Renault-Nissan apostam no mercado brasileiro
Durante visita ao Brasil para a abertura dos jogos olímpicos 2016, o presidente mundial da aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn, mostrou que não brinca em serviço. Anunciou oficialmente a comercialização de três novos modelos da Renault para o Brasil e apresentou mundialmente dois novos veículos conceito da Nissan.
Renault quer uma fatia maior do mercado de SUVs
Com relação à Renault, anunciou que vai ampliar a linha de SUVs da marca, o que contribuirá para o crescimento da sua participação no mercado, atualmente, de 7,4%. Para tanto, a Renault irá juntar ao Duster os modelos Kwid, Captur e o novo Koleos.
O Captur e o Kwid serão fabricados em São José dos Pinhais, onde, atualmente, são produzidos os modelos Duster, Sandero e Logan. Já o Novo Koleos, topo de linha, será importado.
O Kwid, que já é fabricando na India, chegará com mecânica eficiente, um acabamento mais refinado e um visual mais adequado ao gosto brasileiro. Apesar de a Renault classifica-lo como um mini-SUV, terá um preço competitivo para brigar forte com os hatches nacionais.Terá um novo motor 1.0 de 3 cilindros, 100% projetado pela Renault e deverá ser lançado no início de 2017.
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O Captur nacional é baseado na plataforma do Duster e será mais espaçoso que seu irmão europeu. Com 4,33 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,61 m de altura e uma distância entre-eixos de 2,67 m, terá mais espaço interno e um porta-malas maior. Usará o mesmo motor 2.0 litros do Duster, porém, com câmbio automático CVT. Assim como o Kwid, será produzido na fábrica de São José dos Pinhais, PR, a partir do primeiro semestre de 2017.
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Já o Novo Koleos será importado, com previsão de chegar ao mercado também no começo de 2017. Ele é maior – mede 4,67 m de comprimento e 2,70 m de distância entre-eixos – e tem versão para cinco ou sete ocupantes. Terá uma boa gama de equipamentos de segurança, além do conforto que os carros desta categoria devem ter. O preço estimado é de R$ 150 mil reais.
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Nissan apresenta veículo elétrico para os amantes de carros
Quanto à Nissan, foram apresentados mundialmente, ontem, no Rio de Janeiro, dois veículos que, segundo Carlos Gohsn, sintetizam a expansão da Nissan rumo à filosófica da mobilidade inteligente. São o futurístico Nissan BladeGlider e o primeiro protótipo de veículo, em todo o mundo, movido por uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC).
O Nissan BladeGlider Concept combina prazer de dirigir com zero emissões de poluentes e alta performance em um veículo esportivo, de design revolucionário. Trata-se de um veículo elétrico ágil e eficiente, com novas dimensões de diversão ao dirigir, graças à sua performance, ao silêncio do seu sistema de propulsão elétrico e à sua forma aerodinâmica. Segundo Gohsn, “é o veículo elétrico para os amantes de carros”.
O protótipo é uma evolução do conceito apresentado no Salão de Tóquio, em 2013. O novo tem uma configuração própria de chassi, com a bitola dianteira mais estreita que a traseira, tecnologia que já foi experimentada, na prática, nos protótipos da Nissan que correram na famosa prova de resistência 24 Horas de LeMans do ano passado. A energia é fornecida por uma bateria de íons de lítio com 5 módulos, de 220 kW, que alimentam dois motores elétricos, um em cada roda traseira, e que fornecem um total de 268 cavalos e 72,1 kgfm de torque, permitindo que o conceito acelere de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos e chegue a uma máxima superior a 190 km/h. Tem lugar para três pessoas, sendo que o motorista fica em posição avançada no centro.
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Principais dados técnicos do BladeGlider Concept
Velocidade máxima > 190 km/h (115 mph)*
Aceleração de 0-100 km/h (62mph) < 5 segundos*
Potência 200 kW (268 cv)
Torque 707 Nm (72,1 kgfm)
Peso 1.300 kg
Comprimento 4.300 mm
Largura 1.850 mm
Altura 1.300 mm
Entre-eixos 2.800 mm
*Dados registrados pela Williams Advanced Engineering
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Veículo movido por uma Célula de Biocombustível
A outra novidade é o veículo movido por uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), o primeiro em todo o mundo, com autonomia superior a 600 km. O novo sistema apresenta uma “Célula de Combustível e-Bio”, com um gerador de potência movido por meio da SOFC, que utiliza da reação de diversos combustíveis com oxigênio, incluindo etanol e gás natural, para produzir a eletricidade. O motor é limpo e altamente eficiente. Ele é abastecido 100% com etanol ou água misturada ao etanol, para carregar uma bateria de 24 kwh. Suas emissões de carbono-neutro são tão limpas quanto a atmosfera. Além disso, a Célula de Combustível e-Bio, além de oferecer uma condução silenciosa de um veículo elétrico e custos baixos de manutenção, também possui a mesma autonomia de um veículo movido a combustível fóssil. A Nissan vai realizar testes de campo em vias públicas no Brasil, usando o protótipo.
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Especificações do e-Bio
Protótipo de Veículo Movido a Célula de Combustível
Veículo de Base e-NV200
Capacidade da Bateria 24 kwh
Fonte de Energia Eletricidade, Etanol
Capacidade do Tanque 30 litros
Rendimento da SOFC 5 kw
Autonomia acima de 600 km
Carlos Ghosn também confirmou que, apesar da crise econômica, a Renault manterá todos os investimentos anunciados no país. O primeiro ciclo de investimentos (2010 – 2015), no valor de R$ 1.5 bilhão, foi concluído antecipadamente. Já o segundo ciclo (2014 – 2019), no valor de R$ 500 milhões, está em andamento, conforme o planejado.
Fotos: divulgação Renault-Nissan