Ranger Alcança 5 Estrelas, enquanto Amarok Fica Apenas com 3 em testes de segurança
Recentemente, duas concorrentes de peso, a Ford Ranger e a Volkswagen Amarok, ambas fabricadas em General Pacheco, Argentina, passaram por testes de segurança realizados pelo Latin NCAP, Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe. Os resultados destacaram diferenças significativas entre os modelos, com a Ford Ranger recebendo a classificação de cinco estrelas, a nota máxima, enquanto a Volkswagen Amarok ficou com três estrelas.
Ranger Gabaritou
Em sua última rodada de testes de segurança, o Latin NCAP concedeu à Ford Ranger a classificação máxima de cinco estrelas, assim como a Mitsubishi Triton, testada no início de dezembro.
A nova geração da Ranger, lançada em junho de 2023, mostrou desempenho superior graças aos seus sete airbags de série e ao Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). A picape obteve 93,11% para proteção de ocupantes adultos, 89,80% para ocupantes infantis, 74,77% para proteção de pedestres e usuários vulneráveis, e 92,01% para assistência à segurança. A avaliação incluiu testes de impacto frontal, lateral e lateral de poste, além de sistemas de assistência como Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) nas cidades e em estradas, Sistema de Permanência em Faixa (LSS) e Sensor de Ponto Cego (BSD).
Durante o impacto frontal, a Ranger manteve a estrutura e a área dos pés estáveis, proporcionando proteção boa à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro. A proteção do tórax do motorista e do passageiro foi adequada. Os joelhos do motorista e do passageiro receberam proteção boa. As canelas do passageiro receberam proteção boa, enquanto as canelas do motorista ofereceram proteção adequada. No impacto lateral, cabeça e pelve receberam boa proteção, enquanto o tórax e abdômen receberam proteção adequada. Já no Whiplash (chicotada cervical), mostrou proteção marginal para o pescoço.
Amarok: Desempenho Moderado
A Volkswagen Amarok, também produzida na Argentina, recebeu três estrelas nos testes do Latin NCAP. A picape foi reestilizada em agosto de 2024, mas ainda assim não alcançou a mesma pontuação da Ranger devido à falta de alguns sistemas de segurança ativa. A Amarok obteve 80,87% para ocupantes adultos, 87,08% para ocupantes infantis, 62,18% para proteção de pedestres e 66,28% para assistência à segurança.
Durante o impacto frontal, a estrutura da Amarok permaneceu estável, mas a proteção foi avaliada como marginal para o peito do motorista e adequada para o passageiro. No impacto lateral, a proteção foi considerada boa, graças aos airbags laterais e de cortina, mas no impacto lateral de poste, a proteção foi apenas adequada. A proteção contra chicotada cervical também foi marginal para o pescoço do adulto. A proteção para pedestres foi avaliada como adequada, com boa proteção para as partes superior e inferior das pernas.
A Amarok oferece Alerta de Colisão Frontal opcional, que não é um sistema de frenagem ativa, ou seja, não freia sozinho, o que limita sua pontuação final. O sistema de Aviso de Saída de Faixa também não é ativo, emitindo apenas um alerta sem correção automática, o que impediu uma melhor avaliação. O Latin NCAP destacou que a Amarok poderia melhorar sua classificação com a adição de mais sistemas de segurança ativos.
Implicações e Diferenças entre Gerações
Ambas as picapes representam diferentes gerações e abordagens de segurança. A Amarok testada é da primeira geração, lançada em 2010. A nova geração da Amarok, baseada na Ranger, é produzida na África do Sul e ainda não está disponível na América do Sul.
As diferenças nos resultados evidenciam a importância dos sistemas de segurança ativa para alcançar melhores classificações nos testes de segurança.
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