Projetto 363: É Argo ou não é?

Projetto 363: É Argo ou não é?

A  Fiat anda bolada com as comparações que o SUV, Projetto 363, é um aventureiro derivado do Argo. A marca italiana chamou a imprensa especializada para explicar que não se trata do mesmo carro, mesmo que a semelhança entre o SUV e o hatch seja quase siamesa.

Ela convocou o diretor de Desenvolvimento de Produtos, Marcio Tonani e demais engenheiros do projeto, para explicar as diferenças técnicas que fazem um carro ser bastante distinto do outro. O Argo é montado sobre a plataforma MP1, enquanto o 363 é feito sobre a chamada MLA. Segundo o executivo, a MLA conta com especificações distintas de suspensão, dirigibilidade e segurança.

“Não basta apenas elevar a suspensão e pronto. Para desenvolver um SUV é preciso ter uma plataforma própria para assegurar parâmetros de comportamento para esse tipo de veículo”, explica.

363 MLA

Detalhes tão pequenos de nós dois

Mas a cizânia se dá pelo fato de os carros serem muito semelhantes, a diferença de entre-eixos é de apenas 1 cm. O SUV terá 2,53 m, enquanto o hatch tem 2,52 m. Ou seja, pode ser um abismo aos olhos da engenharia, mas para os olhos humanos é praticamente imperceptível.

De acordo com o executivo, a nova plataforma será utilizada em outros produtos futuros, inclusive capaz de receber conjuntos eletrificados e pode ser ajustada para receber suspensão multilink na traseira e demais ajustes, dependendo da especificação do modelo, ao contrário do eixo de torção do 363 e também do Argo.

Fato é que para o 363 decolar no mercado, o consumidor não quer saber se o assoalho é MP1, MLA ou qualquer outra sigla. Para o SUV decolar é preciso conteúdo e preço. Ou o amigo compra carro pela plataforma?

E aí? É Argo ou não?

 


Fotos: Fiat/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

2 thoughts on “Projetto 363: É Argo ou não é?

  1. Olha a Fiat de Betim é mestre em fazer remendos e falar que tudo novo, quando o Palio foi lançado em cima da plataforma do Uno italiano 83, como não tinha internet engolimos sem saber, agora estragaram o Idea que vinha de uma plataforma com uma decada de diferente pois vinha do Punto de 95, e colocaram a suspensão do Punto traseiro para ver se dava bem, a famila palio estragada por um monte de remenda exemplos Palio Weekend, e Siena, depois lançaram Novo Uno e Novo Palio que são na verdade o Palio 96, em tudo trocaram o eixo traseiro para falar que é novo, deixaram de trazer a Familia Tipo europeu para fazer outra berração que é o Argo e Cronos, e agora esse projeto 363, que não tem nada de novo é só vê seus componentes da suspensão é a mesma do Argo, não muda nada não tem nada de novo, para piorar o amortecedor traseiro fixado na carroceria e não os novos que são fixados num coxim separado da carroceria, deixar de trazer o 500X que é uma variação do Renegade/Compass/Toro para fazer isso tenho vergonha que os engenheiros fizeram isso para cobrar mais de 100 mil neste nem sei o que chamar.

  2. É isso mesmo, Marcelo. A Honda tentou o mesmo entre o Fit e o WR-V e não conseguiu convencer a ninguém. Não é pelo aproveitamento de partes, mas da identidade. O Compass e o Renegade tem partes comuns, mas preservam suas identidades.
    Mas ao menos se aproveita da mesma montadora, pois falta de imaginação foi a da Hyundai ao renovar o HB-20 Plus com frente de Ford Focus 2004-2007 e traseira de Peugeot 408.

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