Sem Caoa, Chery vai lançar novos carros eletrificados no Brasil
Carros elétricos e híbridos da Omoda e Jaecoo chegam em 2024 no Brasil. Chery pretende operar com rede de concessionárias sem o grupo Caoa
De olho no sucesso que as compatriotas BYD e GWM têm feito no Brasil, outra marca chinesa pretende investir no Brasil. Ou melhor: reinvestir. Trata-se da Chery, que revelou planos para ingressar no mercado brasileiro em 2024. Mas como assim ingressar? E a Caoa?
Pois bem: a Chery pretende lançar carros eletrificados das submarcas Omoda e Jaecoo, numa proposta mais premium. Já os modelos “Chery” continuarão sendo comercializados no Brasil fruto da parceria com a Caoa. Essa história lembra o que já aconteceu com a Hyundai e o grupo Caoa, caso que acabou na Justiça com vitória para a empresa brasileira. Ou seja: prevejo embate judicial…
- VW T-Cross 2025: Vale Quanto Custa?
- Toyota Hilux GR Sport no dia-a-dia e no Off-Road
- Teste do Novo Chevrolet Spin 2025
Um pouco dessa estratégia foi revelada durante o Chery Tech Day, que acontece na cidade de Wuhu, Anhui, China. a Chery quer expandir as marcas Exeed, Omoda e Jaecoo em vários mercados, com planos de chegar a pelo menos 20 mercados até 2025, indo além de Rússia e China. Até o final do ano, a Chery tem planos de introduzir suas operações na Espanha, Itália e Polônia.
Para o Brasil, a ideia é abrir 40 concessionárias de uma só vez, com a introdução de modelos híbridos e elétricos, bem como veículos movidos a combustão com motores flex. Omoda C5 e Jaecoo J7 são os modelos escolhidos. Nota importante: essa operação, que parece um pouco com a estratégia da GWM, é completamente independente , não tendo qualquer relação com o grupo Caoa.
Será uma nova empreitada no Brasil. A marca chegou por aqui em 2009 mas, com uma safra de carros de qualidade duvidável, como QQ e Celer, não deu muito certo. Em 2017, fez parceria com o grupo Caoa, gerando a Caoa-Chery. Apostando em SUVs híbridos, tem conseguido sucesso com modelos como Tiggo 5X e Tiggo 8.
Agora a conversa é outra: os carros chineses, de modo geral, evoluíram muito tanto em design e tecnologia, quando em qualidade de construção. A ambição é que as marcas Omoda e Jaecoo alcancem posições de destaque no mercado, figurando entre as 10 marcas mais vendidas no Brasil.
Marcas que Chery vai trazer para o Brasil
Entre as novas marcas que a Chery vai trazer para o Brasil está a Omoda. Ela tem uma abordagem mais jovem e minimalista, assemelhando-se ao perfil adotado pela Volvo nos últimos anos.
Omoda
O Omoda C5, o primeiro lançamentono Brasil, oferecerá uma versão elétrica com 225cv de potência, 34kgfm de torque e uma bateria de 61kwh, proporcionando uma autonomia de 450km. Além disso, a versão terá um motor 1.6 turbo flex de 149cv.
Jaecoo
A marca Jaecoo, que foca em modelos premium, promete ser ainda mais ousada, com a proposta de rivalizar com Land Rover. Ou seja, SUVs de luxo e boa capacidade off-road.
A Jaecoo revelou o J7 de cinco lugares e o J8 com capacidade para até 7 pessoas. Contudo, a versão final de produção não foi divulgada. Certamente contarão com propulsores híbridos plug-in.
Exeed
Outra marca do grupo, a Exeed é voltada para o segmento luxo, enquanto a Chery é mas generalista. A vinda desses carros é mais complexa. Isso porque já foram anunciados pela própria Caoa-Chery e carros de teste já foram flagrados no Brasil.
A Caoa afirma deter direitos de vender também os modelos Exeed no Brasil, enquanto a Chery tem vontade de ter a empresa brasileira como parceira-local, sem controle sobre o negócio. Entre os modelos, há o RX, um SUV com 4,78 metros de comprimento, que receberá em breve uma versão híbrida plug-in.
Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023