Primeiro esportivo 100% elétrico da Porsche, Taycan chega ao Brasil em 2020
A Porsche apresentou o Taycan, seu primeiro carro puramente elétrico, na última semana. A empresa iniciou oficialmente a produção do veículo, que chegará ao Brasil em 2020, nesta segunda-feira (9). O superesportivo sairá da planta localizada em Zuffenhausen, distrito da cidade de Stuttgart, casa da marca que pertence ao Grupo Volkswagen. As primeiras unidades serão destinadas aos consumidores europeus.
O Taycan terá, de acordo com a Porsche, duas versões, ambas equipadas com propulsores elétricos de alto rendimento. Na Turbo, são 680 cv de potência máxima e 86,6 kgfm de torque. Tal garante ao modelo 0 a 100 km/h em 3,2 segundos. A Turbo S, por sua vez, conta com incríveis 101,7 kgfm de torque e e 760 cv. Com isso, o 0 a 100 km/h fica abaixo dos 3 segundos. A velocidade máxima do Taycan é de 260 km/h.
Segundo a Porsche, o Taycan Turbo tem autonomia de 412 quilômetros, enquanto a versão Turbo S chega aos 450 quilômetros. Ao contrário de outros modelos elétricos, com sistema de carregamento de 400V, o superesportivo de Stuttgart vem com setup de 800V. Com isso, dentro das “Condições Naturais de Temperatura e Pressão”, o modelo pode levar apenas cinco minutos para ter 100 km de autonomia. No entanto, em tomada ordinária, o Taycan demora entre seis e oito horas para chegar a sua capacidade máxima de carga.
A bateria de íons de lítio é montada de modo similar ao dos demais elétricos. É instalada sob o assoalho, mas, na traseira, não causa perda de espaço para acomodação dos pés dos passageiros. A capacidade da bateria é de 93,4 kWh.
“Look” de inspiração
O Taycan “tomou” como inspiração o conceito Mission E. À exceção dos exaustores “fake” na traseira, o visual é praticamente o mesmo. Com isso, segue a atual proposta de design da marca de Stuttgart, se assemelhando, especialmente, ao Panamera. Em termos dimensionais, o superesportivo da Porsche fica ali pertinho de Mercedes Classe E e Tesla Model S.
Precinho
O primeiro veículo puramente elétrico da Porsche é para poucos. No continente europeu, os preços ficam entre 152.136 e 185.486 euros. No período de pré-venda, 30 mil unidades foram adquiridas na Europa. A alta demanda fez com que a fabricante dobrasse a meta de produção para 2019 de 20 mil para 40 mil.
No mercado brasileiro, o Porsche Taycan poderá ser encomendado já no primeiro semestre do ano que vem. A entrega dos modelos começa a ser feita na segunda metade de 2020. Ainda não sabemos por quanto o elétrico será vendido, mas, ao que tudo indica, seu preço deve ficar acima do que é cobrado hoje pelo Panamera, comercializado a partir de R$ 558.950.
Curiosidade
O Porsche Taycan é um veículo puramente elétrico, certo? Por conseguinte, não vem equipado com motor de combustão interna que pudesse ter um turbocompressor para chamar de seu. Mesmo assim, a marca de Stuttgart batizou as versões do modelo de Turbo e Turbo S. Por quê? A empresa denomina as diferentes configurações de seus outros veículos da mesma forma. Para não causar problemas aos consumidores, decidiu seguir a mesma linha com seu novo superesportivo. É uma tática meio Tom Zé, “explicando para confundir”, mas nada mais justo. Recorrendo ao folclore futebolístico, “clássico é clássico e vice-versa”.
Fotos: Divulgação
🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br
FIQUE PERTO DA GENTE:
🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50