CURIOSIDADE – Que carro é este?

Mesmo que você não seja um especialista, não é muito difícil adivinhar: é um Fusca. Ou melhor, o Porsche tipo 60, ou o V3, o protótipo do Fusca. Depois de várias versões projetadas entre 1935 e 1936, esse foi o modelo escolhido por Ferdinand Porsche para dar início aos testes de rodagem. Além disso, foi exatamente o V3 que definiu o conceito geral do Volkswagen que seria apresentado a Adolf Hitler em 1938, pronto para entrar em produção. Mas, isso só ocorreu após a guerra, em 1948.

 

O V3 tinha motor traseiro refrigerado a ar com quatro cilindros, contrapostos de 985 cm3 de cilindrada, que fornecia 23,5 hp de potência, suspensão independente nas quatro rodas com barras de torção, sistema patenteado por Porsche, e podia chegar aos 100 km/h.

 

Esse carro está na Autostadt, a cidade do automóvel da Volkswagen, um enorme complexo que fica em Wolfsburg, Alemanha, ao lado da fábrica principal da marca. Esse V3 das fotos é uma réplica feita com base nos projetos originais, já que o verdadeiro foi destruído após os testes.

Por falar em Autostadt, se você for à Alemanha, vale a pena ir até Wolfsburg para conhecer esse parque temático sobre o automóvel. Além do museu de carros antigos (de todas as marcas), tem ótimos restaurantes e possibilidade de fazer test-drives com os carros da Volkswagen, além de várias outras atrações (www.autostadt.de). Fica aberta 363 dias por ano, das 9 às 18 horas. Só fecha no Natal e Ano Novo.

 

Deixe seu comentário: