‘Queridinhos’, SUVs demandam cuidados especiais

‘Queridinhos’, SUVs demandam cuidados especiais

Suspensão elevada e pneus mistos dos SUVs merecem atenção ao dirigir e na hora da manutenção. Confira algumas dicas para seu ‘jipinho’

Se existe um segmento que está cada vez mais em alta, é dos veículos utilitários esportivos, os SUVs. Enquanto peruas, minivans e até sedãs médios têm virado carros de nicho, os “jipinhos” viraram os queridinhos de muita gente. Só para ter ideia, no primeiro semestre de 2022, os modelos chegaram a 46,51% de participação no mercado brasileiro, segundo números da Fenabrave.

Maior espaço para passageiros e carga, posição elevada de dirigir e melhor capacidade para transitar em terrenos irregulares têm sito o chamariz para que muitos consumidores troquem os carros de passeio pelos SUVs. Porém, o que muita gente esquece é que esses veículos demandam de cuidados especiais, inclusive  com gastos maiores na manutenção.

Originalmente projetados para uso off-road, os SUVs contam com uma suspensão mais robusta. Mesmo os modelos mais urbanos e sem tração integral compartilham de alguns elementos no sistema. Por conta disso, alguns motoristas podem achar que são veículos que encaram qualquer buraco, mas não é verdade.

A recomendação de especialistas é evitar buracos e desníveis de pista ao rodar, pois tais falhas podem prejudicar a suspensão. Sinais como vibração no volante, instabilidades excessivas na direção, dificuldade nas curvas e nas freadas podem indicar algum problema.

“Determinados modelos realmente vêm preparados para enfrentar trechos ‘fora de estrada’, mas a grande maioria deles não está pronta  para isso. Conhecer os sinais de que o carro nos dá e estar em dia com as revisões e manutenções podem evitar problemas e gastos desnecessários”, recomenda Emerson Salles, responsável pela Engenharia da DPaschoal.

Pneus e estabilidade dos SUVs

A grande maioria dos SUVs vem equipada com pneus de uso misto e de alta performance. Outros, com vocação mais  aventureira, contam com pneus lameiros. Comum a ambos, são compostos maiores e mais caros que os de automóveis de passeio. E esse custo extra, acaba passado batido na hora da aquisição do utilitário.

Para evitar desgaste prematuro e prejuízo, vale a recomendação de realizar alinhamento e balanceamento periódico com os pneus do SUV. O ideal é realizar ao menos a cada 5 mil quilômetros rodados, mas no caso de realizar uma viagem e superar obstáculos, é interessante realizar o procedimento logo em seguida.

Outro cuidado especial com os SUVs diz respeito ao modo de dirigir. Como eles têm pneus de uso misto e contam com suspensão mais elevada, o centro de gravidade é mais alto. Logo a estabilidade é menor. Assim, o recomendado é comprar um modelo que ofereça o um sistema eletrônico de estabilidade. E claro, tomar mais atenção nas curvas, evitando excesso de velocidade.

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Thiago Ventura

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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