Quattroporte Trofeo: a Ferrari quatro portas da Maserati

Quattroporte Trofeo: a Ferrari quatro portas da Maserati

O segmento de sedãs grandes esportivos é um nicho pequeno, que não aceita aventureiros. Além da panelinha alemã: M5, RS6 e E63 AMG, ainda fazem parte dessa confraria o britânico Jaguar XJR575, com seus impressionantes 575 cv. Mas nada se iguala ao Maserati Quattroporte Trofeo.

Esse italiano não tem o motor mais potente do clubinho, mas atrás do tridente de Netuno fixado na grade do radiador, há um coração literalmente vermelho pulsando, que atende pelo nome de F154 CB. Não ligou o nome à pessoa? Pois bem, trata-se da unidade Ferrari 3.8 biturbo V8 de 580 cv e 73 mkgf, que faz esse sedã rugir com força.

Para se ter uma ideia do desempenho de propulsor, ele permite que o Quattroporte acelere a até 326 km/h. Isso mesmo, ele é o mais rápido da galera, anda mais que uma Ferrari F-40, que fez história nos anos 1980, por atingir 324 km/h. Faltou mencionar, que esse carro pesa avantajados 1.900 quilos.

 

Transplante

 

A unidade Ferrari não é novidade no Quattroporte. O sedã já utilizou o bloco na versão GTS. Mas com “apenas” 530 cv. Agora, o motor também equipa as versões de mesmo nome no Ghibli e também no jipão Levante.

Esse motor é o mesmo que equipa os modelos F8 Tributo, Portofino, Roma, SF90 Stradale e GTC4 Lusso T, na linha de Maranello. O que difere é o deslocamento de 3.9 litros e as calibrações de potência, que variam de 600 cv a 780 cv.

O projeto do F154 CB é tão engenhoso, que o bloco também é utilizado pela Alfa Romeo no Giulia Quadrifoglio e também na versão furiosa do Stelvio. A diferença é que dois cilindros foram removidos. Mesmo assim, o V6 2.9 biturbo entrega 510 cv à Alfa.

 

Alta costura

 

Visualmente o Quattroporte Trofeo é um sedã garboso, mas sem as perfumarias de seus colegas alemães. Ele se veste com elegância italiana, como se vestisse um terno sob medida. Sua maior extravagância são as rodas aro 21. Na traseira, as ponteiras avantajadas indicam que não convém desafiar esse carcamano.

Por dentro, ele não quer inventar de ser uma Ferrari. Pelo contrário, seu acabamento é extremamente sofisticado e sóbrio. A esportividade fica por conta dos bancos, perfeitamente costurados, combinados com apliques em fibra de carbono.

O sedã ainda é equipado com controle de largada, controle de comportamento dinâmico, com diferentes, modos, como o Corsa, dentre outros recursos eletrônicos que também vieram da Ferrari.


Fotos: divulgação

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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