota recolhida ocupa apenas 100 litros do compartimento sobre o cofre do motor.

Além disso, a Ferrari garante que o sistema pode ser acionado em velocidades elevadas, sem provocar danos.

Aerodinâmica

A SF90 conta com sistema aerodinâmico ativo, como todo supercarro moderno tem. Trata-se de um pequeno aerofólio montado no capô traseiro. Ele se inclina para acentuar as frenagens e recolhe para reduzir o arrasto e garantir melhor aceleração. E, por falar nisso, essa Ferrari vai até 340 km/h.

É melhor levar um pente no bolso!


Fotos: divulgação

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br